O que é o efeito Batman e como ele afeta as crianças?

· 12 de março de 2019
O efeito Batman é uma estratégia usada para persuadir as crianças. No artigo a seguir, vamos te contar tudo o que você precisa saber. Certamente, você vai achar muito interessante!

O efeito Batman é uma maneira simples e divertida de mostrar às crianças que elas são mais fortes do que imaginam. Contrasta com os dias de hoje, já que é cada vez mais difícil ensinar perseverança e força mental às crianças.

Certamente, o efeito Batman permite descobrir e trabalhar uma habilidade tão importante quanto a perseverança. É uma estratégia surpreendente, que faz com que muitas crianças perseverem nas tarefas mais entediantes.

De fato, numerosos estudos mostraram que o efeito Batman afeta as crianças de maneira positiva e permite que elas obtenham um melhor desempenho e mais perseverança do que as crianças que têm uma perspectiva de terceira ou primeira pessoa.

A implementação de táticas que ajudem as crianças a evitar distrações ao trabalharem em busca de metas de longo prazo é crucial para o sucesso.

Isso é o que acontece com o efeito Batman, já que as crianças se imaginam como super-heróis e tiram toda a energia e motivação de dentro de si mesmas para completar qualquer atividade a que se propuserem.

O efeito Batman e a perseverança

A perseverança, ou a capacidade de continuar fazendo algo, é essencial para o sucesso na vida, especialmente para as crianças. Elas têm o apelo da tecnologia e a capacidade de acessar quase qualquer forma de entretenimento de forma imediata.

Dada a dificuldade que as crianças têm para perseverar nas tarefas mais complicadas e entediantes, o efeito Batman é uma estratégia muito útil que funciona de forma perfeita. Basicamente, consiste em motivar as crianças graças às suas referências, com a intenção de que imitem as suas atitudes.

 O efeito Batman e a perseverança

As crianças pequenas que interpretam um papel e que se identificam com um personagem conhecido por suas qualidades positivas podem aumentar a sua perseverança. Não se esqueça de que esta é uma habilidade que permite que elas regulem a si mesmas, evitem distrações e se concentrem em metas e objetivos.

O efeito Batman faz com que as crianças passem para um ponto de vista em terceira pessoa e pensem a partir de uma perspectiva externa.

Principalmente, faz com que elas se afastem emocionalmente das experiências pelas quais estão passando em determinado momento, o que implica uma melhor autorregulação e, portanto, uma maior perseverança.

Crianças mais perseverantes quando vestidas de Batman

Para tentar explicar o efeito Batman nas crianças, queremos nos basear em uma pesquisa que demonstrou que as crianças são mais perseverantes quando estão vestidas como o seu super-herói favorito.

O que os autores fizeram foi testar 180 crianças de 4 e 6 anos de idade para resolver um exercício em um computador. No entanto, elas também tinham a oportunidade de jogar no iPad se estivessem entediadas.

A partir daí, as crianças foram divididas em três grupos. No primeiro, as crianças tiveram que pensar sobre o seu desempenho e se estavam dando 100% de si. No segundo, elas foram convidadas a pensar em si mesmas na terceira pessoa. Finalmente, no terceiro grupo deveriam imaginar que eram um super-herói.

O experimento mostrou que as crianças do terceiro grupo foram as que passaram mais tempo trabalhando sem se distrair com a chance de brincar com o aparelho. A possível explicação é que as crianças vestidas de super-herói se identificam com esse personagem com poderes especiais e querem imitá-lo.

O efeito Batman permite descobrir e trabalhar uma habilidade tão importante quanto a perseverança. É uma estratégia surpreendente, que faz com que muitas crianças perseverem nas tarefas mais entediantes.

Posso usar o efeito Batman em casa?

Sem dúvida alguma, a resposta é afirmativa. O efeito Batman pode ser uma maneira de motivar o seu filho a limpar o quarto ou a terminar suas tarefas. De fato, pode até mesmo ser o impulso de que ele precisa e pode ser alcançado de uma forma muito simples.

Você só precisa identificar um dos seus personagens de ação favoritos. É claro, certifique-se de que seja alguém que trabalha duro e que seja uma boa referência.

A partir disso, sempre que você perceber que o seu filho está com dificuldade de se concentrar em alguma tarefa, incentive-o falando para fazer o seu trabalho exatamente como o seu super-herói favorito faria.

 Posso usar o efeito Batman em casa

Você pode até mesmo entrar na brincadeira e chamá-lo usando o nome do super-herói em questão. Isso vai entusiasmar bastante o seu filho e vai fazer com que ele se sinta mais envolvido.

De fato, é possível que ele se sinta à vontade para representar esse papel e tenha um desempenho melhor do que o de costume. Não duvide que, toda vez que a criança perseverar com sucesso, ela vai desenvolver a força mental necessária para superar os desafios mais complicados.

Em suma, o efeito Batman é um dos métodos mais úteis para motivar as crianças que têm dificuldade para focar a atenção. Como você pode observar, é uma estratégia que tem inúmeros benefícios. Então certamente será de grande ajuda para o seu filho.

  • White, R. E., Prager, E. O., Schaefer, C., Kross, E., Duckworth, A. L., & Carlson, S. M. (2017). The “Batman Effect”: Improving Perseverance in Young Children. Child Development88(5), 1563–1571. https://doi.org/10.1111/cdev.12695
  • White, R. E., & Carlson, S. M. (2016). What would Batman do? Self-distancing improves executive function in young children. Developmental Science19(3), 419–426. https://doi.org/10.1111/desc.12314