4 definições de família: pontos de vista que vale a pena considerar

28 Fevereiro, 2020
O que é uma família? As definições de família são muito diversas, uma vez que são abordadas a partir de diferentes ciências. Além disso, as particularidades de cada uma delas vêm sendo levadas em consideração.

Você se interessa por conhecer definições de família? Existem muitas delas, que foram condicionadas e influenciadas pelas leis sociais, padrões culturais e econômicos de cada região. Neste artigo, vamos mostrar algumas das mais conhecidas.

A origem da palavra família não é muito clara. Alguns dizem que ela vem do latim fames, que significa ‘fome’. Enquanto isso, outros afirmam que ela deriva do termo famulos, que significa ‘servo’. Portanto, acredita-se que o conceito de família tenha sido utilizado para se referir a um grupo de escravos e servos, controlados por um único homem.

Definições de família

Ao longo do tempo, as famílias foram evoluindo, da mesma forma que os conceitos a respeito delas. Aqueles de maior destaque no mundo todo são os seguintes:

  • A família se origina no casamento, a instituição legal que garante o vínculo conjugal. Gera direitos e obrigações na sociedade. Além disso, é composta pelos filhos, para quem os pais devem oferecer cuidados, alimentos e proteção até que alcancem a maioridade.
  • A família é a organização social mais importante para o homem, legalmente consagrada por laços de sangue ou afinidade. Pertencer a um grupo geral contribui para o desenvolvimento psicológico e social do indivíduo.
definições de família: pontos de vista que vale a pena considerar

  • Outras definições de família afirmam que ela é o produto de uma aliança matrimonial entre dois membros de outros grupos, de descendentes familiares. É constituída por parentes, que podem ter laços de consanguinidade, afinidade e adoção. Ou, também, por outros motivos que os levaram a ser acolhidos por esse grupo.

A família é um grupo de pessoas unidas por laços de sangue, afetivos ou adotivos. É composta por um casal e seus filhos. Em alguns casos, também convivem com outras pessoas, com as quais há diferentes relações de parentesco, tais como avós, sobrinhos, tios, empregados, entre outros.

Laços afetivos na família

Os laços afetivos são fortalecidos por meio de um processo de interação entre você e as pessoas com quem você mora. Portanto, existe uma estreita relação familiar entre as pessoas com parentesco por adoção, consanguinidade ou filiação. Desse modo, desenvolve-se a bela qualidade do amor e do afeto fraterno.

Relação de parentesco

Cabe destacar que os parentes por consanguinidade são aqueles que descendem do mesmo progenitor. Por outro lado, o parentesco entre o cônjuge e os consanguíneos de seu cônjuge é chamado de parentesco por afinidade. Por sua vez, o parentesco civil ocorre quando há filhos adotivos.

Definições de família: classificação da família tradicional e da moderna

No núcleo familiar, existem diferentes níveis de parentesco. Ou seja, nem todas as pessoas que o compõem têm a mesma proximidade ou relação. Isso ocorre devido ao crescimento e à evolução da sociedade, que aumentaram as mudanças na família.

Família nuclear

Refere-se ao grupo constituído por pai, mãe e filhos, no qual os pais têm a responsabilidade de sustentar a família financeiramente. Além disso, eles devem fornecer proteção, segurança e orientação espiritual.

Também existem as famílias extensas, compostas pelos pais do casal, tios, primos e outras pessoas que foram agregadas por falta de um lugar para morar ou de quem cuide delas e lhes ofereça sustento.

definições de família: pontos de vista que vale a pena considerar

Famílias recompostas

Elas são formadas pelo pai, pela mãe e por um membro que tenha laços de sangue com apenas um deles. Por exemplo, quando um dos cônjuges já tem outros filhos ou quando decidem que outro membro da família, tais como tios, primos ou sobrinhos, morará com eles.

Definições de família: família monoparental

São aquelas que são constituídas por apenas um dos pais que cria os filhos sozinho. Isso ocorre porque essa pessoa é viúva, divorciada ou decidiu ser mãe ou pai solteiro. Essa composição familiar diferente se deve às grandes mudanças ocorridas na sociedade nos últimos anos.

Famílias mosaico

Consistem na união de duas famílias monoparentais nas quais os pais se unem por meio de um relacionamento afetivo. Por consequência, formam uma nova família. Por outro lado, também se denomina família aquela na qual os pais estão unidos apenas por um vínculo sentimental. Isto é, sem se casar e ter uma relação de parentesco.

Em resumo, as definições de família descrevem muito bem a natureza de cada ser humano, muito além da sua necessidade de pertencer a um grupo específico da sociedade.

  • Amor Pérez, N., & Díaz, M. V. (2013). La familia. Mendive, ISSN-e 1815-7696, Vol. 11, No. 3, 2013 (Ejemplar Dedicado a: Julio-Sept.), Págs. 291-307. https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004
  • Enciclopedia. (2019). La familia: concepto, tipos y evolución. Enciclopedia Británica En Español. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/S1464-2859(15)30148-6