O crescimento nos meninos: até que idade eles crescem?

Poucas coisas são mais satisfatórias para uma mãe ou um pai do que ver como o seu filho amadurece e atravessa cada fase da sua vida. Você sabe em que momento podemos considerar que os meninos atingiram o amadurecimento físico?
O crescimento nos meninos: até que idade eles crescem?

Última atualização: 18 fevereiro, 2019

Desde o nascimento até o final da adolescência, o crescimento nos meninos acontece quase de maneira ininterrupta. Nesse sentido, são vários os fatores que podem influenciar o seu desenvolvimento. Vários aspectos da sua vida determinarão até que idade os meninos crescem.

Em primeiro lugar, é necessário esclarecer que, embora a altura seja um elemento fundamental e, talvez, o mais relevante quando falamos do crescimento de um menino, ele não é o único. Além disso, podemos incluir aqui o ganho de peso, de massa muscular e as mudanças físicas, como as que ocorrem na puberdade.

Levando em consideração essa explicação, a seguir vamos dar mais detalhes sobre cada uma das fases de desenvolvimento.

Fatores que determinam o crescimento dos meninos

Como mencionamos anteriormente, são várias as características inatas e externas que vão moldar o desenvolvimento de um menino ou adolescente. Claro que elas podem ser tanto positivas quanto negativas.

A seguir, vamos enumerar os aspectos mais determinantes que influenciam nesse processo:

Sexo

O crescimento dos meninos não acontece da mesma forma que o das meninas. Isso tem a ver com questões genéticas: a diferença entre os hormônios de cada um faz com que algumas fases, como o famoso “estirão da puberdade“, aconteçam antes de outras.

Concretamente, a regra geral é que os meninos medem mais do que as meninas. No entanto, as mulheres concluem a fase de crescimento de maneira definitiva antes dos homens.

Genética

Os genes desempenham um grande papel nesse processo. Por isso, é muito provável que determinadas etnias ou pessoas de determinada região geográfica apresentem características inatas que favoreçam ou impeçam seu crescimento.

pediatra controlando a altura do menino

Alimentação

Claro que uma alimentação nutritiva saudável e equilibrada, que não tenha excessos, é fundamental para o crescimento.

Nos países com condições de vida que não são as adequadas, os meninos podem apresentar quadro de desnutrição que comprometem seriamente o seu amadurecimento físico.

Descanso

Você sabia que o hormônio do crescimento, chamado somatotropina, é produzido durante o sono? É por isso que é tão importante dormir e é também a razão pela qual as crianças precisam dormir mais do que os adultos.

Trata-se de uma necessidade do próprio corpo para cumprir com os processos básicos característicos dessa fase. Portanto, é extremamente aconselhável cumprir com esse requisito.

Esporte e saúde

A atividade física, seja por meio da brincadeira ou do esporte, favorece a produção de células ósseas e estimula o crescimento e fortalecimento muscular.

Além disso, algumas doenças que podem se tornar, até mesmo, crônicas (cardiopatias, doença celíaca ou déficit do hormônio do crescimento, por exemplo) têm efeito colateral. Em outras palavras: se um menino tem alguma dessas doenças, com certeza isso vai se refletir no seu tamanho.

“O crescimento dos meninos não acontece da mesma maneira que o das meninas. Isso tem a ver com questões genéticas”

Até que idade os meninos crescem?

Considerando todas as variáveis estáveis, existe uma idade considerada “normal” que indica o ápice do crescimento dos meninos. Esse processo de amadurecimento costuma terminar entre os 18 e os 21 anos de idade.

Nesse ponto, além do estirão que quase terá estabelecido a altura definitiva do menino, o jovem já terá experimentado as seguintes alterações físicas no seu corpo:

  • Mudanças na voz.
  • Ganho de peso.
  • Músculos maiores e mais fortes.
  • Aparecimento de pelo corporal, facial e pubiano.
  • Amadurecimento dos órgãos sexuais, acompanhado dos primeiros desejos sexuais.

Fases do crescimento dos meninos

O amadurecimento de um menino acontece, claramente, de maneira gradual. Nos primeiros anos de vida, ocorre sobretudo um crescimento motor e cognitivo: o menino aprenda a andar, se expressar e se relacionar com o mundo.

Durante a infância, alternam-se períodos de “estagnação”, que, com frequência, costumam despertar preocupação nos pais, com outros de rápido crescimento. De qualquer forma, trata-se de algo natural.

médico medindo a estatura do menino

A fase mais marcante de mudanças chega durante a puberdade, que nos meninos ocorre entre os 10 e 15 anos de idade. É nesse momento que acontecem as mudanças físicas detalhadas no ponto anterior, ao mesmo tempo em que começará a transição para a fase adulta.

Por fim, com relação ao final da adolescência, o desenvolvimento começa a ficar cada vez mais lento. Quando o adolescente completar 20 ou 21 anos de idade, já terá concluído o seu processo de crescimento. Logicamente, isso pode ocorrer um pouco antes ou depois, já que cada organismo é único.

Em último caso, não se pode ignorar o aspecto psicológico e emocional do processo. O amadurecimento despertará dúvidas nos jovens: é importante que palavras sábias dos pais tragam tranquilidade e confiança nessa fase repleta de transformações e incertezas.

Pode interessar a você...
Alimentos aliados do crescimento das crianças
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Alimentos aliados do crescimento das crianças

Você sabe quais são os alimentos aliados do crescimento das crianças? Veja alguns tipos de alimentos que não podem faltar na dieta dos seus filhos.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Os conteúdos de Sou Mamãe servem apenas para fins educacionais e informativos. Em nenhum momento substituem o diagnóstico, o aconselhamento ou o tratamento de um profissional. Em caso de dúvida, é recomendável consultar um especialista de confiança.