Dicas para acalmar o choro do bebê

13 de dezembro de 2018
Chorar é muito comum todos os bebês. Graças a isso, podemos saber o que a criança necessita, se alguma coisa dói ou se sente desconforto.

Muitos pais de primeira viagem às vezes podem se desesperar porque acham que o choro significa algo ruim, mas não é bem assim. Não tem como escapar: todos os bebês choram. Tudo o que você deve fazer é aprender como acalmar o choro.

Também é verdade que esta situação pode ser um grande fator de estresse e fadiga para os pais. Às vezes, até de angústia. Eles não entendem exatamente o que está errado com o bebê ou como tranquilizá-lo, o que pode ser desesperante.

Felizmente, a paternidade é uma questão de prática e, aos poucos, se aprende a decifrar os sinais da criança.

Algumas das causas do choro geralmente são bastante simples: fome, sono ou dor. Nesse sentido, há vários conselhos úteis para colocar em prática que podem ajudar o bebê a se acalmar e ficar mais tranquilo.

O que posso fazer para acalmar o choro do meu bebê?

Alimente-o

Uma vez que você aprende a identificar os sinais que o seu filho usa para dizer que está com fome, você poderá adiantar as suas necessidades.

Antes de chorar, a maioria dos bebês costuma indicar com determinados gestos para mostrar que precisam de comida. Alguns deles são, por exemplo, abrir e fechar os lábios ou colocar as suas mãos na boca.

Fique atenta aos gases

Os bebês engolem ar quando estão mamando no peito ou na mamadeira e isso produz muitos gases. Eles costumam se sentir bem desconfortáveis nesses momentos. Por isso, você precisa fazer com que arrotem.

Para isso, coloque o bebê apoiado no ombro do pai ou da mãe e dê tapinhas em suas costas.

Troque a fralda

O incômodo pode ser causado pela fralda suja. Tente verificar de vez em quando se a fralda está limpa ou não, pois isso pode ser uma das causas do choro do seu filho. Felizmente, é algo que é fácil e rápido de resolver.

acalmar o choro

Dê algo para sugar

Dê uma chupeta ou algo parecido e que não haja o risco de o bebê engolir.

O movimento da sucção geralmente relaxa muito os bebês, pois proporciona sensações agradáveis. O próprio peito da mãe ou um dedo podem ser usados sem problema.

Massagens

O movimento de vai e vem de uma massagem suave relaxa muito os bebês. Isso também serve para ajudá-los a expulsar gases, o que alivia bastante o desconforto, como mencionado anteriormente.

Você também pode balançá-lo lentamente, pois há crianças que precisam estar constantemente em movimento.

Mude o bebê para outros braços

Embora qualquer pai gostaria de ser capaz de acalmar o seu bebê, há momentos uma ajuda é necessária.

Deixar outra pessoa acalmar o seu filho pode ser relaxante para ambos, já que as crianças percebem quando seus pais estão tensos e nervosos.

O choro contínuo pode se tornar muito irritante para uma pessoa, o que também influencia como essa pessoa trata os outros.

Calor materno

Para a maioria dos bebês, o contato com a pele da mãe é algo que os tranquiliza. Apoiar-se no peito da mãe e ouvir as batidas do seu coração faz com que se sintam muito protegidos.

Além disso, as os bebês muito novos costumam estar mais à vontade em lugares quentinhos. Então o que pode ser melhor do que o calor da mamãe para acalmar o choro?

Cuidado com as roupas

Algumas crianças são muito sensíveis ao contato com as roupas. Nesse sentido, pode haver uma etiqueta pequena ou tecido que está machucando.

Para resolver, você só precisa ter cuidado e se certificar de que a sua roupa é macia e não contém nada que possa raspar.

Não esqueça que é muito importante cortar todas as etiquetas. Evite também os sapatos apertados porque podem atrapalhar a circulação.

acalmar o choro

Veja os dentes

É provável que os dentes do bebê estejam querendo nascer, especialmente se ele tiver entre 3 e 7 meses. Se ele demonstra necessidade de morder, saliva muito e não quer comer, provavelmente é por causa de dentição.

A única maneira de aliviar este processo natural é deixá-lo morder como quiser, especialmente coisas frias (não congeladas) que ajudam a diminuir a inflamação das gengivas.

Vá ao médico

Algo muito comum em bebês são as cólicas, cujos sintomas são irritabilidade e choro excessivo, principalmente depois de comer.

Se a criança sempre chora incontrolavelmente, pode ser melhor pedir ajuda a um especialista para acalmar o choro.

É mais provável que não seja nada de grave. Mas é melhor resolver todas as dúvidas pois assim os pais ficam mais tranquilos e evitam cair em falsas suposições.