É bom que as crianças durmam com a chupeta na boca?

· 29 de abril de 2019
A ação natural de sucção de uma chupeta pode acalmar um bebê inquieto e ajudá-lo a adormecer. Será que é tão ruim assim para um bebê dormir com a chupeta na boca, como muitos dizem?

As chupetas podem ser muito úteis na hora de dormir para aqueles bebês que encontram grande conforto em continuar sugando além do momento necessário da amamentação. Embora muitos pais se perguntem se é bom para as crianças dormirem com chupeta na boca, a resposta é positiva. Dormir com a chupeta não traz nenhum risco para o pequeno!

Os bebês fazem o movimento de sucção quando estão cansados, entediados ou precisam de conforto. Alguns têm uma necessidade mais forte de usar a chupeta do que outros e, nesse sentido, a sucção pode proporcionar a paz de espírito necessária para um bom descanso.

É claro que, no caso de a chupeta cair durante o sono, não é necessário colocá-la de volta na boca da criança.

No entanto, se você ainda estiver amamentando o bebê, recomendamos esperar para oferecer a chupeta; dessa forma, você terá certeza de que a amamentação está bem estabelecida. Isso geralmente leva de 3 a 4 semanas.

As chupetas podem ser usadas para acalmar seu bebê quando você souber que ele está bem nutrido e não está mais com fome.

Além disso, pesquisas mostraram que dormir com a chupeta na boca não é um fator crítico para o sono, já que não há diferenças significativas nos padrões de sono entre bebês que dormem com chupeta e aqueles que não dormem.

Portanto, os pais não devem se preocupar excessivamente se o bebê não conseguir ficar sem a chupeta quando chega a hora de dormir.

É bom que as crianças durmam com chupeta?

A resposta é sim, você pode se sentir segura em oferecer ao seu bebê uma chupeta na hora de dormir. No entanto, é necessário levar em conta algumas instruções para que o hábito aconteça da maneira mais segura possível.

Tome nota! Aqui vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre o uso da chupeta:

  • Não prenda uma corda ou coisa do tipo à chupeta, pois aumenta o risco de estrangulamento.
  • Não ofereça a chupeta ao seu bebê enquanto ele estiver aprendendo a sugar o peito para mamar.
  • Certifique-se de manter a chupeta limpa e use água quente para desinfetá-la.
  • Use o tamanho correto da chupeta, que corresponda à idade do bebê.
  • Não cubra a chupeta com nada.
  • Você só deve usar chupetas de 1 peça.
  • A chupeta deve ter orifícios para respiração no protetor (parte que fica fora da boca).

“Dormir com chupeta não é um fator crítico para o sono, visto que não há diferenças significativas nos padrões de sono entre as crianças que dormem com chupetas e aquelas que não as usam.”

Os benefícios para as crianças que dormem com chupeta

Primeiro, o benefício óbvio de usar uma chupeta durante o sono é a calma que proporciona ao bebê. Aqueles que amam chupetas não vão deixá-las de lado com facilidade, principalmente na hora do cochilo ou quando é hora de ir para a cama à noite. E, como você pode imaginar, um bebê quieto é sinônimo de pais tranquilos.

Se você perceber que o seu bebê está de mau humor na hora de descansar e quiser retirar a chupeta, pense duas vezes: lembre-se de que isso faz com que ele se sinta melhor e não tem consequências negativas para o sono. O movimento de sugar gera calma no bebê, o que faz com que adormecer seja mais fácil.

Além disso, outra importante vantagem de oferecer chupeta para o seu bebê usar durante o sono é a redução do risco de síndrome da morte súbita infantil. Na verdade, o risco cai pela metade nesses casos.

Além disso, esse instrumento pode ajudar os bebês a aprender a controlar seus sentimentos, relaxar e fazê-los se sentirem seguros quando o assunto é dormir.

com a chupeta na boca

A esse respeito, vários estudos mostraram uma correlação entre o uso da chupeta e um menor risco de síndrome da morte súbita infantil. As razões para essa consequência positiva ainda não estão claras, mas a pesquisa é bastante consistente: dar à criança chupeta à noite pode ajudar a reduzir as chances de vê-la sofrer com esse problema.

Em conclusão, lembre-se de que não é ruim para as crianças dormir com chupeta. Portanto, se você perceber que seu bebê não quer se livrar dela enquanto está dormindo, você não precisa se preocupar.

Como você pôde observar, o uso da chupeta ainda pode trazer alguns benefícios muito importantes para o bem-estar do seu bebê.