7 chaves para que seu filho seja um bom líder

Ser um bom líder é fundamental para se dar bem em qualquer área da vida. E essa qualidade pode ser ensinada às crianças desde cedo. Vamos contar como fazer isso.
7 chaves para que seu filho seja um bom líder

Última atualização: 02 agosto, 2022

Para uma criança ser um bom líder, muitas vezes não basta ter um potencial inato, mas os pais devem estimular essa virtude.

A liderança combina diferentes características individuais que tornam as pessoas capazes de serem construtivas e saberem racionalizar seus pensamentos e ideias. Uma criança que possui ou adquire habilidades de liderança tem maior probabilidade de se beneficiar de suas realizações no futuro.

Apesar da vontade dos pais, fomentar as qualidades de um bom líder não é tarefa fácil. Mas se nos esforçarmos, podemos garantir que o pequeno se torne um adulto capaz de dirigir sua vida com responsabilidade e habilidade. Portanto, aqui mostramos algumas dicas que você pode implementar em casa hoje mesmo.

Como ajudar seu filho a se tornar um bom líder

Os pais podem ajudar os filhos a serem bons líderes. Isso significa educá-los para se tornarem pessoas responsáveis, empáticas, otimistas, criativas e honestas. Para contribuir com este trabalho, é fundamental considerar as recomendações que oferecemos abaixo.

1. Fomente a comunicação

Um bom líder sabe se comunicar e tem facilidade para fazer isso. Por isso, ajude seus filhos a aprender a se relacionar de maneira fácil e a compartilhar suas ideias de forma assertiva.

O primeiro passo é aprender a ouvir, porque não pode haver comunicação se você não ouvir primeiro o que os outros disseram. Só assim você poderá responder corretamente.

Outra forma de ensinar essa habilidade é deixar os pequenos falarem quando quiserem nos contar alguma coisa. Às vezes, subconscientemente nós os interrompemos e tomamos decisões por eles. Contudo, quando permitimos que eles se expressem e deem sua opinião antes de raciocinar a nossa, nós os treinamos para ouvir primeiro, pensar depois e responder adequadamente.

Crianças em um time de futebol que precisam aprender liderança.
Um bom líder sabe trabalhar em equipe para atingir os objetivos comuns a todos os membros.

2. Ensine a liderar pelo exemplo

Ser um bom exemplo ajudará nossos filhos a aprender a ser um líder.

Se quisermos que nosso filho seja um bom líder, primeiro temos que nos tornar líderes. Devemos ensiná-lo a agir em determinadas situações, mostrando qual é a maneira correta de reagir. Se nós podemos, ele também pode.

3. Enfatize a importância de trabalhar em grupo

Saber agir em grupo é essencial para ter sucesso na vida. Muitos trabalhos são orientados para o trabalho em equipe e, por isso, é importante que desde cedo envolvamos nossos filhos em atividades em grupo.

Podem ser atividades esportivas, musicais ou de qualquer outro campo. O principal é que os pequenos aprendam a se identificar com os interesses ou gostos do grupo. Assim, eles se unirão àquelas pessoas que têm objetivos semelhantes, com as quais terá que navegar na mesma direção.

4. Ensine a negociar

Um bom líder não apenas recebe, mas deve dar e receber igualmente. Os pequenos têm que aprender a negociar com os amigos, com os colegas ou mesmo com os parentes em casa. Assim, eles desenvolverão as habilidades para chegar a acordos pacificamente, deixando todas as partes satisfeitas.

5. Incentive a leitura

A leitura é sempre um bem precioso, mas ainda mais para um bom líder. A leitura aumenta o conhecimento, o vocabulário e as habilidades, e tudo isso ajuda a criança a funcionar mais facilmente no mundo ao seu redor. Por isso, é importante estimular a leitura desde cedo, para que as crianças aprendam sobre os diferentes estilos e temas de leitura.

A leitura é fundamental para melhorar o vocabulário e expandir o conhecimento. Isso ajuda o líder a funcionar mais facilmente em seu ambiente.

6. Ajude a planejar e criar estratégias

Saber planejar e criar estratégias são duas habilidades essenciais para um bom líder.

Quando uma criança tem que fazer uma tarefa que é difícil para ela, é importante ensiná-la a aproveitar ao máximo seu tempo por meio de uma estratégia eficiente. Por exemplo, podemos mostrar que se a tarefa for dividida em várias partes e a duração de cada uma for definida, tudo acabará sendo mais fácil. É fundamental ressaltar o valor da perseverança e do esforço para alcançar o que se propõe.

7. Incentive a ser otimista

Ser otimista é uma das qualidades de um bom líder. Quando você quiser, você pode. Se você realmente acredita nisso, no final vai conseguir o que se propôs a fazer.

É importante transmitir às crianças que elas devem ter pensamentos otimistas para alcançar o sucesso. Ao mesmo tempo, nunca se deve esconder os fracassos, pois é com os erros se aprende, mais ainda do que com os acertos. Além disso, aprender a lidar com as frustrações e ver o lado positivo das coisas são fatores que ajudarão a ser bons líderes.

Sobre as dicas para ser um bom líder, podemos dizer

Ser um bom líder é uma qualidade fundamental para alcançar o sucesso, tanto pessoal quanto profissionalmente.

Se desde cedo ensinarmos nossos filhos a serem bons líderes, eles certamente aprenderão e se tornarão isso no futuro. Essas dicas podem ajudá-lo em seu trabalho, mas sempre as implemente dentro da estrutura de amor, respeito e empatia.

Pode interessar a você...
Você está perdendo a sua autoridade como mãe?
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Você está perdendo a sua autoridade como mãe?

Você está perdendo a sua autoridade como mãe? Não se sinta envergonhada, desanimada ou perdida. A verdade é que essa situação é cada vez mais comum...



  • Sánchez Ocasiones, G. C., Soler Villanueva, S., & López, L. (1998). Estrategias para fomentar el liderazgo en niños de cinco a seis años del Liceo Infantil Divino Niño Jesús. En internet: https://repositoriocrai.ucompensar.edu.co/handle/compensar/2083
  • Guachi Pilco, M. E. (2020). Desarrollo del liderazgo infantil en los juegos grupales en niños y niñas de preparatoria (Bachelor’s thesis, Universidad Técnica de Ambato-Facultad de Ciencias Humanas y de la Educación-Carrera de Educación Parvularia). En internet: http://repositorio.uta.edu.ec/handle/123456789/31899
  • Zambrano Yánez, J. D. (2014). Trabajo grupal como potencialidad del liderazgo infantil de los niños de 5 a 6 años (Bachelor’s thesis, Universidad de Guayaquil Facultad de Filosofía, Letras y Ciencias de la Educación). En internet: http://repositorio.ug.edu.ec/handle/redug/29392