Dicas para uma melhor preparação para o parto natural

Dicas para uma melhor preparação para o parto natural

Última atualização: 19 outubro, 2017

Fazer uma melhor preparação para o parto natural é muito importante na hora de trazer o seu filho ao mundo. Se preparar adequadamente não é nada mais nada menos do que a disposição voluntária de enfrentar a experiência do parto com muito amor.

A preparação para o parto natural é um processo de aprendizagem, autoconhecimento e acondicionamento, que buscamos de acordo com as recomendações mais indicadas por especialistas no assunto – e a nossa própria intuição.

Se você teve uma gravidez saudável provavelmente não terá complicações durante o parto. Sabemos que existem muitos fatores internos e externos que não dependem de nós. Muitos desses fatores são de responsabilidade da equipe médica, e especialmente do obstetra e do ginecologista que nos acompanha.

No entanto você ficará surpresa ao descobrir que pode fazer muito para evitar alguns contratempos que possam ocorrer durante o parto natural. Na verdade, muito mais do que imagina! A seguir lhe contaremos como fazer a melhor preparação para o parto natural.

A mulher que opta pelo parto natural sabe que a sua decisão envolve uma experiência bastante dolorosa como papel proativo principal. Por quê? Porque as mulheres têm um maior controle sobre tudo o que envolve a experiência do parto sem a ajuda de medicamentos (ou com a menor quantidade possível) e, em geral, com a menor intervenção “artificial” possível.

No parto natural uma mulher pode ter controle sobre o seu próprio progresso e fazer as adaptações necessárias. Por exemplo, ela pode controlar melhor a posição que for mais confortável, sem que nada e nem ninguém a obrigue a manter uma única posição.

Pais segurando e beijando seu bebê

Ao contrário do que se pode pensar,um parto natural não é uma demonstração de força. Não é um espetáculo para se gabar para os outros. É simplesmente uma experiência inesquecível para a mãe.

Lembre-se de que o corpo feminino é projetado anatomicamente para ter uma alta tolerância à dor e poder dar à luz. Apesar disso no momento do parto a mulher também pode encontrar outras formas de força.

Vantagens e desvantagens do parto natural

Vantagens

A vantagem do parto natural é que a mulher tem controle de seu corpo. Sendo assim ela pode sentir e decidir o ritmo que passará por cada etapa do parto.

Além disso, ao não permitir uma “invasão” artificial por meio de medicamentos e procedimentos invasivos, são eliminados os riscos de efeitos colaterais de algumas medicações ou outros agentes externos. Da mesma forma, o bebê não será afetado por esses elementos.

Outra vantagem do parto natural é que as mulheres têm uma experiência mais concreta ao passar de “grávida”, para “mãe oficial” de um novo ser humano.

Quando a mulher opta por experimentar todas as sensações com os seus cinco sentidos bem despertos, o parto se torna uma forma de expressar amor pelo bebê. Desta forma a mulher sente-se claramente mais motivada para iniciar a maternidade.

Para muitas mulheres o sentimento de controle ajuda a diminuir a intensidade da dor.

Poder controlar o seu corpo lhe dá força para enfrentar cada estágio até o nascimento de seu bebê. Uma vez que o parto acaba as novas mamães se sentem plenamente realizadas.

Desvantangens

Se a mulher optar por um parto em um ambiente não clínico e/ou hospitalar, os riscos aumentam em todos os sentidos por não ter uma equipe de saúde disponível para ajudá-la em caso de emergência. Neste caso, a principal desvantagem é que aumenta-se os riscos de infecção, hemorragia vaginal e/ou quaisquer outras complicações, que possam surgir e desencadear uma situação de emergência.

Se durante o parto natural a mulher não conseguir resistir à dor como imaginava é melhor solicitar atendimento médico imediato. Isso não torna a mulher covarde ou menos forte. Pelo contrário, é admirável o fato que, desde o início, ela tenha tomado a decisão de ter um parto natural. Isso demonstra a sua força de vontade pelo compromisso que assumiu.

Para conseguir uma experiência saudável é necessário lembrar que devemos respeitar o nosso corpo e não forçar os limites. Se algo não acontece de acordo com o planejamento é importante saber se adaptar às circunstâncias.

Dicas para a melhor preparação para o parto natural

A seguir lhe apresentamos as melhores dicas para a sua preparação para o parto natural. Ao longo dos nove meses de gravidez seguramente você tirará essas dicas de letra, pois todas são bem simples e não lhe trarão nenhuma dificuldade.

Mulher grávida com fotos de ultrassom sobre a barriga

Se tiver quaisquer dúvidas ou preocupações não hesite em consultar o seu médico pessoal ou um especialista.

A preparação para o parto natural deve começar a partir do momento em que a mulher descobre que está grávida.

  • Informe-se! Quanto mais conhecimento você tiver sobre o assunto mais preparada estará e melhor poderá controlar a experiência.
  • Faça uma dieta equilibrada. Embora estejamos cansados de ouvir, a alimentação influencia diretamente todos os aspectos de nossas vidas e por isso é fundamental cuidá-la.
  • Pratique exercícios de respiração regularmente.
  • Faça atividades físicas moderadas. A ioga pré-natal é uma excelente opção.
  • Participe de cursos pré-natais o máximo possível. Você aprenderá técnicas de relaxamento  que serão fundamentais para gerenciar a intensidade da dor durante o parto.
  • Faça meditação guiada. A meditação é muito útil, pois dessa forma poderá criar um refúgio psicoemocional que pode recriar durante o parto.
  • Aprenda a fazer automassagens. É importante que você aprenda a conhecer seu corpo, quais pontos lhe ajudam a relaxar, quais ajudam a liberar tensão ou dor, etc…

Lembre-se de que nenhum conselho será útil se você não gerenciar o seu progresso. Para alcançar o objetivo desejado de alcançar um bom parto natural, é preciso reservar um tempo para estabelecer uma disciplina, que a permita monitorar o seu progresso.

Assim como muitas outras questões, com paciência e perseverança será possível alcançar melhores resultados. Ninguém nasce especialista, todos aprendem pouco a pouco. É uma questão de se aprofundar sobre o conhecimento do próprio corpo para poder fazer a melhor preparação para o parto natural.

Elaborar um plano de parto será muito útil para poder aplicar todas essas dicas.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.