Como tratar as bolhas das crianças?

29 Junho, 2020
As bolhas são causadas por um acúmulo de líquido que se forma entre a derme e a epiderme por diferentes razões. Existem muitos remédios e maneiras eficazes para tratá-las rapidamente.

Muitas vezes, na pele dos pequenos surgem lesões em forma de bolhas que geralmente são muito incômodas e desconfortáveis. Felizmente, na maioria dos casos, não são um motivo para grandes preocupações. Seguindo um simples plano de ação para tratar as bolhas das crianças, certamente vamos conseguir resolver esse problema.

O que são as bolhas e por que elas se formam?

Uma bolha consiste em uma bolha de água que surge na pele como resultado do atrito, de alergias ou de queimaduras. Na maioria das vezes, não são perigosas. Elas geralmente são pequenas, com fluidos limpos e transparentes. Essa lesão se manifesta na camada superior da pele e se cura sozinha, se não for manipulada.

Às vezes, essas bolhas incômodas surgem quando há um atrito sobre a pele, até rompê-la. Por exemplo, quando a criança está com um sapato muito apertado.

Também podem surgir se houver uma queimadura grave causada por um líquido muito quente, um produto químico ou pela exposição ao sol durante várias horas. Outras causas incluem congelamento, eczema, reações alérgicas e infecções virais, tais como a catapora.

Como tratar as bolhas das crianças?

Primeiramente, devemos evitar que a bolha se infeccione a qualquer custo. Para isso, devemos agir com rapidez e eficácia.

Existem opiniões conflitantes sobre a forma de aliviar esse problemaHá quem afirme que o mais aconselhável é remover o líquido, a fim de aliviar a superfície e evitar problemas posteriores. Entretanto, outros defendem exatamente o contrário.

Para lidar com as bolhas, podemos extrair o excesso de pele com uma tesoura sem ponta, desinfetada com álcool. Isso não será doloroso para o pequeno. A lesão deve ser lavada cuidadosamente com soro fisiológico, que vai limpar profundamente e ajudar a pele a se regenerar adequadamente.

Se, pelo contrário, você não quiser remover a pele da bolha, também é possível desinfetar a superfície muito bem usando soro fisiológico. Em ambos os casos, é aconselhável cobrir a bolha com gaze ou com um curativo adesivo para evitar atritos.

tratar as bolhas das crianças

Se surgir uma infecção, que fica evidente quando observamos veias vermelhas indo em direção à área afetada, o melhor a fazer é aplicar uma pomada antibiótica. Se a lesão não mostrar melhora em um ou dois dias, devemos ir ao médico.

Para terminar de tratar as bolhas das crianças, é necessário que os pais fiquem muito atentos à sua evolução.  Geralmente, elas se curam sozinhas após alguns dias. A pele se rompe, seca e cai para que uma nova possa surgir. Essa é a trajetória correta que completa essa patologia.

Remédios caseiros para tratar bolhas

Muitas vezes, os conselhos das avós geralmente são os mais apropriados e eficazes para tratar as bolhas das crianças. Através de receitas fáceis, podemos encontrar infinitas possibilidades para aliviar essas bolhas desconfortáveis. Algumas delas são:

Água com sal

Basta despejar um pouco de água morna com sal sobre a área afetada. Isso ajuda a limpar a lesão e mantê-la livre de possíveis infecções. Além disso, também estimula a circulação e acelera o processo de renovação da pele.

Alho

O alho silvestre foi usado para fins medicinais durante muitos séculos, pois possui propriedades antibacterianas e é um ativador celular eficaz. Para aplicá-lo em uma bolha, é necessário esfregar um dente de alho descascado na área a ser tratada.

“É necessário que os pais fiquem muito atentos à evolução das bolhas. Geralmente, elas se curam sozinhas após alguns dias.”

Aloe Vera

A babosa é um dos remédios naturais mais eficazes e recomendados pelas suas propriedades cicatrizantes. Ela penetra na pele facilmente e o seu conteúdo hidratante acelera a cicatrização e reduz a inflamação da bolha.

Para aproveitar os seus benefícios, devemos cortar a folha da planta na transversal, permitir que o iodo escorra e, em seguida, aplicar o gel aquoso transparente sobre a lesão.

Vinagre de maçã

Esse produto é usado como antibiótico e cicatrizante, pois limpa as feridas e elimina as bactérias de forma eficaz. Devido ao poder antisséptico do ácido acético, ele ajuda a prevenir as infecções nas bolhas, por exemplo. No entanto, antes de aplicá-lo na lesão, é necessário diluí-lo em água para evitar irritações.

tratar as bolhas das crianças

Farinha de milho

Pode ser útil se a bolha tiver estourado. Com esse ingrediente comum em nossas cozinhas, podemos fazer uma pomada muito eficaz.

Para isso, devemos ter à mão uma colher de sopa de farinha de milho e uma de mel. Ambos os ingredientes devem ser misturados até formarem uma pasta que deve ser aplicada na área afetada.

Independentemente da utilidade dessas soluções, prevenir sempre é melhor do que remediar. É por isso que devemos determinar o fator que causou a bolha o mais rápido possível, para evitar que isso se repita.

Para finalizar, lembre-se de que essas alternativas caseiras vão te ajudar a tratar as bolhas das crianças facilmente caso você não tenha um kit de primeiros socorros equipado para tratar essa lesão.

Mas, se você notar que não há melhora significativa no curto prazo, pode ser que você esteja diante de algo mais complexo e, por isso, será essencial consultar um médico. Nunca automedique os seus filhos.