Dicas para manter as crianças longe das tomadas

· 8 de junho de 2018
Com as recomendações de segurança que vamos apresentar aqui, você poderá transformar sua casa em um lugar mais seguro para seu bebê. Lembre-se de que a curiosidade dos pequenos não enxerga os riscos: é melhor se prevenir.

Conhecer as dicas para manter as crianças longe das tomadas é fundamental, pois todos os pais desejam proporcionar aos filhos as condições de segurança adequadas dentro de casa. Dessa forma, vamos evitar perigosos acidentes.

Segundo as estatísticas, os acidentes por queimaduras ou descargas elétricas ocupam o quarto lugar dentro da lista de acidentes mais perigosos em casa. Por isso, é necessário saber como proteger nossos pequenos travessos para evitar que sofram qualquer acidente com as tomadas.

Dicas para manter as crianças longe das tomadas

As tomadas são dispositivos que permitem a passagem da eletricidade através de suas duas formas: a tomada macho, que encontramos na terminação dos fios, como os carregadores de celular, por exemplo; e a tomada fêmea, a parte que fica localizada na parede e à qual se conectam os pinos para receber eletricidade.

Ambos os dispositivos chamam a atenção das crianças pequenas. Mas talvez a tomada fêmea seja a que provoque mais a curiosidade dos pequenos. Pois, com frequência, eles tentam colocar seus pequenos dedos nas aberturas.

Felizmente, existem várias medidas de segurança para impedir que ocorram acidentes com as tomadas em casa. A seguir, vamos falar sobre as medidas mais recorrentes.

manter as crianças longe das tomadas

Prevenção de acidentes com tomadas macho

Como já comentamos, as tomadas macho são todas as tomadas que estão nos terminais dos fios dos aparelhos elétricos, ligadas por meio de um cabo. As medidas de segurança com esse tipo de tomada são as seguintes:

  • Nunca deixe carregadores elétricos ao alcance das crianças; assim como qualquer outro cabo de eletrodoméstico.
  • Os eletrodomésticos devem, na medida do possível, estar conectados em tomadas fêmeas localizadas no alto, a uma altura em que as crianças não consigam alcançar.
  • Nunca deixe o carregador de celular conectado na tomada sem estar em uso. As crianças costumam colocar objetos na boca; se ela colocar na boca um carregador conectado à tomada, pode tomar um choque.
  • Evite que as crianças tenham contato visual com os cabos. Assim, você vai evitar a curiosidade e o interesse dos pequenos por pegá-los.

 “Segundo as estatísticas, os acidentes por queimaduras ou descargas elétricas ocupam o quarto lugar dentro da lista de acidentes mais perigosos em casa.”

Prevenção de acidentes com tomadas fêmea

As tomadas fêmea são aquelas que estão localizadas nas paredes. Elas são muito perigosas, pois as crianças tendem a colocar seus dedos ou tentar colocar seus brinquedos nos orifícios das tomadas.

A solução para conseguir ter segurança em casa e desviar a atenção das crianças das tomadas é comprar protetores para tomadas fêmeas. Nesse sentido, o ideal é cobrir todas as tomadas que estejam ao nível do chão ou a uma altura que a criança possa alcançar.

Você pode comprar protetores para tomadas fêmeas em lojas de ferramentas. Há grande variedade de formas e preços. O ideal é tentar comprar protetores que tenham a mesma cor das tomadas da sua casa; assim, passarão mais despercebidas aos olhos dos pequenos.

Além disso, quando retirar para conectar algum eletrodoméstico, não se esqueça de guardar o protetor em um local seguro. Dessa forma, você vai evitar que a criança o coloque na boca.

manter as crianças longe das tomadas

Prevenção de acidentes com tomadas fêmea quando estivermos fora de casa

Agora já sabemos como é fácil prevenir acidentes com tomadas fêmea em casa. Entretanto, o que podemos fazer quando estivermos viajando?

Uma solução muito efetiva é sempre levar fita crepe para tapar as tomadas que estiverem nos espaços em que a criança vai ficar.

O motivo da escolha da fita crepe é bastante simples: sua cor é discreta e sua textura – ela é feita com papel – passa despercebida pelas crianças.

Caso, por algum motivo, você não possa levar fita crepe, peça alguns band-aids na recepção do hotel em que você estiver hospedada. Eles também servem para tapar as tomadas fêmeas. Devido a sua alta capacidade de adesão, será muito difícil para que as crianças consigam tirar.

Como você pode ver, tomar algumas medidas mínimas de segurança pode ser muito fácil. Assim, vamos conseguir evitar sustos ou momentos de tensão com nossos pequenos por culpa da nossa imprudência ou da curiosidade deles. Não espere mais: aplique essas simples dicas na sua casa. Sem dúvida, você poderá respirar mais tranquilamente.