É bom usar o cinto de segurança durante a gravidez?

30 de maio de 2019
Há muitas coisas nas quais você deve pensar quando está grávida, até mesmo em atividades aparentemente normais. Isso inclui andar de carro. A seguir, vamos descobrir se é bom usar o cinto de segurança durante a gravidez.

Todas as pessoas, incluindo as mulheres grávidas, devem usar o cinto de segurança ao andar de carro. Certamente, o uso do cinto ajuda a salvar vidas e pode reduzir as chances de que você fique gravemente ferida em um acidente de carro.

Muitas mulheres que estão em plena gestação se perguntam se realmente é bom usar o cinto de segurança durante a gravidez. Você deve saber que, embora o bebê esteja protegido dentro do corpo da mãe, é necessário usar um cinto de três pontos sempre que andar de carro para uma maior proteção, até mesmo nas últimas semanas de gravidez.

O cinto de segurança deve ter três pontos de fixação. Isso significa que ele deve ter uma faixa para o abdômen e outra para o ombro. Esse tipo de cinto ajuda a manter a pressão corporal longe do bebê após um acidente.

Além disso, ajuste a parte abdominal para passar pelas coxas e quadris, fazendo isso por baixo da barriga, não pelo meio dela. Se a parte do quadril for colocada sobre a barriga, a pressão pode causar problemas na placenta e prejudicar o bebê. Por sua vez, certifique-se de usar o cinto de segurança o mais bem ajustado possível.

Colocar o cinto de segurança durante a gravidez é vital

Se há algo que todos devemos respeitar quando andamos de carro é o cinto de segurança. O mesmo acontece com as mulheres grávidas, e isso se aplica tanto aos bancos da frente quanto aos de trás.

Elas só podem andar de carro sem usar o cinto de segurança se tiverem uma razão médica para isso, além de um atestado para comprovar o fato.

usar o cinto de segurança durante a gravidez

Por outro lado, à medida que a gravidez for progredindo, pode ser desconfortável ficar sentada no carro por períodos prolongados. Portanto, se você precisar fazer uma longa viagem, planeje fazer pausas curtas a cada 90 minutos aproximadamente.

Essa estratégia serve para evitar que os tornozelos ou as pernas fiquem inchados e tensos, por exemplo. Além disso, uma almofada de espuma na parte inferior das costas também pode ajudar a prevenir as dores nessa parte do corpo.

Certamente, caso você sofra um acidente, mesmo que ele tenha sido leve e você esteja se sentindo bem, é necessário consultar a sua parteira ou médico o mais rápido possível, a fim de verificar se você e o bebê realmente saíram ilesos.

“Todas as pessoas, incluindo as mulheres grávidas, devem usar o cinto de segurança ao andar de carro.”

Dicas para usar o cinto de segurança para gestantes

Se você está grávida e quer andar de carro, deve levar em conta algumas dicas sobre a forma de usar o cinto de segurança:

  • Certifique-se de que a faixa do ombro esteja posicionada entre os seus seios.
  • Certifique-se de que a faixa abdominal esteja o mais baixa possível, passando pelos quadris e por baixo da barriga.
  • Se você estiver dirigindo e precisar abrir espaço para a sua barriga, não coloque o banco a uma distância em que você não consiga alcançar a embreagem, o freio e o acelerador. Isso pode afetar os seus tempos de resposta ao dirigir.
  • Se você mover o banco, verifique se os espelhos ainda estão no lugar certo.
  • Você sempre deve usar o cinto de segurança, mesmo no banco de trás.
  • Deslize o banco da frente o mais para trás possível para se sentar longe do airbag.
  • O cinto abdominal deve ficar abaixo da sua barriga. Ele deve caber confortavelmente através dos quadris e do osso pélvico.
  • A faixa do ombro deve ficar entre os seios e na direção da lateral da sua barriga. O cinto de segurança nunca deve passar diretamente sobre a barriga.
  • Nunca coloque a alça de ombro debaixo do braço ou atrás das costas. Se possível, ajuste a altura dessa alça para que ela fique corretamente posicionada.
  • Sempre use os dois cintos, o abdominal e o de ombro. Certifique-se de que ambos estejam bem ajustados.
Colocar o cinto de segurança durante a gravidez é vital

É bom usar o airbag durante a gravidez?

O airbag sempre deve estar ligado, esteja você grávida ou não. Nos casos em que você se sentar na frente, empurre o banco para trás o máximo que puder para manter uma certa distância entre o abdômen e o volante ou o painel.

À medida que a barriga for crescendo, é possível que você não consiga manter tanta distância entre o seu corpo e o volante. Assim, se o carro tiver um volante inclinável, certifique-se de que ele esteja inclinado em direção ao esterno, nunca em direção à barriga ou à cabeça.

Além disso, não se esqueça de que o airbag funciona em conjunto com o cinto de segurança para proteger você e o bebê de qualquer acidente ou contratempo que você possa sofrer.

Por fim, lembre-se de que usar o cinto de segurança durante a gravidez é obrigatório; a menos que o médico certifique que você não pode fazer isso por razões médicas. Se esse for o caso, então você deve apresentar o atestado caso a polícia o solicite.