Qual é a contribuição dos cereais para a dieta das crianças?

Os cereais possuem as vitaminas, os carboidratos, as proteínas e as fibras de que o seu pequeno precisa para crescer saudável. Por isso, certamente não devem faltar na dieta das crianças.
Qual é a contribuição dos cereais para a dieta das crianças?

Última atualização: 30 Agosto, 2020

Muitos pais se perguntam qual é a contribuição dos cereais para a dieta das crianças e em que quantidade eles devem ser incluídos nas refeições diárias. Se esse for o seu caso, o artigo informativo que vamos trazer a seguir vai te deixar mais do que convencido dos excelentes benefícios que esses magníficos produtos proporcionam à saúde.

O que são os cereais?

Os cereais são plantas herbáceas que recebem esse nome em homenagem à deusa Ceres, ligada à agricultura. Eles são cultivados por seus grãos e são classificados em dois tipos: os chamados cereais maiores – tais como trigo, milho, arroz, aveia ou cevada – e os cereais menores – tais como alpiste e milheto.

O consumo de cereais tem sido associado à dieta humana há pelo menos dez mil anos, com o início dos assentamentos no período neolítico. De fato, foi com o cultivo e o consumo dessas plantas que foi possível estabelecer uma dieta que permitiu ao homem manter uma dieta razoavelmente saudável, longe da caça nômade.

Os cereais são tão importantes para a dieta da civilização moderna que se estima que pelo menos seis bilhões de pessoas consumam essas plantas. Milho, arroz, trigo e cevada são os mais cultivados e com maior demanda.

Como os cereais são consumidos?

Eles são consumidos em diferentes apresentações, pois podem ter diferentes usos. A seguir, vamos listar as mais comuns.

  • Em grãos: os cereais consumidos em grãos são o arroz, o milho, a aveia, a cevada, o trigo pré-cozido e a quinoa.
  • Como massas: nessa categoria, temos o trigo duro, o milho, o centeio, o arroz, e também, em menor grau, a quinoa, graças à explosão de popularidade que surgiu com as chamadas dietas light.
  • Em farinhas: o trigo e o centeio são os mais populares em todo o mundo, pois estão presentes no pão e em muitos produtos de confeitaria. O milho é o segundo mais popular, especialmente nos Estados Unidos. E, por fim, temos o arroz e a espelta.
os cereais para a dieta das crianças

Qual é a contribuição dos cereais para a dieta das crianças?

Eles contêm diferentes substâncias que são benéficas para a saúde das crianças, tais como carboidratos, proteínas, lipídios, fibras, sais minerais e vitaminas do complexo B.

Carboidratos

Os carboidratos promovem o desenvolvimento e o crescimento adequado das crianças. Fornecem energia, não aumentam o colesterol e contribuem para o funcionamento do sistema nervoso.

Proteínas

As proteínas fortalecem o sistema imunológico, beneficiam o coração, fortalecem os ossos e fornecem nutrientes básicos para o crescimento das crianças.

Lipídios

Esse é um grupo de nutrientes que fornece a energia necessária para que as crianças executem suas atividades diárias.

“Os chamados cereais maiores são o trigo, o milho, o arroz, a aveia ou a cevada. E os cereais menores são o alpiste e o milheto”.

Fibras

As fibras são um dos elementos mais importantes dos cereais, pois permitem que as crianças tenham um bom trânsito intestinal. Além disso, são alimentos que geralmente proporcionam uma sensação de saciedade, de modo que a criança não sentirá a necessidade de recorrer a doces fora das refeições principais.

Sais minerais

Os sais minerais promovem o desenvolvimento cognitivo das crianças e também beneficiam seu crescimento.

Vitaminas do complexo B

Essas vitaminas ajudam a prevenir os problemas de memória e de desenvolvimento cognitivoDa mesma forma, beneficiam o crescimento dos cabelos e das unhas, e mantêm os músculos e a pele saudáveis.

Cereais mais recomendados para crianças e suas porções

Os cereais mais recomendados para as crianças durante seus primeiros meses e anos de vida são os cereais de arroz e os cereais de aveia, pois são fáceis de digerir e as crianças adoram.

os cereais para a dieta das crianças

No entanto, quando os pequenos já estão em idade escolar, é recomendável consumir cereais primeiramente no café da manhã e também incluí-los no almoço ou no jantar. A quantidade recomendada é de pelo menos 50 gramas de por dia, que podem ser divididos em duas porções de 25 gramas.

Como recomendação final, lembre-se da idade da criança, das suas possíveis alergias e da quantidade de açúcar ou gorduras que os cereais possam conter. O tipo de preparo dos cereais consumidos pode ou não oferecer benefícios à saúde.

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