É verdade que a maternidade é contagiosa?

18 Maio, 2018
Suas amigas estão grávidas? Se sim, é possível que você seja a próxima. Muitos estudos apontam que a gravidez de uma mulher pode desencadear o desejo das amigas de também se tornarem mães.

Você quer saber qual é a resposta para essa pergunta? A melhor resposta que podemos dar é que muitos estudos confirmam que a fertilidade de uma mulher influencia positivamente nas chances de suas amigas também se tornarem mães.

É preciso ter consciência de que, atualmente, a decisão de ter filhos é influenciada não apenas pelas características individuais de cada um e pelas preferências do casal. Hoje em dia, também entram no jogo as redes sociais das quais as pessoas fazem parte.

Na verdade, os pesquisadores consideram que mulheres cujas amigas se tornaram mães ficaram grávidas nos dois anos seguintes, principalmente devido à sensação de confiança e ao desejo de maternidade desencadeado.

Com certeza, a maternidade é contagiosa. Especialmente entre os primeiros 12 e 23 meses de vida de uma criança. Em seguida, essa sensação diminui até desaparecer por completo depois do terceiro aniversário de uma criança.

Por que a maternidade é contagiosa?

Além do relógio biológico, há outras duas explicações. Em primeiro lugar, mulheres que estão assustadas com a ideia de ser mães podem começar a sentir esse desejo quando veem suas amigas se tornando mães.

Em segundo lugar, a partir de um ponto de vista social, quando, em um grupo de amigas, algumas se tornam mães, é possível que nenhuma queira se sentir abandonada. Pois se isso acontecer, será a única do grupo a não compartilhar essa experiência. E, portanto, acabaria se sentindo um pouco deslocada.

Então, se o desejo de ter um filho já estava presente, quando uma amiga tem um bebê, dá o impulso ao projeto de maternidade das outras. Pois tranquiliza e incentivas as outras a passarem pela mesma experiência.

Por fim, também é mais simples manter a relação de amizade quando se criam os filhos ao mesmo tempo. Dessa forma, é mais fácil viver experiências em comum e também permite que as crianças sejam amigas desde cedo, desde o primeiros passos literalmente.

“A vida é uma chama que está sempre queimando, mas fica mais intensa sempre que uma criança nasce”

-George Bernard-

Quais os benefícios de ser mãe ao mesmo tempo que suas amigas?

Ser mãe na mesma época que suas amigas pode trazer muitos benefícios. Na prática, as amigas podem compartilhar as experiências, o que as ajuda a reduzir o estresse relacionado a assumir um novo e importante papel.

Para concluir, vamos ver uma de lista quatro benefícios de ser mãe ao mesmo tempo em que suas amigas:

1.- Um futuro amigo ou amiga para seu bebê

Muitas crianças nascem ser ter um companheiro para brincar. Por isso é uma grande vantagem ter crianças da mesma idade por perto. O fato de ter filhos na mesma época vai fazer com que os encontros entre amigas se tornem quase uma festa de criança.

2.- Compartilhar experiências

Quando uma mulher compartilha as novidades da sua gravidez com suas amigas, algumas mulheres que já tiveram filhos querem voltar a viver esses momentos.

Caso não tenham tido, o sentimento que as mães expressam quando contam as novidades sobre a gravidez motivam as mulheres ao redor a também desejar viver essa experiência.

a maternidade é contagiosa

3.- Afastar os medos e as inseguranças

Geralmente, as mulheres temem a gravidez e as responsabilidades que vão assumir a partir do nascimento de um filho. Se você está grávida ao mesmo tempo em que sua amiga, vocês poderão compartilhar medos, dúvidas e ansiedades com o objetivo de fortalecer o sentimento de segurança.

4.- Um estilo de vida parecido

Muitas futuras mamães se sentem motivadas quando uma amiga muda o estilo de vida pelo nascimento de um filho.

Quando você tem uma amiga grávida e também decide ter um filho, vocês poderão viver juntas muitos momentos que vão fortalecer o vínculo, além de poderem manter um estilo de vida parecido.

Em suma, ter um filho é uma grande incerteza, em termos sociais e econômicos. Por isso, viver essa experiência na companhia de uma amiga transforma o desconhecido em uma experiência compartilhada.

Como você pode perceber, a maternidade é contagiosa. Assim, se você tem uma amiga que está grávida e você não está, é possível que você seja a próxima!