Dicas para recuperar a forma após o parto

· 26 de janeiro de 2019
O corpo da mulher muda muito durante a gravidez. No entanto, com uma boa dieta e um plano de exercícios adequado, recuperar a forma pode ser mais fácil do que você imagina.

É comum que muitas mulheres queiram estabelecer imediatamente uma rotina de exercícios e uma dieta rigorosa para recuperar a forma após o parto.

Claro que isso não é uma obrigação e ninguém deveria exigir isso. Afinal, é preciso entender que a maternidade muda o corpo da mulher de maneira drástica e que a sua recuperação não é imediata.

Se a mãe estiver com boa saúde, não deve ser pressionada para voltar a ter a forma que exibia antes. Essa deve ser uma decisão pessoal para se sentir bem consigo mesma e nada mais do que isso.

Nem todas as mulheres acham ruim ter uns quilos extras. Inclusive, muitas adoram suas estrias, uma vez que simbolizam a maternidade. Por outro lado, há também aquelas mulheres que se sentem bem apenas com uma barriga lisa, pernas tonificadas e um corpo dos sonhos.

É sempre um bom momento para aumentar a autoestima e procurar alternativas mais adequadas à situação. Nessa fase principalmente, devido ao cuidado extra que se deve ter depois de trazer um ser ao mundo.

Recuperar a forma após o parto pode ser alcançado com uma boa dieta e uma rotina de exercícios diários. Não é uma tarefa impossível, é preciso somente perseverança e convicção.

Tenha em mente que as mudanças não serão vistas da noite para o dia. É um processo longo e leva tempo para conseguir obter bons resultados.

Antes de iniciar a missão de recuperar a forma após o parto, é muito importante consultar um especialista para acompanhar esse processo.

Ele será responsável por elaborar um plano junto com você, de acordo com as suas necessidades. Com isso, vai poder orientar sobre as quantidades necessárias de alimentos, o cronograma e os tipos de exercícios que serão realizados.

Dicas para recuperar a forma após o parto

Alguns médicos especialistas recomendam começar a recuperar a forma somente 4 meses depois de dar à luz. Isso porque durante esse período os órgãos voltam ao seu lugar, os hormônios ficam um pouco mais estabilizados e o metabolismo começa a acelerar.

A cinta pode ajudar a recuperar a forma após o parto.

Além disso, a mãe estará mais adaptada à rotina do bebê. Dessa forma, fica mais fácil se organizar e começar uma rotina de exercícios e práticas, tais como as mencionadas a seguir:

Sem pensamentos negativos

É necessário encarar esse desafio com pensamentos positivos, recebendo apoio de seus entes queridos. A negatividade influencia no fracasso dos objetivos propostos. A mente sempre domina o corpo, portanto, todo desafio deve ser assumido com a melhor atitude.

Ter uma gravidez ativa

Durante os nove meses, é recomendável continuar se movendo constantemente. Isso inclui caminhar, fazer ioga, aeróbica e levantar pesos leves. Assim, após o parto, o corpo já estará acostumado a uma rotina e retomá-la será mais fácil.

Amamentação

Alimentar o bebê faz com que a mãe gaste muitas calorias o que leva à perda de peso. Grande parte do leite acumulado sairá naturalmente. Graças a isso, em algumas semanas alguns quilos serão eliminados.

Exercícios

Os exercícios, além de muito saudáveis, impedem a formação de coágulos devido à inatividade. Lembre-se de que, se for um parto normal, será preciso esperar pelo menos dois dias para começar com os exercícios.

É aconselhável praticar exercícios simples, como mexer os pés, dobrar os tornozelos, girar o corpo de um lado para o outro e empurrar objetos não pesados com os pés.

Por sua vez, as abdominais podem ser feitas somente após 4 semanas. Esse exercício ajudará a contrair o útero, ajudando a retomar seu tamanho normal.

A partir daí, é possível intensificar a rotina de exercícios, desde que o corpo aguente e não implique um descuido em relação às necessidades do bebê.

“Recuperar a forma após o parto pode ser alcançado com uma boa dieta e uma rotina de exercícios diários”

Boa alimentação

É necessário iniciar uma dieta balanceada que inclua legumes, verduras, frutas, cereais, minerais, vitaminas e alimentos de baixa caloria.

Tudo isso vai ajudar o corpo a recuperar a energia necessária para se equilibrar com o exercício. Além disso, irão ajudar a melhorar a pele, atenuar as marcas e aumentar as defesas.

Evite as gorduras saturadas e os alimentos ricos em açúcar. Recomenda-se também cozinhar carne, preparar legumes cozidos no vapor e evitar frituras.

Cintas pós-parto

As cintas são uma boa opção para ajudar a recuperar a forma após o parto. Você só deve saber quando e como usar.

Se o parto foi por cesárea, a cinta pode ser usada após 8 semanas. Ela vai ajudar a firmar a pele enquanto você perde peso através de dietas e exercícios.

Dormir de bruços

Adotar essa posição o mais rápido possível para dormir ajudará o útero a se achatar. Da mesma forma, também relaxa as costas e as pernas, o que ajuda na postura e proporciona uma sensação de relaxamento máximo.

Beber água

O corpo precisa recuperar a estabilidade, e a hidratação tem um papel essencial nisso. Lembre-se de que somos 70% água.

A água contribui para a eliminação de toxinas e acelera o metabolismo. Portanto, as gorduras acumuladas no corpo serão rapidamente queimadas.

Embora muitas mulheres não saibam, a amamentação é uma ótima maneira de recuperar a forma após o parto.

Paciência e perseverança

É um longo caminho a percorrer. Os abdominais são os exercícios mais difíceis e lentos para dar resultados. Portanto, é preciso manter o ânimo, ser constante e paciente. Não se preocupe, logo você alcançará os objetivos.

Se você se desesperar para recuperar a forma e levar mais tempo do que o esperado, possivelmente vai desenvolver uma depressão por causa da frustração. Então, fique tranquila.

Dê ao seu corpo o tempo que ele necessita, ame-se como você é e estabeleça metas atingíveis dentro de prazos razoáveis. Com isso, você certamente terá sucesso em cada etapa concluída. Assim, conseguirá a motivação para atingir o objetivo que definiu.