6 chaves para ensinar a segurar bem um lápis

Se você quer ensinar seu filho a segurar melhor o lápis para fazer seus traços mais precisos, não perca essas dicas.
6 chaves para ensinar a segurar bem um lápis

Última atualização: 01 agosto, 2022

Você pode se lembrar em sua infância das diferentes maneiras que seus colegas tinham de segurar o lápis. Havia modos muito diferentes! Alguns por hobbies, outros porque não aprenderam bem o caminho. É por isso que hoje vamos dar algumas dicas para ensinar seu pequeno a segurar bem um lápis.

Como ensinar a segurar bem o lápis

Algumas crianças seguram o lápis entre os dedos indicador e médio, outras o fazem com uma pinça um pouco estranha. Inclusive, às vezes até deixam marcas em suas mãos quando apertam a ferramenta de escrita com muita força. Todas essas estratégias não são as mais adequadas e devem ser corrigidas na infância para adoção de melhores hábitos.

Se você quer ensinar seu filho a segurar bem um lápis, é importante levar em consideração algumas coisas. Portanto, a seguir, daremos algumas dicas para que você possa fazer isso corretamente e que seu filho aprenda muito bem graças à sua orientação e ao seu apoio incondicional. Podemos começar?

1. Preste atenção em como você segura

Primeiro, você tem que observar como você segura o lápis e pensar sobre isso. É fundamental que você observe seus modos, pois você é o principal exemplo e referência para seu filho. Lembre-se de que o ensinamento mais valioso não é alcançado através de palavras, mas através da observação e imitação!

Pai e filho jogando jogos com papel e lápis em casa.
A aprendizagem na infância se baseia principalmente na observação e na imitação. Portanto, observe como você segura o lápis antes de ensinar seu filho a fazer isso.

2. Forneça situações ideais para esse aprendizado

Desde que a criança é pequena, você deve proporcionar a ela situações que facilitem o uso de suas mãos para que possa aperfeiçoar sua manipulação e aprimorar suas habilidades. Este é um estímulo natural fundamental para trabalhar a motricidade fina e para que os pequenos aprendam a segurar bem o lápis desde o início.

3. Ensine da maneira correta

Quando seu filho é forte o suficiente para segurar um lápis corretamente e pressionar o papel, este é o momento ideal para explicar a ele como segurar melhor esse elemento de escrita. Você tem que mostrar a ele como segurar o lápis entre os dedos, onde ele deve colocar o polegar, o indicador e o dedo médio.

Para que ele aprenda corretamente, primeiro você terá que mostrar com a mão como os dedos devem ser posicionados e qual é a posição correta de cada um deles. Em seguida, peça para a criança imitar essa posição até saber como fazê-la mais ou menos bem.

O importante não é que ela copie a posição exata, mas que seja a correta e que se sinta à vontade para traçar linhas sem forçar demais a postura. Deve sair o mais natural possível.

4. Ofereça lápis de treinamento

No mercado hoje em dia existem lápis de treinamento que são muito bons para as crianças. Assim, os pequenos podem aprender de forma mais prática a segurar bem essa ferramenta. É um pequeno objeto para ser colocado sobre o lápis, que tem o formato exato para que as crianças coloquem os dedos nele. Este elemento não só favorece a aprendizagem, como também facilita a correção.

5. O tamanho do instrumento de escrita

Se o menino ou a menina for muito pequeno, a ferramenta de escrita deve ser maior. Isso é essencial porque os pequenos são mais desajeitados na hora de pegar objetos pequenos do que os mais velhos e o fato de a ferramenta ser mais grossa os ajuda a segurá-la com mais facilidade. No entanto, seus traços podem ser imprecisos ou “desajeitados”.

Criança desenhando para canalizar sua raiva.
Quanto mais nova a criança, mais espesso deve ser o elemento de escrita. Embora seus traços não sejam tão precisos, isso melhorará sua aderência a ferramentas mais finas.

6. Sempre ensine com amor

Ao ensinar uma criança a segurar bem o lápis, isso nunca deve ser feito de forma agressiva ou como “ordem e controle”. Isso significa que algumas estratégias como jogos ou músicas podem ser utilizadas para deixar tudo mais fácil e divertido, mas sempre com respeito pela criança e seu ritmo de aprendizagem.

Cada criança tem seu próprio ritmo e você não deve forçá-las a ir mais rápido do que pode (e deve) ir. Esse respeito é crucial em todos os sentidos. Não podemos perder de vista que qualquer tipo de ensino em qualquer idade deve ser feito sempre por empatia e nunca por obrigação.

Além disso, se os pequenos não forem receptivos, é melhor não forçá-los até que estejam mais prontos para fazer qualquer tipo de aprendizado, incluindo este. Porque embora pegar no lápis pareça simples ou automático, para o seu filho é uma novidade que deve ser aprendida pouco a pouco.

Nunca repreenda seu filho se ele não se sair bem ou se tiver alguma dificuldade ao segurar o lápis. Você deve ter paciência para poder ensiná-lo sem perder os nervos. As crianças, além do seu exemplo, também precisam do seu carinho e de todo o seu amor para poderem aprender as coisas sem ficarem bloqueadas emocionalmente.

Ensinar a segurar um lápis é mais fácil do que você pensava

Como você viu, há muitas coisas que você pode fazer para ensinar ou corrigir a pegada do lápis de seus filhos. Todas essas são estratégias simples, mas devem ser praticadas em um contexto apropriado para que surtam efeito. Ou seja, em um ambiente de amor, tranquilidade, respeito aos tempos individuais e muita empatia.

E aí? Você vai experimentar? Compartilhe a experiência com a gente.

Pode interessar a você...
7 jogos de lápis e papel para se divertir em família
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
7 jogos de lápis e papel para se divertir em família

Os jogos de lápis e papel são uma ótima opção para passar um tempo divertido com a família. Oferecemos algumas opções para que todos possam se dive...



  • Gamboa, R. (2012) Desarrollo Motriz: Habilidad Motriz Basica y Patron de Movimiento. Editorial: EAE