Educar a partir da simplicidade

A educação infantil passou por inúmeras transformações. Passou de uma formação disciplinada e rigorosa para uma formação diferente, que se baseia na simplicidade. Como esse último método é aplicado?
Educar a partir da simplicidade
María Alejandra Castro Arbeláez

Escrito e verificado por a psicóloga María Alejandra Castro Arbeláez.

Última atualização: 04 julho, 2020

Ensinar uma criança deixa os responsáveis inquietos, sejam eles pais, avós, tios e até mesmo cada professor que lida com a formação de um pequeno ser. Formar homens e mulheres com valores, bem como indivíduos felizes, é um grande desafio. No entanto, isso nem sempre deve ser sinônimo de complexidade, pois é totalmente viável educar a partir da simplicidade.

Há uma variedade de condições que vão determinar a personalidade e o comportamento das crianças. A sua formação integral será, portanto, construída pela família, pelos amigos e pela sociedade.

A criança pode aprender algo novo a cada segundo. Inclusive, isso ocorre até mesmo desde a gestação, pois o embrião em evolução começa a ser estimulado inconscientemente pelos acontecimentos no ambiente onde está, que é o útero da mãe.

Educar a partir da simplicidade no início de suas vidas

O cérebro da criança começa a coletar informações úteis desde o momento em que ela está no úteroA música que ela ouve, a voz dos pais, os lampejos de luz e outros estímulos vão fazer com que ela reaja de maneiras particulares após o nascimento. 

Por esse motivo, é necessário que a educação das crianças seja especialmente integral durante os primeiros anos de vidaPara isso, devem ser incluídas, de maneira simplificada, todas as áreas do crescimento: perceptivo, linguístico, físico, mental, emocional e social.

Dessa maneira, em vez de sobrecarregar os pequenos, vamos permitir que eles se sintam à vontade com as diferentes atividades derivadas dessas abordagens.

Educar a partir da simplicidade

Faça do seu filho um adulto feliz

Educar a partir da simplicidade vai permitir que as crianças se afastem da frustração e do estresse que a disciplina estrita e obrigatória pode causar. Mesmo quando os limites são definidos, a maneira como isso é feito será fundamental para gerar uma reação proativa e não reativa.

Por esse e por muitos outros motivos, o método de ensino usado em casa e nas escolas mudou ao longo do tempo. O objetivo dessa mudança não é outro senão melhorar o desempenho acadêmico do indivíduo, permitindo que ele dê o melhor de si em todas as áreas por sua própria vontade e sem pressão. A prioridade é desenvolver todo o seu potencial de maneira simples desde o primeiro estágio da infância.

Estimulação cerebral infantil

Podemos educar os nossos filhos a partir da simplicidade através da aplicação de técnicas eficazes desde o momento do seu nascimento. Por meio delas, seremos capazes de estimular o seu cérebro e estabelecer hábitos que vão melhorar seu aprendizado.

Talvez algumas delas sejam tão básicas e comuns que muitos pais ignorem os benefícios da sua prática diária. No entanto, vale a pena dedicar o tempo apropriado a elas. Alguns exemplos são:

Técnica de leitura

Ler para as crianças desde cedo vai ajudar a melhorar a memória, aprimorar o pensamento e estimular a linguagem. Isso não apenas vai permitir que elas desenvolvam a compreensão narrativa e visual, como também vai criar um vínculo especial com a pessoa que se dedica a realizar esse momento especial.

“A criança pode aprender algo novo a cada segundo. Inclusive, isso ocorre até mesmo desde a gestação, pois o embrião em evolução começa a ser estimulado inconscientemente pelos acontecimentos no ambiente onde ele está.”

Sentir com os pés

A planta do pé tem milhares de terminações nervosas que fazem as crianças experimentarem sensações diferentes ao caminhar sobre tipos diferentes de piso. Com isso, o desenvolvimento do cérebro também é estimulado.

Embora o hábito de andar descalço tenha se perdido por causa do medo dos pais de que as crianças adoeçam, na verdade, é algo muito benéfico, desde que sejam tomadas as medidas de segurança e higiene adequadas.

Aprimorar o pensamento através dos quebra-cabeças

Uma maneira de educar a partir da simplicidade é através do uso de quebra-cabeças, pois eles representam uma alternativa divertida para estimular o desenvolvimento cerebral das crianças.

Esses jogos, assim como os blocos de Lego, ajudam a aprimorar as habilidades motoras finas da criança, além da percepção visual e da coordenação.

Educar a partir da simplicidade

Ao usar esse tipo de estímulo com as crianças, devemos verificar se os quebra-cabeças sejam adequados para a sua idade. Dessa forma, podemos evitar que ocorram episódios de frustração caso elas não consigam concluí-los por causa do nível de complexidade.

Essas técnicas para a formação integral das crianças promovem um desenvolvimento completo e estimulante, sem a necessidade de que elas sejam expostas a doses intensas de estresse.

Lembre-se de que é na infância que forjamos os adultos que os nossos filhos vão se tornar. Isso será conseguido com caráter, regras claras, valores e muito amor, ingredientes básicos ao educar a partir da simplicidade.

Pode interessar a você...
Como educar sem reforços ou punições de acordo com Montessori
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Como educar sem reforços ou punições de acordo com Montessori

Educar sem reforços ou punições é possível de acordo com a metodologia Montessori. Isso vai trazer muitos benefícios para a educação dos seus filho...


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Os conteúdos de Sou Mamãe servem apenas para fins educacionais e informativos. Em nenhum momento substituem o diagnóstico, o aconselhamento ou o tratamento de um profissional. Em caso de dúvida, é recomendável consultar um especialista de confiança.