12 frases que desmotivam as crianças

A motivação é muito importante para a educação emocional das crianças. É por isso que é importante evitar aquelas frases que acabam com ela em um segundo.
12 frases que desmotivam as crianças

Última atualização: 27 Agosto, 2021

As crianças precisam despertar o desejo de aprender. A motivação é o seu motor mais poderoso e a base da disciplina positiva. Portanto, devemos colocá-la em prática desde a mais tenra idade.

Quando dizemos frases inadequadas para nossos filhos, mesmo sem a intenção de magoá-los, podemos desmotivá-los muito mais do que pensamos. Lembre-se de que as palavras deixam marcas profundas nas emoções das crianças. Por isso, devemos ter muito cuidado com a forma ou com o conteúdo das mensagens que transmitimos aos pequenos, principalmente quando estamos com raiva.

Neste artigo, compartilharemos 12 frases que desmotivam as crianças, para que a partir de agora você as evite completamente com seus filhos.

Frases que desmotivam as crianças

Às vezes, sem perceber, usamos frases infelizes, que podem ressoar na cabeça da criança de uma forma muito negativa. Além de afetar sua motivação, elas lembram ao pequeno que “ele não é capaz” de realizar algo desejável para nós. E ao invés de conseguir uma mudança de atitude, atrapalhamos seu caminho para a maturidade.

1. “Você é muito bagunceiro”

Não importa o quanto estejamos zangados, nunca devemos usar essa frase. Embora nossa intenção seja ajudar, conseguiremos o oposto.

A criança vai entender que ela simplesmente é assim e então não fará nada para melhorar.

Em vez disso, estabeleça regras claras a serem seguidas em casa. Por exemplo, arrumar o quarto todos os dias ou tirar a mesa depois de comer. Também é útil implementar consequências para quando as regras não forem seguidas, mas de forma alguma use um qualificador negativo para se referir ao seu filho.

2. “Você deveria ser como seu irmão ou seu primo”

Não é apropriado fazer comparações entre crianças, uma vez que, quando as fazemos, damos a elas a compreensão de que suas habilidades não têm valor e que nós não valorizamos aquelas que elas possuem. Você já pensou nisso?

3. “Estou farta de você”

mãe mãe gritando bebê poltrona raiva raiva transbordando desafio disciplina limite

Precisamos deter nossa raiva antes de dizer frases das quais nos arrependeremos mais tarde. Uma criança que ouvir essa frase acreditará que seus pais não a amam mais e isso fará com que o ódio cresça nela.

4. “Você só sabe mentir”

Antes de pensarmos que tudo o que nosso filho diz são mentiras ou exageros, devemos ouvi-lo. Se não tivermos tempo para conversar com o pequeno, não poderemos saber se o que ele nos diz é verdade ou não.

Portanto, não importa nosso cansaço no momento, temos que reservar um tempo para ouvi-lo. Assim, a criança saberá que pode sempre confiar em nós.

5. “Desse jeito você não vai chegar a lugar nenhum”

Com essa frase, estamos apenas gerando medo em nossos filhos e não um reflexo de mudança. Eles sentirão que, se os seus pais estão convencidos de que eles não serão capazes de progredir na vida, ninguém mais acreditará nisso.

6. “Não sei quando você vai aprender”

Cada criança é diferente e tem suas características e seus ritmos de aprendizagem. Algumas acham determinadas tarefas mais fáceis do que outras, mas no final todas aprendem. Devemos ser pacientes com elas e nunca censurá-las por suas demoras com essa frase.

7. “Pare de incomodar”

É normal a criança perguntar de tudo, o tempo todo. Sua curiosidade é inata e ela precisa descobrir o porquê das coisas. Às vezes os pequenos podem ser muito insistentes e isso acaba nos irritando, mas devemos evitar pronunciar nessa frase porque estaremos transmitindo a mensagem de que a curiosidade nos incomoda.

8. “Você nunca faz nada certo”

Essa frase é mais comum do que pensamos, especialmente quando os pais ficam frustrados com o desempenho dos filhos. Além de ser desmotivador, não é verdade.

Apesar das dificuldades que cada criança apresenta, sempre há pontos fortes a serem destacados. Não devemos esquecer que, para aprender, é preciso errar.

9. “A cada dia você se comporta pior”

Ao dizer essa frase , estamos falando para a criança que ela é indisciplinada e mesquinha. Logo ela internalizará isso e seu comportamento tenderá a piorar a cada dia.

10. “Você é um bebê chorão”

Se uma criança chora, ela se torna um bebê chorão ? Você tem que ter muito cuidado com essa frase, pois ela impede a validação das emoções dos pequenos. Se quando estão felizes, eles podem rir, por que não deveriam chorar quando se sentem tristes ou com medo? Não devemos prejudicar sua autoestima com essas palavras. Vamos evitá-las!

11. “Eu te disse”

Quantas vezes dissemos esta frase? Certamente muitos mais do que nos lembramos.

As crianças precisam cometer erros e aprender com seus erros. Devemos ser seus guias, mas não temos que impedi-las de cometer erros. Com essa frase, transmitimos apenas o medo do fracasso.

12. “Assim você não terá amigos”

Essa frase faz com que as crianças sintam que nunca vão se encaixar em nenhum grupo. Além disso, também pode fazer com que elas parem de tentar socializar ou fazer amigos, porque acreditam no que dizemos a elas.

Frases que desmotivam as crianças

Nessa compilação de frases que desmotivam as crianças, tentamos mostrar por que é importante evitá-las. Você provavelmente já as proferiu mais de uma vez, mas não deve se preocupar com isso, e sim propor uma mudança de comportamento.

Às vezes, a raiva nos leva a dizer palavras que não queremos e acabamos magoando nossos filhos. Por isso, é importante parar um momento para respirar e pensar muito bem no que vamos dizer a eles.

Lembre-se de que as palavras que mais nos magoam são as que vêm das pessoas mais importantes para nós.

Pode interessar a você...
Ensine ao seu filho que a motivação é algo que se constrói
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Ensine ao seu filho que a motivação é algo que se constrói

Quando estamos desanimados, qualquer atividade parece impossível. É por isso que é importante ensinar aos filhos que a motivação é algo que se cons...