O crescimento nos meninos: até que idade eles crescem?

· 18 de fevereiro de 2019
Poucas coisas são mais satisfatórias para uma mãe ou um pai do que ver como o seu filho amadurece e atravessa cada fase da sua vida. Você sabe em que momento podemos considerar que os meninos atingiram o amadurecimento físico?

Desde o nascimento até o final da adolescência, o crescimento nos meninos acontece quase de maneira ininterrupta. Nesse sentido, são vários os fatores que podem influenciar o seu desenvolvimento. Vários aspectos da sua vida determinarão até que idade os meninos crescem.

Em primeiro lugar, é necessário esclarecer que, embora a altura seja um elemento fundamental e, talvez, o mais relevante quando falamos do crescimento de um menino, ele não é o único. Além disso, podemos incluir aqui o ganho de peso, de massa muscular e as mudanças físicas, como as que ocorrem na puberdade.

Levando em consideração essa explicação, a seguir vamos dar mais detalhes sobre cada uma das fases de desenvolvimento.

Fatores que determinam o crescimento dos meninos

Como mencionamos anteriormente, são várias as características inatas e externas que vão moldar o desenvolvimento de um menino ou adolescente. Claro que elas podem ser tanto positivas quanto negativas.

A seguir, vamos enumerar os aspectos mais determinantes que influenciam nesse processo:

Sexo

O crescimento dos meninos não acontece da mesma forma que o das meninas. Isso tem a ver com questões genéticas: a diferença entre os hormônios de cada um faz com que algumas fases, como o famoso “estirão da puberdade“, aconteçam antes de outras.

Concretamente, a regra geral é que os meninos medem mais do que as meninas. No entanto, as mulheres concluem a fase de crescimento de maneira definitiva antes dos homens.

Genética

Os genes desempenham um grande papel nesse processo. Por isso, é muito provável que determinadas etnias ou pessoas de determinada região geográfica apresentem características inatas que favoreçam ou impeçam seu crescimento.

pediatra controlando a altura do menino

Alimentação

Claro que uma alimentação nutritiva saudável e equilibrada, que não tenha excessos, é fundamental para o crescimento.

Nos países com condições de vida que não são as adequadas, os meninos podem apresentar quadro de desnutrição que comprometem seriamente o seu amadurecimento físico.

Descanso

Você sabia que o hormônio do crescimento, chamado somatotropina, é produzido durante o sono? É por isso que é tão importante dormir e é também a razão pela qual as crianças precisam dormir mais do que os adultos.

Trata-se de uma necessidade do próprio corpo para cumprir com os processos básicos característicos dessa fase. Portanto, é extremamente aconselhável cumprir com esse requisito.

Esporte e saúde

A atividade física, seja por meio da brincadeira ou do esporte, favorece a produção de células ósseas e estimula o crescimento e fortalecimento muscular.

Além disso, algumas doenças que podem se tornar, até mesmo, crônicas (cardiopatias, doença celíaca ou déficit do hormônio do crescimento, por exemplo) têm efeito colateral. Em outras palavras: se um menino tem alguma dessas doenças, com certeza isso vai se refletir no seu tamanho.

“O crescimento dos meninos não acontece da mesma maneira que o das meninas. Isso tem a ver com questões genéticas”

Até que idade os meninos crescem?

Considerando todas as variáveis estáveis, existe uma idade considerada “normal” que indica o ápice do crescimento dos meninos. Esse processo de amadurecimento costuma terminar entre os 18 e os 21 anos de idade.

Nesse ponto, além do estirão que quase terá estabelecido a altura definitiva do menino, o jovem já terá experimentado as seguintes alterações físicas no seu corpo:

  • Mudanças na voz.
  • Ganho de peso.
  • Músculos maiores e mais fortes.
  • Aparecimento de pelo corporal, facial e pubiano.
  • Amadurecimento dos órgãos sexuais, acompanhado dos primeiros desejos sexuais.

Fases do crescimento dos meninos

O amadurecimento de um menino acontece, claramente, de maneira gradual. Nos primeiros anos de vida, ocorre sobretudo um crescimento motor e cognitivo: o menino aprenda a andar, se expressar e se relacionar com o mundo.

Durante a infância, alternam-se períodos de “estagnação”, que, com frequência, costumam despertar preocupação nos pais, com outros de rápido crescimento. De qualquer forma, trata-se de algo natural.

médico medindo a estatura do menino

A fase mais marcante de mudanças chega durante a puberdade, que nos meninos ocorre entre os 10 e 15 anos de idade. É nesse momento que acontecem as mudanças físicas detalhadas no ponto anterior, ao mesmo tempo em que começará a transição para a fase adulta.

Por fim, com relação ao final da adolescência, o desenvolvimento começa a ficar cada vez mais lento. Quando o adolescente completar 20 ou 21 anos de idade, já terá concluído o seu processo de crescimento. Logicamente, isso pode ocorrer um pouco antes ou depois, já que cada organismo é único.

Em último caso, não se pode ignorar o aspecto psicológico e emocional do processo. O amadurecimento despertará dúvidas nos jovens: é importante que palavras sábias dos pais tragam tranquilidade e confiança nessa fase repleta de transformações e incertezas.

  • Brasil - Ministerio da Saúde. (2002). Saúde da Criança - Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil. Editora do Ministério da Saúde, 2002. https://doi.org/10.1074/jbc.271.10.5321