É importante para as crianças comemorar o aniversário ?

12 Julho, 2018
Se não fosse pela maioria dos costumes sociais em relação à comemoração dos aniversários, nenhum adulto ou criança se importaria de comemorar esse momento.

De fato, esse é um dia bastante parecido com todos os outros do ano. No entanto, levando em consideração a importância dessa comemoração, seria uma pena que algumas crianças ficassem sem festejar seu grande dia, já que muitos dos seus amigos o fazem.

Pode-se dizer que o atrativo que uma criança percebe em relação ao seu aniversário é toda a expectativa que se cria em relação à festa. Em geral, somos nós, os adultos, que persuadimos as crianças sobre a importância de fazer aniversário e comemorar. Por isso, a maioria das crianças são condicionadas a pensar assim sobre esse assunto.

Dessa maneira, aqueles pequenos cuja expectativa cresce em relação ao dia do aniversário vão dar uma importância muito maior à comemoração se comparados àqueles que não receberam tantas promessas sobre uma eventual festa.

Como pais, portanto, devemos levar em consideração que, se de alguma forma a criança se importa com essa celebração, é conveniente fazer o maior dos esforços para comemorar esse momento.

Por que comemorar o aniversário?

Se decidimos que queremos relembrar a data do nascimento com uma grande festa, então transformamos esse momento em algo importante para todos. Comemorar o aniversário nos permite uma maior aproximação familiar, muito valiosa para produzir memórias infantis.

Além disso, é um momento propício para relembrar o dia em que seu pequeno nasceu. Dessa forma, também podemos fortalecer a conexão entre mãe e filho.

Do mesmo modo, permite à criança se sentir querida e aceita, ao saber que seu mundo é importante para a família e para os amigos. Também é uma interessante oportunidade de socializar e poder entrosar no grupo. Especialmente quando se participa das festas dos colegas também. Esses momentos proporcionam a possibilidade de compartilhar experiências comuns.

comemorar

Nunca são suficientes os motivos para escolher compartilhar lindos momentos com a família. Não se trata somente de planejar festas impressionantes. Qualquer simples reunião familiar é oportuna para que a criança sinta que é importante. Da mesma forma, nos permite conhecer melhor nosso pequeno quando estamos na fase do planejamento ou durante a comemoração. Esses momentos são propícios para que o pequeno possa colocar em prática os valores aprendidos.

Valores colocados à prova no aniversário

Na maioria dos casos, a festa de aniversário é comemorada de acordo com as tradições de cada região e família. Por esse motivo, os principais valores se relacionam à forma com que as crianças aprendem a se sentir parte de um grupo social. Conservar as tradições e transmiti-las a outras gerações são aprendizados inestimáveis.

Aprender a dividir, ter mais confiança em si mesmo e ser simples e espontâneo também são valores que podem ser desenvolvidos por meio da comemoração do aniversário. Por esse motivo, é conveniente aproveitarmos essa oportunidade para reforçar o valor da amizade. E, assim, fazer com que as crianças possam aproveitar além dos presentes e de outros bens materiais.

comemorar

O agradecimento é um valor importante a ser desenvolvido. Com a realização da festa de aniversário, será colocada à prova a sensibilidade da criança de apreciar corretamente toda a tensão que foi dedicada a ela. Por exemplo, você escolheu um tema que ela gosta e demonstrou que sabe como fazê-la feliz. Você também investiu dinheiro e esforço nessa comemoração.

Esse dia especial no qual os pais relembram o nascimento do filho, é ideal para expressar o amor que sentem. Por tudo isso, pode-se dizer que o amor vem sendo um valor que se destaca nesse tipo de comemoração. O planejamento exige amor e, além disso, quem comparece à comemoração o faz devido ao afeto em relação ao aniversariante.