13 dicas para se conectar com um adolescente

04 Julho, 2020
A fase da adolescência é uma fase complicada. Os adolescentes estão definindo a sua personalidade e, por isso, surgem dificuldades no relacionamento com os pais. Essas dicas para se conectar com um adolescente podem ajudar você a lidar melhor com esse período.

A adolescência é uma das fases mais complicadas que afeta o relacionamento familiar, mas existem dicas para se conectar com um adolescente e evitar o nervosismo e a irritação por causa do comportamento.

Todos sabemos que tanto as crianças quanto os adolescentes tomam como exemplo o que os pais ou irmãos mais velhos fazem. A maneira como enfrentamos as adversidades da vida e a qualidade dos nossos relacionamentos será a melhor herança que poderemos deixar aos nossos filhos.

Para lidar com adolescentes, é melhor que isso seja feito através do amor e da comunicação. Isso será fundamental para que possamos nos conectar com eles e oferecer apoio e orientação sempre que precisarem. A seguir, vamos mostrar algumas dicas para te ajudar na sua relação com seu filho adolescente.

Dicas para se conectar com um adolescente

Permita que ele se comunique

Com sinceridade, mostre a ele respeito e compreensão. Diga que sempre que ele precisar, você estará ao lado dele e que nunca estará ocupada demais para ele. Quando ele perceber que você tem essa disponibilidade para ouvi-lo, ele vai se sentir disposto a conversar e se comunicar com você.

Aprenda a ouvir para se conectar com um adolescente

Se você mostrar interesse em ouvi-lo, ele mesmo vai preencher os silêncios durante a conversa com os próprios sentimentos, medos, aspirações etc. Portanto, é melhor se abster de encerrar as conversas com sermões ou conselhos que não foram pedidos.

dicas para se conectar com um adolescente

Ensine-o a amar

A maneira como expressamos e demonstramos amor, atenção e carinho em relação à família vai ensiná-lo a amar com liberdade e generosidade, e assim serão estabelecidos relacionamentos satisfatórios.

Deixe que ele se expresse

Em vez de fazer um interrogatório, deixe que ele fale sobre o que precisar para então fazer perguntas, tais como: “O que você pensa sobre o assunto?“, “Como você pensa em resolver esse problema?” ou “O que te preocupa?”. Essas perguntas levarão a uma conversa que pode ser muito produtiva para os dois.

Ganhe a confiança de um adolescente para se conectar com ele

Temos que mostrar que ele pode confiar em nós, que não vamos deixá-lo com vergonha nem vamos ficar histéricas porque ele está nos contando a verdade. Quanto mais confiança ele tiver em nós, mais poderemos dar conselhos sobre as dificuldades da vida e ajudá-lo, se necessário.

Coloque-se no lugar dele

Para se conectar com um adolescente, devemos tentar ver o mundo através dos seus olhos de adolescente, e não através dos nossos, como adultos. Se nos empenharmos em controlar as ações do adolescente e para que ele se comporte de outra maneira, estaremos apenas o afastando de nós.

Aceite as amizades

Mesmo se não gostarmos das amizades do adolescente, devemos aceitá-las e nos permitir a oportunidade de conhecê-las. Aceitar os amigos ou a(o) namorada(o) é a melhor maneira de fortalecer o nosso vínculo com os adolescentes.

Podemos aconselhar, informar, mas nunca falar mal dos seus amigos. É o próprio adolescente que deve perceber se essa amizade realmente é interessante ou não.

Outras dicas para se conectar com um adolescente

Valorize os sentimentos dele

Mesmo se considerarmos que os relacionamentos românticos dele são ruins, não devemos criticá-los sem levar em consideração o impacto emocional das nossas palavras, já que ele pode estar mais envolvido emocionalmente do que pensamos.

Seja compreensiva para se conectar com um adolescente

Quando surgir um problema, uma tristeza ou uma decepção, a melhor coisa que podemos fazer é dar um abraço, um beijo, um carinho ou simplesmente dizer “sinto muito”, mostrando a ele o nosso apoio incondicional e evitando dizer “eu avisei”. Em suma, o que ele precisa é se sentir protegido e informado.

se conectar com um adolescente

Dê atenção

Ao ignorá-lo, estaremos produzindo o mesmo efeito de criticá-lo. Se não lhe dermos atenção, ele pode pensar que ninguém se importa com ele ou que ele está sendo rejeitado. É exatamente nesse momento que os adolescentes usam meios negativos para chamar atenção.

Lembre-se de que os adolescentes são muito vulneráveis

Por mais que tentem se passar por confiantes ou agressivos, precisamos ter em mente que eles ainda são muito vulneráveis. Essa é apenas uma maneira de vestir uma armadura para que possam se proteger. Aconteça o que acontecer, eles precisam do nosso amor e reconhecimento.

Motive-o a persistir

Quando o adolescente pensa que está destinado ao fracasso, ele perde a autoconfiança e para de tentar. Nesse momento, a nossa missão é incentivá-lo a persistir e tomar outra direção que seja mais adequada às suas habilidades.

Ajude-os a se recuperar

Os adolescentes muitas vezes se retraem, sentindo-se tristes e desesperados. Portanto, precisamos incentivá-los a superar esse estado mental e mostrar como eles podem superar as dificuldades emocionais para que consigam pensar em como podem resolvê-las.

Essas são algumas dicas que podem ajudar você a se conectar com um adolescente. Assim, em vez de se preocupar, esses segredos podem ajudar você a se entender com o seu filho adolescente para, dessa forma, ajudá-lo a passar por essa fase crítica.