Você sabe em que momento os bebês começam a andar?

19 de fevereiro de 2019
Se você quer que o seu bebê aprenda a andar, é preciso considerar alguns fatores para saber se ele está pronto. Caso seja o momento certo, estas dicas vão servir para que ele consiga dar os primeiros passos.

Se há um momento que fica gravado para sempre na memória dos pais, esse momento é quando o bebê começa a andar. Considerando isso, podemos entender a ansiedade pela espera desse acontecimento. Por isso, não são poucos os pais que ficam impacientes e se perguntam quando os bebês começam a andar.

Você está com tudo preparado: afasta os móveis e objetos perigosos, abre espaço, dá oportunidade e fica, inclusive, com o celular à mão para registrar o momento. No entanto, parece que não é dessa vez: o bebê ainda não está pronto para dar os seus primeiros passos.

A impaciência dos pais não faz mais do que piorar a situação. Na verdade, o que não deve passar despercebido é que o bebê vai andar no momento em que estiver preparado para isso.

Se você quer saber mais sobre esse acontecimento tão aguardado, convidamos você a continuar lendo este artigo. Assim, você saberá o que esperar e como facilitar o desenvolvimento do seu filho para que ele consiga começar a andar.

A partir de qual idade os bebês começam a andar?

Pode ser que a afirmação a seguir desanime você um pouco, mas a verdade é que não há um momento determinado a partir do qual os bebês começam a andar. É um processo natural que vai depender de muitas questões, como acontece com a fala, a capacidade de engatinhar e outras.

De qualquer maneira, o normal é que isso aconteça entre os 9 e os 12 meses de vida. No entanto, você não deve se alarmar se isso acontecer com um ou dois meses de atraso. Desde que você perceba que não há nenhum sinal de algo anormal, isso pode chegar a acontecer.

Pode acontecer também de seu bebê fazer uma grande surpresa e começar a dar os seus primeiros passos aos 8 ou até 7 meses de vida.

O amadurecimento, a condição física e neurológica de cada bebê, é tão particular que é impossível estabelecer uma data fixa como parâmetro. No entanto, é preciso lembrar sim que, se ele não conseguir andar até os 18 meses de vida, será o momento de fazer um check-up com o pediatra.

andadador de bebê

O que fazer se o bebê não aprender a andar a tempo?

Caso aconteça essa última situação, você deve procurar o seu pediatra de confiança. Nessa consulta, o médico vai fazer alguns exames de rotina para diagnosticar o estado geral da criança. As causas que podem levar a esse atraso são as seguintes:

  • O bebê engatinha bem e não precisa caminhar para se movimentar.
  • É um bebê muito tranquilo e seu ímpeto de se arriscar ainda não despertou.
  • Seu processo de desenvolvimento é lento por questões genéticas ou por se tratar de um bebê prematuro.
  • Está com um pouco de excesso de peso, o que dificulta seus movimentos.
  • Falta de estímulo.
  • Problemas de vista ou de audição que podem afetar o equilíbrio.
  • Atraso psicomotor mais específico que o pediatra saberá identificar.

A verdade é que não há um momento determinado a partir do qual os bebês começam a andar: é um processo natural que vai depender de muitos fatores

Atividades para ensinar um bebê a andar

Para o momento em que os bebês começam a andar, existem determinados “exercícios” que você pode treinar para ajudá-lo a manter o equilíbrio e evitar tropeços. Claro que você deve fazê-los de maneira lúdica e divertida, não como uma exigência que ele deve cumprir com todo o rigor.

Está claro que esses exercícios só poderão ser realizados quando seu bebê estiver preparado. Mas como vou saber? Você vai perceber que ele terá força o suficiente para ficar por alguns segundos de pé (com ou sem ajuda) e que, inclusive, tem a intenção de dar mais passos.

Um dos exercícios consiste em pará-lo diante de você, segurá-lo com as duas mãos e impulsionar os pés dele com leves toques dos seus pés. Você pode fazer isso enquanto conversa para que ele sinta a sua voz e se concentre mais no processo.

bebê-caminhando

Além disso, você pode ajudar colocando o pequeno no berço e estimulando-o a andar apoiado nas barras. Uma forma de fazer isso é chamá-lo com algum brinquedo que ele goste, incentivando-o quando ele alcançar o brinquedo. Eventualmente, ele vai tentar andar sem se segurar.

Em todo o processo que o bebê começa a andar, você deve redobrar os cuidados para evitar quedas e batidas. Isso porque pode despertar nele um medo que significaria um retrocesso nesse aprendizado.

Além disso, lembre-se de que a paciência e o ânimo serão fundamentais para ele. Tudo vai acontecer no seu tempo: nada melhor do que aproveitar essa bela fase apreciando os seus avanços!

  • Adolph, K. E., Cole, W. G., Komati, M., Garciaguirre, J. S., Badaly, D., Lingeman, J. M., … Sotsky, R. B. (2012). How Do You Learn to Walk? Thousands of Steps and Dozens of Falls per Day. Psychological Science. https://doi.org/10.1177/0956797612446346