Coronavírus: por que é bom manter nossa rotina diária?

20 Maio, 2020
Neste artigo, vamos falar sobre a importância de não abandonar sua rotina diária em tempos de quarentena por causa do coronavírus.

O mundo está passando pelo ataque de uma pandemia causada pela doença infecciosa COVID-19, causada por um vírus, que todos conhecemos como coronavírus. E o objetivo de interromper a propagação desse vírus significou uma grande reestruturação da vida, das prioridades e das necessidades das pessoas. Como forma de lidar com isso, precisamos continuar em quarentena em casa para evitar uma maior disseminação da doença.

Nesse sentido, é muito importante tentar manter nossa rotina diária, mesmo que seja necessário fazer uma redefinição da vida cotidiana e tenhamos mais tempo livre em nossas casas.

Manter certas condutas e comportamentos no dia a dia vai nos ajudar a enfrentar da melhor maneira possível as difíceis circunstâncias em que estamos vivendo. Nossa rotina diária é essencial para ter mais organização, tranquilidade e harmonia dentro de casa.

O que são rotinas? E as rotinas diárias?

A rotina ou as rotinas se referem aos hábitos ou costumes adquiridos como resultado da repetição de uma tarefa ou atividade muitas vezes. Assim, rotinas são práticas que, com o passar do tempo, tornam-se quase automáticas e estão associadas, em grande parte, a procedimentos e horários específicos.

Nesse sentido, uma rotina diária são todos os comportamentos e as condutas que realizamos no nosso dia a dia, desde o momento em que acordamos até quando vamos dormir. São hábitos relacionados aos horários das refeições, da higiene pessoal e do descanso. Ou hábitos de organização para ir ao trabalho, limpar a casa ou fazer compras.

Também fazem parte da rotina diária os hábitos relacionados ao tipo de alimentação, ao lazer ou às horas dedicadas ao estudo ou à aprendizagem.

Benefícios das rotinas

É importante que os adultos mantenham certas rotinas diárias e as transmitam aos filhos desde cedo. As rotinas envolvem benefícios como:

  • São baseadas em uma estrutura e uma organização com as quais podemos prever os acontecimentos. Assim, as rotinas permitem maior controle sobre o ambiente.
  • Ao obter maior controle sobre o ambiente, as rotinas nos proporcionam maior segurança e confiança.
  • Elas ajudam a manter níveis adequados de estresse, tensão e negatividade em pessoas que interagem em um determinado ambiente.

Por que é bom manter nossa rotina diária em tempos de coronavírus?

Como mostramos anteriormente, manter nossa rotina diária traz benefícios importantes. Ainda mais nesses tempos de confinamento causado ​​pela presença do coronavírus. Vamos conhecer as razões e os benefícios:

  • Estabelecer e respeitar certos horários, como o horário de se levantar e se deitar ou o horário das refeições, é um auxílio para que a família toda possa se organizar. Dessa forma, toda a família pode compartilhar os momentos das refeições e descansar corretamente.
  • É positivo que determinadas horas sejam estabelecidas para ficar conectado à Internet e usar as redes sociais. Não é recomendável ficar no celular ou no computador o tempo todo. Passar muitas horas em frente a uma tela é negativo para a nossa visão e, além disso, aumenta os níveis de ansiedade.
  • Principalmente nas famílias em que há filhos, é fundamental manter horários e rotinas para promover o correto desenvolvimento das crianças. Elas não devem perder o hábito de fazer a lição de casa todos os dias, assim como de se divertir e se entreter, comer em determinados horários e dormir cedo.
  • Apesar de saber que não podemos sair de casa e que não vamos receber visitas, é importante manter a higiene pessoal e doméstica. Tomar banho todos os dias, tirar o pijama e se vestir, limpar e arrumar a casa… Tudo isso ajuda a manter o nosso bom humor.
  • É positivo que os momentos de lazer também sejam relativamente planejados e controlados. O objetivo é impedir a interferência em outros aspectos da nossa rotina diária, como a organização, as refeições ou os horários de descanso mencionados. Assim, definir um horário específico para ler, fazer alguma atividade manual ou assistir séries ajuda muito. Cuidado: assistir séries, e não assistir até cansar.

Em tempos de coronavírus, manter nossa rotina diária é uma bênção

É evidente que essa quarentena provocada pelo coronavírus nos proporcionou muito mais tempo livre. E não é ruim dedicarmos parte desse tempo a descansar, ficar entediados e assistir mais filmes do que nunca. No entanto, devemos evitar por todos os meios que o confinamento que estamos enfrentando nos faça perder a noção do tempo. Isso é perigoso, porque é o que pode nos levar a ficar mais inquietos, negativos e até tristes.

Uma dica útil em relação à nossa rotina diária é planejar o dia de acordo com diferentes tarefas ou obrigações. Em outras palavras, isso significa realizar as tarefas domésticas, de limpeza e de arrumação. Também devemos cumprir com nossas obrigações profissionais ou escolares e, por fim, cuidar das relações sociais, ou seja, conversar e manter o contato com a família e os amigos.

Nesses tempos tão difíceis das nossas vidas, é importante se manter entretido, ativo, consciente e otimista. E isso é possível se organizarmos nosso dia a dia com horários, atividades e tarefas, sem adiar nada para o dia seguinte. Ou seja, será possível se durante esse confinamento não abandonarmos nossa rotina diária e se a mantivermos firme.