Diferenças entre pedagogia e didática

Pedagogia e didática são dois conceitos muito importantes na educação, mas não significam a mesma coisa. Descubra as diferenças entre os dois!
Diferenças entre pedagogia e didática
Ana Couñago

Escrito e verificado por a psicóloga Ana Couñago.

Última atualização: 15 novembro, 2022

Quando se fala em educação, é inevitável falar de pedagogia e didática. Muitas pessoas acreditam que esses conceitos são sinônimos, mas não são, embora estejam intimamente relacionados. A seguir, explicaremos qual é o significado de cada um desses termos e quais são as diferenças entre os dois.

Mas antes de nos aprofundarmos nesse tema, cabe esclarecer que um não poderia existir sem o outro, pois a didática é parte fundamental da pedagogia. Você quer entender melhor a que estamos nos referindo com isso? Vamos lá!

Definição de pedagogia e didática

Pedagogia é a ciência social que visa estudar tudo relacionado à educação, contando com conhecimentos da filosofia, antropologia, história, sociologia, psicologia, etc.

Os pais apoiam a filha nos estudos graças à pedagogia e à didática.

A palavra pedagogia vem etimologicamente do grego paidós, que pode ser traduzida como ‘criança’ e agogia, que significa ‘guiar’. Portanto, pode-se dizer que esse conceito significa literalmente ‘guiar a criança’.

Por sua vez, a didática é a disciplina que se concentra no estudo do processo de ensino-aprendizagem, com base em teorias pedagógicas. Assim, a didática é considerada um ramo da pedagogia.

Etimologicamente essa palavra deriva do grego didaskein, que significa ‘ensinar’, e tekne, que significa ‘arte de’. Ou seja, a didática é ‘a arte de ensinar’.

“A arte de ensinar é a arte de auxiliar a descoberta.”

-Mark Van Dore-

Assim, levando em conta todo o exposto acima, pode-se afirmar que o objetivo final da pedagogia é formar o ser humano. E, para isso, a didática é necessária.

Diferenças entre os dois conceitos

Agora que você conhece a definição de pedagogia e didática, é hora de ver quais são as múltiplas diferenças entre os dois conceitos.

Por um lado, a pedagogia:

  • Estuda a educação em um sentido amplo e global.
  • Responde à pergunta: Como educar?
  • Tem como foco orientar o educador.
  • Destina-se a todas as pessoas, independentemente da idade.
  • É resumida em um programa ou projeto educacional específico.
  • É um conhecimento teórico-prático.

Por outro lado, a didática:

  • Estuda uma parte específica da educação. Especificamente, estuda o conjunto de métodos, técnicas e estratégias para favorecer o ensino e a aprendizagem.
  • Responde à pergunta: Como ensinar?
  • Tem como foco orientar o professor.
  • É voltada para crianças e adolescentes que estudam dentro de um sistema educacional.
  • É refletida no currículo educacional que é colocado em prática na sala de aula.
  • É totalmente prática.

Vale ressaltar que a psicologia desempenha um papel fundamental na didática, pois fornece os conceitos fundamentais para compreender os processos de aprendizagem nas diferentes fases da vida.

Por outro lado, a didática:

  • Explora os mecanismos e princípios de aprendizagem e formas de se tornar mais eficaz.
  • Estuda os princípios da ação educacional e como os alunos aprendem.
  • Desenvolve métodos e recria condições de ensino para os melhores resultados.
  • Analisa e propõe modelos que regem as formas de organização do trabalho educativo nas escolas.

A relação entre educação, pedagogia e didática

Para entender a relação entre educação, pedagogia e didática, é necessário conhecer a definição de educação. Assim, a educação é o processo multidirecional através do qual se pretende desenvolver as potencialidades das pessoas ao longo de todo o ciclo de vida e em diferentes contextos (família, escola, bairro, etc.).

Mães realizando homeschooling com seus filhos usando o método AEIOU.

Mas a educação, para ser efetiva, requer uma ciência que a estude, e esta é a pedagogia. Da mesma forma, essa ciência precisa ser aplicada, e para isso existe a didática, que coloca em prática as teorias da pedagogia no ambiente escolar.

Em suma, falar de educação implica falar de pedagogia e, por sua vez, falar de pedagogia implica falar de didática. Portanto, esses três conceitos nunca devem ser separados. De fato, essa mesma ideia é refletida pelo renomado pedagogo cubano Justo Alberto Chávez Rodríguez na seguinte frase:

“Se prática e teoria não podem ser separadas, pedagogia e didática também não podem ser distanciadas.”

Em suma, qualquer pessoa que se dedique à educação e ao mundo do ensino, ou pretenda se dedicar no futuro, deve ter isso e todos os itens acima muito claros para ser um bom profissional na área educacional e de desenvolvimento.


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