Como saber se você está prejudicando os seus filhos com suas palavras

Seu filho se lembrará para sempre de todas as palavras que você diz e, por isso, você deve evitar machucá-lo e afetar a sua saúde emocional. Saiba como fazer isso!
Como saber se você está prejudicando os seus filhos com suas palavras

Última atualização: 18 julho, 2022

Desde o primeiro momento, as crianças têm a melhor conexão do mundo com seus pais. Afinal, eles são as pessoas que proporcionam segurança, que fazem com que elas sintam que tudo ficará bem e que se tornam a sua fonte de apoio incondicional. Consequentemente, você deve ter atenção às suas palavras.

Os pais figuram como as as grandes referências da vida das crianças. Isso ocorre porque, em cada etapa, eles transmitem aos filhos os ensinamentos mais essenciais e resolvem cada uma de suas dúvidas.

Para as crianças, cada palavra dos pais é sagrada, pois elas reconhecem que sempre há uma oportunidade de aprendizado nelas. Além disso, também têm a certeza de que elas fortalecem a sua autoestima porque ressaltam cada uma de suas habilidades.

No entanto, nos momentos de raiva, esse poder das palavras pode se tornar um terrível gatilho. Afinal, todos os pensamentos que são expressos de forma inadequada causarão uma dor profunda e difícil de curar nos pequenos.

Assim, é essencial que os pais tenham clareza sobre as palavras que podem prejudicar os seus filhos. Dessa forma, poderão evitá-las em todos os momentos a fim de manter a proteção do vínculo afetivo e cuidar da saúde emocional das crianças.

Palavras que afetam as crianças

É comum que pais e filhos discordem algumas vezes. No entanto, nesses momentos, é preciso preservar o respeito para que a convivência seja a ideal e para que nenhuma das partes fique se sentindo constantemente culpada.

A seguir, vamos detalhar tudo o que nunca se deve dizer para uma criança a fim de evitar afetar negativamente os seus sentimentos.

Nunca fazer com que se sintam como um fardo

Às vezes, os pais sentem dificuldade para cumprir com tantas obrigações. Por isso, podem expressar frases soltas que evidenciam que algo é caro ou que é complicado satisfazer as necessidades do filho.

Seria melhor que a criança jamais ouvisse essas palavras, pois elas podem distanciá-la ainda mais de seus pais, fazendo-a esconder as suas vontades e deixar de expressar em outra situação o que necessita.

Como saber se você está prejudicando os seus filhos com suas palavras

Fazer comparações

É comum os pais compararem o filho com outra criança para tentar fazer com que ele adquira um comportamento específico. No entanto, é preciso evitar esse comportamento a todo custo, pois faz com que a criança sinta que é inferior aos outros e que não possui habilidades que mereçam ser reconhecidas.

Questionamento excessivo e palavrões

É normal que os pais não estejam de acordo com alguns comportamentos de seus filhos. No entanto, é vital informar a criança com palavras adequadas para que ela reflita porque deve deixar de agir assim.

Da mesma forma, é preciso respeitar o jeito de ser da criança. Afinal, quando questionada excessivamente, ela pode sentir que só faz coisas ruins e que ninguém a compreende.

Como saber se você está prejudicando os seus filhos com suas palavras

Ofender a imagem pessoal da criança

Falar mal sobre a aparência física da criança é uma das formas mais sérias de agredi-la, pois isso gera insegurança e traumas psicológicos irremediáveis.

Por causa disso, ela pode sentir que todas as pessoas vão rejeitá-la constantemente. E, nos casos mais graves, as crianças podem machucar a si mesmas porque se sentem culpadas.

Promover o diálogo saudável é o melhor caminho

Falar com a criança frequentemente é a melhor decisão que os pais podem tomar. Afinal, é assim que eles podem se tornar seus confidentes, além de também poder perceber as dificuldades a tempo para conseguir superá-las.

Dessa forma, é fundamental selecionar as palavras certas para dialogar com a criança, para fazer com que ela sinta que está amparada e que está sendo cuidada da melhor forma.

Pode interessar a você...
Consequências de uma comunicação familiar deficiente
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Consequências de uma comunicação familiar deficiente

Uma comunicação familiar deficiente pode ter consequências graves para todos. Descubra quais são as barreiras a superar e como fazer isso.