É normal que o meu bebê não chore? Razões e conselhos

8 de março de 2019
Desde que nascem, os bebês começam a se comunicar através do choro e não é fácil decifrar a sua linguagem. No entanto, existem bebês que não se manifestam dessa maneira. Então provavelmente você pode se perguntar: será que há algo de errado com o meu bebê que não chora?

Ter um bebê que não chora pode ser um desafio para a mãe, uma vez que não vai ser fácil para ela reconhecer quando ele está com fome, com frio ou outra necessidade.

Provavelmente a mãe se pergunte se ele tem alguma doença, um problema de audição ou de comunicação. É normal que esse tópico deixe você angustiada e se pergunte “É normal que o meu bebê nunca chore?”.

O choro de um bebê é sua principal ferramenta de comunicação. Entretanto, pode ser que ele ainda não a use.

Por que o meu bebê não chorou ao nascer?

Há uma tendência em acreditar que todos os bebês choram automaticamente ao nascer ou quando são estimulados pelo médico. No entanto, isso não é totalmente verdade, embora os bebês nascidos de parto natural sofram muito estresse.

Esse tipo de parto causa um trauma no bebê que faz com que ele chore automaticamente e, por sua vez, ative o sistema respiratório.

Ainda assim, muitos bebês nascem sem chorar. Isso acontece porque alguns são mais sonolentos e calmos do que outros.

Se ele não chorar, o médico ou a pessoa que auxiliou no parto vai estimular o bebê a chorar a fim de limpar imediatamente as vias respiratórias que ainda estão cheias de líquido amniótico.

Aliás, os bebês que são trazidos ao mundo por cesárea tendem a bocejar ou tossir mais do que a chorar. Contudo, a ausência de choro às vezes pode ser um sinal de problema de saúde. Por esse motivo, é preciso examinar melhor para descartar qualquer anormalidade.

Nesses casos, o neonatologista irá submeter o bebê ao teste de Apgar. Esse teste avaliará, entre outros aspectos, cinco fatores específicos do recém-nascido:

  • Tônus muscular
  • Reflexos.
  • Coloração da pele.
  • Frequência cardíaca
  • Respiração.

De acordo com os resultados obtidos, a equipe médica decidirá se é necessário fazer um complemento de oxigênio no bebê.

Portanto, quando você ouve seu bebê chorar ao nascer é um sinal de que ele está saudável. Logo você poderá tranquilizá-lo colocando em seu peito.

Muitas mães podem se perguntar porque o bebê nunca chora.

Razões pelas quais talvez o bebê não chore

É normal que o meu bebê não chore? Não se desespere, o importante é que você satisfaça todas as necessidades dele. Afinal, cada recém-nascido é diferente e pode sentir fome ou frio sem ser capaz de expressar com o choro.

Se o médico já afirmou que está tudo bem, talvez é porque seu bebê ainda esteja aprendendo a chorar. Nesse sentido, você deve começar a decifrar o que ele sente ou quer através de seus movimentos e gestos.

O fato de um bebê nunca chorar não necessariamente indica que está tudo bem. Por isso, é preciso acompanhar as suas necessidades. Por exemplo, o horário de comer, quando é o próximo cochilo ou, ainda, quando foi a última troca de fralda.

É essencial que a mãe satisfaça todas as necessidades do bebê. Assim, ela deve aprender a interpretar a maneira como o pequeno se comunica para poder responder apropriadamente.

Como identificar se o bebê está com fome

Na verdade, o choro é o último recurso do bebê, mesmo que ele esteja com fome ou já tenha passado algum tempo. Chorar é, então, a manifestação mais extrema de estar com muita fome.

Para evitar que seu pequeno passe mais tempo do que o necessário sem comer, preste atenção aos seguintes movimentos e sinais:

  • O bebê vira a cabeça para tentar achar o peito. A maioria dos recém-nascidos procura instintivamente o seio da mãe para se alimentar. Ao observar esse comportamento, é possível entender que ele está com fome.
    • Se você notar que o bebê está mais agitado ou se mexendo muito, verifique pois pode indicar que algo está faltando. Talvez ele não esteja exatamente com fome, mas precisa de uma troca de fralda, está com cólicas ou gases.
  • Outra maneira de reconhecer que o bebê está com fome é perceber que ele suga algo com a língua. Talvez faça o mesmo movimento que faria ao mamar no peito ou na mamadeira. Esse é outro sinal de que é hora de comer.
bebê não chora

Indicadores de que o bebê quer dormir

Se você observar que a criança está tensa, com os punhos fechados e esfregando os olhos, provavelmente é porque quer dormir. Ou ainda, se o bebê bocejar com frequência ou não conseguir manter os olhos abertos por causa do peso das pálpebras, é outro sinal de que chegou a hora de descansar.

É essencial que a mãe aprenda a satisfazer todas as necessidades do bebê .

Como saber se o bebê está com a fralda suja?

Evidentemente, o primeiro sinal será o cheiro das fezes. Mas se já passou algum tempo desde o pequeno que sujou a fralda, provavelmente ele se mostrará desconfortável e inquieto. Por sua vez, se estiver dormindo, logo vai despertar e expressar tensão e irritabilidade.

Se o seu bebê ainda não souber se comunicar através das lágrimas, é possível interpretar os seus sinais de comunicação sem o choro. Por fim, se você ainda se perguntar se é normal que o bebê não chore, consulte o pediatra.