Escalada para crianças: resistência e força

6 de julho de 2019
Se o seu pequeno gosta de correr, pular e subir em árvores, a escalada para crianças pode ser uma boa opção que combina exercício e diversão.

Um dos instintos básicos das crianças é pular, escalar e explorar o ambiente em busca de diversão. Por isso, não é de estranhar que todos os parques infantis tradicionais incluam gangorras e trepa-trepa.

Embora escalar espaços naturais seja uma atividade feita pelo homem desde sempre, os desenvolvedores de paredes de escalada para crianças conseguiram proporcionar um espaço seguro e acondicionado. Trata-se de um lugar divertido e mais complexo para que as crianças pratiquem o tanto gostam.

Hoje em dia, muitos parques ou espaços recreativos para crianças do mundo todo têm uma parede de escalada. No entanto, além da diversão, você conhece os demais benefícios dessa atividade física para as crianças?

Escalada para crianças: resistência e força

Desde 1920, quando foi patenteado em Chicago, nos Estados Unidos, o trepa-trepa se tornou um sucesso nos parquinhos do mundo todo. A partir desse momento, ficou ainda mais claro que escalar é uma atividade absolutamente divertida para as crianças.

A escalada como atividade era geralmente destinada a adultos ou adolescentes devido ao risco envolvido na própria prática. Além disso, assumia-se que as crianças não poderiam ter a resistência, a força e a coordenação motora necessárias para participar dessa atividade.

A escalada para crianças tornou-se um marco em parques de diversões.

No entanto, em 1960 começaram a ser desenvolvidas as primeiras paredes de escalada artificiais para crianças. Essas peças foram projetadas para rocódromos, shoppings ou parques.

Isso mostrou que os pequenos têm, sim, o conhecimento e o controle adequado do corpo, tornando-se os melhores candidatos para praticar essa atividade, inclusive até melhores que os adultos.

Características de escalada

A escalada consiste em subir uma parede completamente vertical, fazendo uso da força, motricidade e concentração. O nível de dificuldade das paredes de escalada projetadas para crianças é gradual.

Em primeiro lugar, inicia-se com posições simples e confortáveis, e depois, passa-se para outras mais complexas até chegar ao topo. Isso permite que essa atividade seja feita por crianças de diferentes idades e condições físicas.

Para a escalada em paredes artificiais, as crianças vão sempre usar equipamentos de segurança com um arnês e mosquetões que oferecem a segurança e mobilidade que necessitam.

Outros materiais de apoio que as crianças devem usar são: capacete, sapatilhas de escalada ou, se não tiverem, algum calçado leve e maleável, roupas confortáveis e, em alguns casos, joelheiras. Naturalmente, todos os movimentos na escalada devem ser supervisionados por um instrutor ou guia.

Na verdade, há pelo menos 19 tipos de escalada. No entanto, é importante destacar que somente duas podem ser praticadas por crianças. Estas são a escalada esportiva, que usa âncoras de segurança, e a escalada artificial, que é praticada em paredes de escalada.

“A escalada consiste em subir uma parede completamente vertical, fazendo uso de força, motricidade e concentração.”

Benefícios da escalada para crianças

A prática de escalada para crianças apresenta as mesmas vantagens de quase todos os esportes: combate o sedentarismo, queima calorias, fortalece os músculos e introduz a criança em um estilo de vida mais saudável. Além disso, também apresenta alguns benefícios específicos, que descrevemos a seguir.

  • As crianças desenvolvem o controle psicomotor entre olhos, pernas e braços, ao realizar cada movimento.
  • Melhora o equilíbrio e a agilidade, graças ao conhecimento do próprio corpo.
Muitos parques oferecem paredes de escalada para crianças.

  • Agilizam o pensamento para tomar decisões sobre os movimentos que devem realizar para avançar na parede de escalada.
  • Exercita a força, a resistência e a flexibilidade.
  • Aumento da autoestima quando percebem que podem atingir as metas estabelecidas na parede de escalada.
  • Melhora a conexão entre o cérebro e as extremidades do corpo.
  • As crianças aprendem a antecipar situações, treinando o aspecto cognitivo.
  • Todo o corpo é tonificado, uma vez que é preciso usar praticamente todos os músculos para conseguir subir.

Como você pode ver, a escalada traz tantos benefícios que vale a pena incentivar as crianças a praticar essa atividade pelo menos algumas vezes por mês. Por isso, considere e avalie as melhores opções de escalada para crianças na sua região. É imprescindível a utilização de todos os equipamentos de segurança e um instrutor certificado.