10 benefícios do flamenco para meninas

O flamenco é uma dança cultural muito elegante e chamativa. Além disso, tem inúmeros benefícios tanto para a saúde pessoal como física. Descubra os pontos positivos mais importantes dessa dança a seguir.
10 benefícios do flamenco para meninas

Última atualização: 29 Junho, 2021

O flamenco é uma excelente atividade para as princesinhas da casa. Conheça sua origem e seus benefícios e, inevitavelmente, se apaixone por essa arte tão única.

A bailaora, a dançarina de flamenco, é a feiticeira que dá vida ao tablao. Ela força a canção interpretada pelo cantor para, com gritos, alegria, paixão, saltos, palmas, castanholas e lamentos, revelar através do flamenco o sentimento profundo da Espanha.

E o fato é que o flamenco é canto, toque e dança. Mas para dançar flamenco, é necessário ter paixão pela dança. Uma paixão que está em cada menino ou menina: qual menina não gosta de dançar? É durante a fase da primeira infância que as meninas começam a dançar a ouvir os primeiros sons de uma música.

Todas fazem isso por um motivo fundamental: a dança satisfaz sua necessidade de se expressar, de descobrir as capacidades de seu corpo saturado de energia. Nada melhor do que o flamenco para canalizar essa energia, não é?

Os professores de dança infantil concordam que a idade ideal para iniciar estudar flamenco é a partir dos 4 anos, pois é o momento de valorizar as capacidades artísticas e expressivas da criança de forma lúdica.

Além disso, a dança desenvolve a coordenação psicomotora e audiomotora, a noção de ritmo e a memória. Pode ser que sua menina não se torne uma dançarina profissional no futuro, mas aprender essa disciplina, desde cedo, irá ajudá-la em seu desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social.

10 benefícios para toda a vida

Existem milhares de benefícios em praticar essa atividade. Aqui vamos mencionar apenas os 10 mais importantes:

  1. Ajuda a desenvolver o corpo, promovendo o crescimento. A criança vai melhorar sua resistência física: terá uma boa saúde cardiovascular, um melhor equilíbrio e uma melhor coordenação.
  2. Terá uma postura melhor, pois a dança aumentará sua flexibilidade.
  3. Dançar regularmente fará com que sua filha se acostume a ter uma vida ativa.
  4. Fortalece sua autoestima porque as dançarinos de flamenco desenvolvem uma imagem corporal positiva de si mesmas.
  5. Vai melhorar suas habilidades sociais, pois nas aulas as crianças aprendem a cooperar e a trabalhar em equipe. Ao compartilhar com outras crianças da mesma idade, as pequenas aprendem a aceitar seus colegas, apesar de suas diferenças.
  6. Ajuda em termos gerais na escola porque a dança flamenca, assim como a música ou outras artes, favorece o desenvolvimento mental e intelectual das crianças. De acordo com vários estudos, elas tendem a ter mais sucesso acadêmico porque costumam ser as vencedoras em competições de matemática e ciências.
  7. Melhora a capacidade de concentração.
  8. Ajuda a descobrir habilidades e qualidades.
  9. Desenvolve a criatividade além de seus talentos inatos.
  10. A criança vai conhecer outra cultura e aprender costumes diferentes dos seus.

O flamenco internacionalmente

 

Dança flamenca para mulheres

Essa dança é um Patrimônio da Humanidade e a dança de maior impacto mundial. É por isso que todo mundo gosta de flamenco. Originário das comunidades autônomas espanholas de Andaluzia, Estremadura e Múrcia (no século XVIII), é produto da miscigenação cultural de andaluzes, muçulmanos, ciganos, castelhanos e judeus.

Sua popularidade na América Latina é tamanha surgiram grandes talentos, assim como vários grupos e academias em países como México, Porto Rico, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Panamá, Venezuela e Chile. No Japão, essa dança é tão apreciada que existem mais escolas de flamenco do que na Espanha.

O flamenco se fundiu com a dança tradicional galega e com ritmos contemporâneos, transitou com o rock e pareceu uma arte cigana e pura no Madison Square Garden em Nova York ou no Sadlers Wells em Londres. Em suma, o flamenco é a expressão artística resultante da fusão da voz, da dança e do violão, cujo berço, a Andaluzia, se orgulha da sua arte.

Mais do que uma dança, o flamenco é paixão

 

Adornos da dança flamenca.

O flamenco é paixão. É um sentimento transformado em arte que contém toda a gama: dor, alegria, tragédia e medo.

É a dança da paixão ou da sedução. Sinal da identidade espanhola, que foi transmitido de geração em geração e possui dinastias de artistas, clubes e até grupos sociais que desempenham um papel determinante na preservação e divulgação dessa arte.

Você quer mais motivos para apresentar o flamenco à sua filha? Aos poucos, elas vão enfrentar novos desafios, aprendendo todos os movimentos e habilidades corporais para começar a fazer parte da cena flamenca em apresentações ou shows. E por que não sonhar? Sua filha pode ser a próxima María Juncal, María Pagés, Elena Furiase ou Sara Baras.

Pode interessar a você...
Dança moderna para crianças
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Dança moderna para crianças

Os pais se fazem perguntas a respeito de quais seriam as atividades mais adequadas para o seu filho. A dança moderna para crianças é muito benéfica...



  • Navarro-Maldonado, E. (2019). “AL COMPÁS DEL FLAMENCO” una propuesta didáctica no formal para edades de entre 4-6 años. http://tauja.ujaen.es/handle/10953.1/9941
  • Ruz, R. P., Ibáñez-Granados, D., Hervás, M. F., & Ubago-Jiménez, J. L. (2019). Proyecto de baile flamenco: desarrollo motriz y emocional en educación infantil (Flamenco dance project: motor and emotional development in early childhood education). Retos, (35), 396-401. https://185.79.129.203/index.php/retos/article/view/63292