2 deliciosas receitas com quinoa para crianças

Vamos mostrar a você uma série de receitas com quinoa que são muito adequadas para introduzir na dieta das crianças para melhorar a sua saúde.
2 deliciosas receitas com quinoa para crianças

Última atualização: 08 setembro, 2022

As receitas de quinoa para crianças são uma excelente fonte de energia e fibras. Ambos os elementos são essenciais durante as fases iniciais da vida, quando as necessidades nutricionais são aumentadas em vários casos. O fator determinante será propor uma alimentação variada para evitar déficits que possam condicionar o bom funcionamento do organismo.

Antes de começar, devemos enfatizar que, embora os carboidratos tenham sido demonizados nos últimos anos, são elementos que devem aparecer regularmente na dieta dos pequenos. A sua presença só deve ser reduzida em contextos sedentários, que já não são saudáveis em si.

A seguir, mostraremos uma série de deliciosas receitas com quinoa para introduzir na rotina dos pequenos. Esse alimento pode substituir com eficiência pratos de arroz ou outras fontes de carboidratos complexos.

1. Salada de quinoa

A salada de quinoa tem um excelente aporte de antioxidantes, o que ajuda a prevenir patologias crônicas.

Ingredientes

Passo a passo

  1. Escorra o grão-de-bico e pique os legumes.
  2. Coloque todos em uma tigela.
  3. Cozinhe a quinoa em água com sal, de acordo com as instruções do fabricante e deixe esfriar em água corrente.
  4. Junte à salada e tempere com sal e azeite extra virgem.

Por que fazer esta receita?

O melhor da salada de quinoa é sua contribuição de fitoquímicos com a capacidade antioxidante dos vegetais. Esses compostos neutralizam a formação de radicais livres e seu posterior acúmulo nos tecidos do corpo. Esse efeito está relacionado a uma menor incidência de patologias crônicas e complexas, segundo pesquisa publicada no European Journal of Medicinal Chemistry.

2. Hambúrgueres de quinoa

Hambúrgueres de quinoa fornecem um bom suprimento de proteína. São uma opção deliciosa e saudável para a alimentação dos pequenos.

Ingredientes

  • 3 xícaras de quinoa cozida
  • 1 xícara de legumes picados a gosto
  • 2 ovos
  • 1 xícara de farinha de rosca
  • Sal e pimenta

Passo a passo

  1. Cozinhe a quinoa com água e sal, seguindo as instruções do fabricante.
  2. Junte todos os ingredientes em uma tigela e misture bem com as mãos molhadas.
  3. Modele os hambúrgueres. Se necessário, adicione mais farinha de rosca.
  4. Frite em uma frigideira com azeite extra virgem até dourar dos dois lados.

Como acompanhamento, você pode cozinhar um pouco de arroz. Há também a alternativa de colocá-los no pão ou acompanhá-los com uma salada. Claro, tenha em mente que os hambúrgueres contêm muitos carboidratos. Por esse motivo, não devem ser combinados com outros alimentos com muito açúcar, a menos que a taxa de atividade física seja alta.

Por que fazer esta receita?

Os hambúrgueres de quinoa fornecem uma boa quantidade de proteína. Esses nutrientes são importantes para o crescimento, pois são os elementos que permitem a reparação dos músculos e da maioria dos tecidos do corpo. De acordo com um estudo publicado nos Annals of Nutrition & Metabolism, será essencial garantir que as necessidades diárias de proteína sejam atendidas durante todas as fases da vida.

Prepare receitas com quinoa para crianças

Como você viu, existem várias opções saudáveis para preparar receitas para crianças. A quinoa é um tipo de pseudocereal que é positivo para o organismo devido ao seu alto teor de fibras. Além disso, fornece vários minerais.

É uma boa alternativa a outros alimentos como massas ou arroz. Na verdade, é melhor alternar o consumo de todos esses produtos para evitar deficiências nutricionais.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Neha, K., Haider, M. R., Pathak, A., & Yar, M. S. (2019). Medicinal prospects of antioxidants: A review. European journal of medicinal chemistry178, 687–704. https://doi.org/10.1016/j.ejmech.2019.06.010
  • Richter, M., Baerlocher, K., Bauer, J. M., Elmadfa, I., Heseker, H., Leschik-Bonnet, E., Stangl, G., Volkert, D., Stehle, P., & on behalf of the German Nutrition Society (DGE) (2019). Revised Reference Values for the Intake of Protein. Annals of nutrition & metabolism74(3), 242–250. https://doi.org/10.1159/000499374

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.