Como a tecnologia nos ajuda durante a quarentena

20 Maio, 2020
Se partirmos do princípio de que a tecnologia nos ajuda durante a quarentena, pode ser bastante interessante saber quais atividades são beneficiadas.

Os usos e abusos da tecnologia têm sido motivo de preocupação. Diferentes sociedades científicas conseguiram que suas vozes fossem ouvidas a esse respeito, incentivando a redução do uso das telas, principalmente durante a infância e a adolescência.  Hoje, a proposta parece ser diferente, e a questão que se levanta é: como a tecnologia nos ajuda durante a quarentena.

A tecnologia durante a quarentena

O trabalho à distância e o entretenimento infantil

As atividades que podem ser realizadas remotamente se beneficiam do uso da tecnologia. Embora essa modalidade não seja exclusiva da pandemia, atualmente há um aumento notável nesse sentido.

Ao mesmo tempo, muitas vezes o uso de videogames já faz parte do cotidiano de muitas famílias, mas é possível que durante a quarentena o tempo de uso tenha aumentado.

Menino se distraindo no notebool: como a tecnologia nos ajuda durante a quarentena

A educação on-line como suporte da educação presencial: como a tecnologia ajuda durante a quarentena

Embora existam várias iniciativas que combinam a educação presencial com a educação virtual, tanto na esfera pública quanto na privada, em geral, a escolarização infantil tem como base a interação presencial, sendo essencial como espaço de socialização.

No entanto, em tempos de pandemia, a educação on-line é uma das maneiras pelas quais a tecnologia nos ajuda durante a quarentena.  Há particularidades em relação ao acesso, é claro. Contudo, é interessante notar que, em geral, existem muitas instituições que, como parte de seus programas, fornecem tablets aos alunos para a realização de exercícios e o incentivo do aprendizado.

Organizar as rotinas

É evidente a relevância atribuída à preservação de determinadas rotinas, tanto para as crianças, como para os adolescentes e os adultos.  Os horários fixos, que pareciam ter pouca importância, hoje ganham relevância. Reuniões familiares por meio de plataformas digitais especificamente habilitadas para esse fim também podem ser um recurso a se considerar.

Explicar às crianças que estamos vivendo uma situação excepcional: é realmente necessário?

Embora existam certos problemas relacionados à tecnologia e ao uso que fazemos dela, é importante mostrar para as crianças que entendemos o sentimento de impaciência devido à situação que estamos vivendo e que seremos um pouco mais permissivos em relação ao tempo de exposição às telas durante esse período.

Isso pode ser benéfico porque nos permite vislumbrar, mesmo que indiretamente, que em algum momento vamos retomar a vida normal.

Ligações com vídeo: como a tecnologia nos ajuda durante a quarentena

Pontos a se considerar

  • A quarentena em família traz obrigatoriamente novos desafios, incluindo a possibilidade de fazer acordos no caso de pais separados.
  • Ao mesmo tempo, a presença de um ou ambos os pais é um momento único que pode ser uma fonte de oportunidades, independentemente do sentimento de incerteza causado pela pandemia,
  • Relegar a tecnologia a um segundo plano pode ser importante e até produzir um certo alívio.

Então, como a tecnologia nos ajuda durante a quarentena?

A Associação Espanhola de Pediatria, do mesmo modo que outras Sociedades Científicas, como a Sociedade Argentina de Pediatria, incentiva o uso racional das tecnologias e destaca sua importância ao avaliar se é necessária ou não a realização de um encontro presencial.

Nesse sentido, e embora não seja apenas durante essa difícil fase, a tecnologia durante a quarentena pode ser fonte de numerosas virtudes que é devemos explorar.

  • Asociación Española de Pediatría   www.aeped.es
  • Sociedad Argentina de Pediatría  www.sap.org.ar