Ecologia para crianças: experimentos que ensinam a respeitar o planeta

A ecologia é a ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente que os cerca. Portanto, aprender a respeitá-la é uma garantia para o futuro.
Ecologia para crianças: experimentos que ensinam a respeitar o planeta

Última atualização: 28 março, 2022

Cuidar e respeitar o planeta é algo que devemos aprender desde pequenos. Da natureza obtemos nosso alimento, o oxigênio que respiramos, etc. Portanto, é responsabilidade de todos ensinar as crianças a proteger o meio ambiente do qual tanto dependemos. E para te ajudar nisso propomos neste artigo 4 experimentos simples de ecologia para crianças.

Ecologia para crianças: compostagem caseira

O adubo é um fertilizante natural obtido a partir de resíduos orgânicos. É usado na jardinagem e na agricultura como fertilizante do solo e é preparado através de um processo chamado compostagem, no qual microrganismos decompõem a matéria orgânica que servirá para fertilizar nossa micro-horta. De que materiais precisamos?

  • Um recipiente de plástico com tampa.
  • Um saco de 10 litros de terra.
  • Resíduos orgânicos produzidos em casa.
  • Folhas e galhos.

Coloque o recipiente de plástico no terraço ou na varanda. É melhor que fique em um local arejado, pois o processo de decomposição produz maus odores. Adicione primeiro o solo e depois o lixo orgânico que é gerado em casa, junto com galhos e folhas que você pode coletar quando sair passear ao ar livre. Por fim, cubra e não se esqueça de mexer de vez em quando. Lembre-se de não usar restos animais, gordura ou laticínios.

Como fazer uma horta urbana para explicar ecologia para as crianças

Cultivar seus próprios vegetais não é apenas gratificante, mas também produz alimentos mais saudáveis do que aqueles que compramos. Com isso, você poderá apresentar a horticultura aos pequenos e ensinar sobre o desenvolvimento e o crescimento das plantas.

Ecologia para crianças: experiências que ensinam a respeitar o planeta.

Para melhor aproveitamento do espaço, sugerimos um jardim de escadas, seja na varanda ou junto a uma janela. Os materiais que precisamos são os seguintes:

  • Dois paletes.
  • Malha anti-erva ou saco de lixo.
  • Terra.

Coloque o palete na vertical e use cada uma das ripas transversais para fazer uma gaveta com a madeira do outro palete. Forre a base com a malha anti-ervas ou um saco de lixo preto. Encha com terra e pronto. Agora você só precisa plantar os vegetais que mais gostar. Recomendamos que você plante uma planta aromática para evitar certas pragas.

Como podemos ‘limpar’ a água?

Em casa, basta abrir a torneira para ter água potável, limpa e fresca, mas há regiões do mundo onde isso não acontece. Há crianças que percorrem vários quilômetros para ter acesso à água que nem sempre é de boa qualidade. Então propomos um experimento simples para limpar a água. Com certeza vai surpreender você!

Para isso, vamos precisar de:

  • Duas tigelas transparentes do mesmo tamanho.
  • Uma caixa de sapato.
  • Água da torneira.
  • Um pouco de areia do parque.
  • Um fio de lã com pouco mais de 1 metro de comprimento.

Coloque a caixa na posição vertical e coloque sobre ela uma das tigelas com um pouco de água. Em seguida, adicione terra a essa tigela. Coloque a outra tigela no pé da caixa e una as duas tigelas com o barbante. A corda nos ajudará a separar os dois componentes, para que possamos obter água limpa novamente.

E, finalmente, uma experiência divertida

Quem nunca quis, quando criança, descobrir o que acontece ao colocar ‘mentos’ em uma garrafa de Coca-Cola ? Aqueles que esboçaram um sorriso no rosto conhecem bem o resultado do experimento. Mas aqui só fazemos ciência segura, controlada e responsável, sem esquecer a parte divertida, é claro.

Ecologia para crianças: experiências que ensinam a respeitar o planeta.

Neste experimento, vamos aproveitar as propriedades do vinagre (ácido acético: C2H4O2) e do bicarbonato (NaHCO3) quando misturados para inflar um balão. Para esse experimento de ecologia para crianças, precisaremos de:

  • Óculos de segurança. Se você não tiver um, aconselhamos que os próprios pais realizem o experimento.
  • 1 balão.
  • Meio copo de vinagre.
  • Uma garrafa de plástico de meio litro.
  • 4 colheres de chá de bicarbonato de sódio.
  • Papel para fazer um funil.
  • Fita isolante.

Despeje o vinagre na garrafa e as 4 colheres de chá de bicarbonato de sódio no balão. Coloque a abertura do balão na boca da garrafa (cuidado para que o bicarbonato não caia ainda. Você deve se certificar de que esteja bem colocado). Agora segure o balão firmemente na garrafa com a fita e as mãos. Despeje o conteúdo do balão no vinagre e… o conteúdo da garrafa ficou quente?

Esperamos que você ache essas atividades ecológicas para crianças divertidas.

Afinal, o que é um cientista? É uma pessoa curiosa que olha pelo buraco de fechadura, o buraco da fechadura da natureza, tentando descobrir o que está acontecendo.

Jacques Yves Cousteau

Pode interessar a você...
A ecologia nos filmes infantis
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
A ecologia nos filmes infantis

Educar as crianças para respeitar e cuidar do meio ambiente desde pequenas é fundamental. Vamos falar sobre a ecologia nos filmes infantis.



  • Ecohortum. (05 junio 2014). Cómo hacer compost en tu apartamento [reseña en web]. Recuperado de www.ecohortum.com
  • Feria de la ciencia. (última consulta julio 2016). Los peque sabios. Recuperado de www.feriadelaciencia.org