Cuidados a considerar após uma cesariana

O nascimento de um filho é um ato maravilhoso pelo qual toda mulher grávida espera. No entanto, é preciso levar em conta que alguns cuidados especiais devem ser tomados após o procedimento, principalmente depois de uma cesariana.
Cuidados a considerar após uma cesariana

Última atualização: 17 abril, 2022

A mulher que fez cesariana para trazer ao mundo seu filho precisa se cuidar muito, muito mais do que aquelas que tiveram um parto normal. Neste artigo, explicamos por que é necessário considerar tantos cuidados após uma cesariana. Além disso, falaremos sobre outros detalhes relacionados ao tema.

Como é um procedimento invasivo, a cesariana está associada a um grande número de complicações, não só durante a operação, mas também nos momentos posteriores. Por isso, as mulheres que se submetem a essa cirurgia devem tomar alguns cuidados especiais e seguir algumas recomendações específicas.

Por que cuidados especiais?

Porque a cesariana é basicamente uma intervenção cirúrgica com os perigos e as vulnerabilidades de outras operações médicas. Embora seja a alternativa que os médicos devem tomar para trazer ao mundo uma criança após o aparecimento de um problema de parto vaginal, não é isenta de riscos.

É importante mencionar que a recuperação após uma cesariana é muito mais lenta do que a de um parto normal. Há mulheres que algumas horas após parir, em um parto sem complicações, já podem caminhar e praticamente retomar suas rotinas de vida.

Mãe triste, bebê ao lado

Em contraste, as mulheres que passam por uma cesariana precisam de semanas para se recuperar completamente.

Outro ponto a ser observado é que alguns especialistas consideram que as incisões na barriga da mulher nunca cicatrizam internamente, por isso ela deve sempre levar essa particularidade em consideração e evitar, por exemplo, carregar pesos excessivos ou até mesmo dar à luz em futuras gestações.

No entanto, essa alegação agora se mostrou falsa através de vários estudos. De fato, uma publicação na revista Obstetrics and Gynecology mostrou que o parto vaginal após uma cesariana diminui a morbidade materna e reduz a chance de ter complicações em uma futura gravidez.

Os mesmos cuidados que são tomados após uma operação são aqueles que devem ser tomados quando uma mulher é submetida a uma cesariana. A seguir, falaremos sobre eles.

1. Manter repouso sem deixar de caminhar ou ficar ativa

Embora após o nascimento de um bebê o descanso seja a última das tarefas da mãe, é preciso saber que a puérpera com cesariana recente deve receber o apoio de toda a família, tanto para contribuir com seu descanso, quanto para ajudar com as atenções constantes exigidas pelo recém-nascido.

As mulheres que se encontrarem nessa situação devem descansar o máximo possível e tirar pelo menos uma soneca durante o dia, aproveitando também o sono do filho. Só assim elas se recuperarão muito mais cedo.

Contudo, e embora possa parecer um paradoxo, assim como é recomendado que as mulheres submetidas à cesariana descansem nos dias seguintes, não se sugere de forma alguma que elas mantenham repouso total e um estilo de vida sedentário.

O exercício físico que fazem ao caminhar vai ajudá-las a manter a circulação sanguínea e evitar a formação de coágulos sanguíneos na barriga. Por sua vez, pesquisas publicadas em 2021 mostraram que mulheres que caminhavam menos após uma cesariana tinham maior probabilidade de sofrer complicações.

Então a fórmula é levantar, cuidar do seu bebê, abraçá-lo, amamentá-lo, trocar a fralda e dedicar tempo a si mesma caminhando devagar e com total paciência. Também descanse um pouco para não se sobrecarregar.

Cicatriz de cesariana

2. Comer de forma saudável

Em plena recuperação, você precisa ter uma dieta equilibrada, mas rica em nutrientes. Isso também terá um efeito positivo na qualidade do leite que você produz para seu filho. De fato, um estudo recente estabelece que a cesariana tem um efeito prejudicial no início da amamentação. Portanto, aumentar a qualidade do leite com a alimentação pode trazer grandes benefícios.

Evite consumir junk food, alimentos condimentados e excessivamente temperados que podem causar prisão de ventre e tornar a defecação dolorosa.

3. Não carregar peso nem fazer sexo

A nova mãe que fez cesariana não deve levantar peso, mas isso não significa que ela não possa carregar seu filho. O peso do bebê não deve prejudicá-la. No entanto, o excesso de peso é totalmente contraindicado nas primeiras semanas após a intervenção cirúrgica.

Por sua vez, qualquer tipo de contato sexual deve ser evitado até que o médico indique que é seguro. Geralmente, é realizada muita pressão na pélvis, o que pode ser prejudicial. O uso de tampões ou duchas também não é recomendado.

4. Ficar atenta a certos sinais

Qualquer um dos sintomas que citamos abaixo são motivos para visitar seu ginecologista imediatamente, pois indicam que você pode estar apresentando um problema associado à cesariana.

  • Febre.
  • Dor excessiva na área vaginal.
  • Supuração da cicatriz da cesariana.
  • Sangramento vaginal intenso acompanhado de dor.
  • Edema nas pernas.

5. Limpar a ferida corretamente

Manter a ferida limpa é essencial para prevenir o aparecimento da infecção e promover a cicatrização. Felizmente, os cuidados com a incisão são muito simples, você deve lavá-la apenas com água e sabão neutro uma vez ao dia e depois secar com uma gaze fazendo movimentos suaves.

A ferida deve ser coberta com um curativo que permita que ela respire para controlar adequadamente sua umidade. Além disso, você deve estar ciente de quaisquer alterações na ferida que sugiram a presença de uma infecção, como aumento de temperatura, inflamação, supuração de um ponto. Se você notar esses sintomas, procure seu médico imediatamente.

Por sua vez, os especialistas recomendam manter a ferida seca e trocar os curativos em caso de derramamento de qualquer substância. Além disso, não é recomendado aplicar qualquer tipo de remédio natural na área.

Quais são os sintomas normais após a cesariana?

Querida mãe, você pode considerar algo normal sem maiores preocupações se os seguintes sintomas aparecerem:

  • Dormência ao redor da ferida.
  • Coceira na área ao redor dos pontos (é um sinal de que está cicatrizando).
  • Apreciação de uma gama de cores ao redor da ferida: azulada, amarela, esverdeada, lilás… essas cores são semelhantes às que aparecem após um golpe recebido, por exemplo, nas pernas. Nesse caso, não devem preocupar a puérpera, pois estão associadas à manipulação que essa área sofreu durante a intervenção cirúrgica.
  • Sangramento vaginal leve ou lóquios, que devem parar de ser sanguinolentos nas primeiras 24 a 48 horas.

Cuidados após uma cesariana garantem uma recuperação rápida

Como você pode ver, há uma série de cuidados a considerar após uma cesariana. Felizmente, são muito simples e podem ser realizados sem muita dificuldade. A maioria deles se concentra em manter a higiene adequada da ferida cirúrgica e promover a cicatrização.

No entanto, você deve ter em mente que sempre que notar algum desconforto ou alteração preocupante, deve consultar seu médico. O especialista será capaz de identificar e corrigir qualquer situação patológica em tempo hábil.

This might interest you...
Por que o parto por cesárea pode afetar a sensibilidade da mulher?
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Por que o parto por cesárea pode afetar a sensibilidade da mulher?

O parto por cesárea pode afetar a sensibilidade da mulher se seus direitos e suas necessidades forem negligenciados. Saiba tudo aqui!



  • ACOG Practice Bulletin No. 205: Vaginal Birth After Cesarean Delivery. Obstet Gynecol. 2019 Feb;133(2):e110-e127.

  • Engel O, Haikin Herzberger E, Yagur Y, Hershko Klement A et al. Walking to a better future? Postoperative ambulation after cesarean delivery and complications: A prospective study. Int J Gynaecol Obstet. 2021 Jul 2.

  • Zhang F, Cheng J, Yan S, Wu H, Bai T. Early Feeding Behaviors and Breastfeeding Outcomes After Cesarean Section. Breastfeed Med. 2019 Jun;14(5):325-333.