Conselhos para pais trabalhadores

12 Julho, 2018
Como pais modernos, é provável que tanto você como seu cônjuge trabalhem e fiquem fora de casa por várias horas. Veja neste artigo alguns conselhos para pais trabalhadores!

Essa situação é comum e gera dúvidas e medos. A pergunta mais frequente dos pais trabalhadores é: como podemos compatibilizar o tempo fora de casa com a paternidade?

Acontece que a solução é organizar horários, estipular regras e buscar ajuda. Não queiram fazer tudo sozinhos porque as horas do dia são simplesmente insuficientes. Portanto, veja a seguir alguns conselhos para pais trabalhadores!

Deixem seus filhos sob o cuidado de pessoas capacitadas

É muito comum encontrar alguns pais trabalhadores que deixam seus filhos sob o cuidado de avós ou tios. Claro que eles vão adorar ajudar você, mas considere que eles também têm coisas para fazer.

Nossa recomendação é que você busque alguém que seja especialista em cuidado de crianças. Pode ser desde uma babá, até uma creche, se a idade dos seus filhos for adequada para isso.

No caso dos avós realmente quererem e poderem, considere deixar seus filhos crianças com eles. Só não se esqueça de ajudá-los também com as despesas e não descumpra os horários. Se você disser que passará para buscar os seus filhos às 4 da tarde, faça isso.

pais trabalhadores

Estabeleçam horários e respeitem

Outro truque para os pais trabalhadores que conseguem conciliar sua vida profissional com a família é ter um horário fixo. Se você deve trabalhar das 8 da manhã às 4 da tarde e promete aos seus filhos que chegará para comer às 5 da tarde, cumpra isso.

Os seus filhos precisam passar um tempo com vocês e precisam ter certeza que irá cumprir as suas promessas. Assim, se você promete que na segunda-feira irá ao jogo de futebol ou que na quinta-feira você o levará a aula de natação, cumpra essas promessas.

Procure ficar o tempo prometido com o seu filho sem usar celular, computador e qualquer outra distração. Dessa forma, mesmo que sejam 10 minutos, aproveite-os para conversar com seus filhos e saber o que eles gostam e com o que sonham.

Criem um dia para a família

Tradicionalmente temos como dia de descanso o domingo. Como pais trabalhadores, procurem deixar um dia livre para compartilhar com seus filhos e com seu cônjuge. Às vezes pode ser complicado porque nem todos os empregos são iguais. Mas não é impossível conseguir isso.

Se você realmente não pode reservar um dia inteiro para a sua família, tire, pelo menos, uma hora todo dia. Não será tempo perdido aquele que você investir na melhoria da relação com o seus entes queridos.

Separe a vida profissional da familiar

Muitos pais trabalhadores sentem tanta falta de seus filhos que falam em excesso com seus colegas de trabalho sobre a sua vida pessoal. Sabemos que as notas de seu filho, seus avanços e seus sonhos são importantes para você, mas não devem se tornar o único assunto de conversa no seu trabalho.

O mesmo acontece em casa. Se você tem um projeto que te interessa muito e que motiva muito você, fale sobre ele. O que você não deve fazer é concentrar a conversa nele. A partir do momento em que você começa o seu momento familiar, se esqueça do trabalho e vice-versa.

Tanto os seus colegas quanto a sua família te agradecerão porque vão perceber que têm um lugar em sua vida e que você respeita o momento.

Prepare-se na noite anterior

pais trabalhadores

Toda manhã vocês tomam o café da manhã e você leva os seus filhos para a escola no caminho do trabalho? Para ter sucesso como pais trabalhadores organizem tudo o que precisam na noite anterior. As coisas que vocês podem fazer são:

  • Certificar-se de que seus filhos já estão com todas as coisas prontas para a escola.
  • Preparar tanto a roupa das crianças quanto as suas para evitar a correria.
  • Preparar alguns tipos de alimentos (sanduíche, cortar as frutas, etc.)
  • Organizar as tarefas do dia (quem buscará as crianças na escola, a que horas vocês se encontrarão para jantar).
  • Criar uma lista com as coisas que devem ser feitas no dia seguinte.

O sucesso dos pais trabalhadores se baseia no equilíbrio

Independentemente do tipo de emprego que você tem, dos seus horários ou de suas obrigações, é preciso buscar o equilíbrio. Equilibre as horas que você passa pensando no trabalho e quando chegar a sua casa concentre-se nisso.

Ao estar em família, vocês devem trabalhar em equipe. Portanto, cada um deve assumir suas responsabilidades, desde o integrante menor até o maior.

  • Goldsmith, E.B. (1989). “Work and Family. Theory, research and applications”. Newbury Park. Sage Publications.
  • Greenhaus, J. & Powell, G. (2006). “When work and family are allies: A theory of work-family enrichment”. Academy of Management Review, 31, 72-92.
  • Greenhaus, J., Collins, K. & Shaw, J. (2003). “The relation between work-family balance and quality of life”. Journal of Vocational Behavior, 63, 510-531
  • Jiménez Figueroa, A., & Moyano Díaz, E. (2008). Factores laborales de equilibrio entre trabajo y familia: medios para mejorar la calidad de vida. Universum (talca), 23(1), 116-133. https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?pid=S0718-23762008000100007&script=sci_arttext