Como ensinar as crianças a economizar
Embora as crianças não tenham ou lidem com muito dinheiro, é importante que elas aprendam sobre o valor de economizar desde cedo. Ensinar as crianças a economizar vai permitir que elas aprendam a cuidar do que possuem e, com isso, garantir que, quando crescerem, elas possam ter um bom controle financeiro, sendo responsáveis com as suas finanças.
O valor da economia
Em primeiro lugar, devemos entender que economizar significa separar uma parte do dinheiro disponível ou ganho para guardar. Ou seja, o dinheiro economizado é a parte da renda que não é usada para o consumo.
Porém, economizar não é uma ação isolada, e sim um hábito que se aprende com o tempo e de forma progressiva. Isso implica uma certa capacidade de previsão e antecipação de situações, planos e projetos, ou de metas ou objetivos futuros, uma vez que o dinheiro economizado pode permitir estudar, viajar ou satisfazer algum desejo material.
Entretanto, principalmente, ter dinheiro economizado pode nos ajudar a lidar com imprevistos relacionados ao lar, à família ou à saúde.
Portanto, é importante aprender a administrar o dinheiro e ter consciência do valor da economia, já que economizar nos permite viver o presente e o dia a dia de forma mais tranquila e segura. Além disso, também vai nos permitir ter uma certa tranquilidade e uma melhor qualidade de vida no futuro. E isso não é tudo: economizar também é uma forma de consumir menos, de ter que priorizar e estabelecer o que é importante, para comprar apenas o necessário.
Como ensinar as crianças a economizar
Em algumas famílias, estipula-se que as crianças recebam um pagamento (mensal, semanal ou diário) ou que, em determinadas datas, como os aniversários, elas recebam dinheiro como presente. E é importante que, desde cedo, os pais ajudem os filhos a administrar o dinheiro. Por isso, a seguir, vamos propor algumas estratégias e dicas que vão ajudar você a ensinar os seus filhos a economizar.
Ensinar a diferença entre gastar e economizar
As crianças devem aprender a diferenciar entre gastar, que terá como resultado um benefício imediato dependendo do que comprarem ou no que gastarem, e economizar. Os pequenos devem compreender que economizar também tem benefícios e vantagens, mas que, nesse caso, esses pontos positivos vão aparecer no futuro e, para isso, eles devem aprender a ter paciência e perseverança.
As metas são importantes
Conforme você for ensinando os seus filhos a estabelecerem objetivos e metas, você também estará ensinando a economizar. Assim, se os pequenos imaginarem ou sonharem com uma viagem ou passeio, ou se sentirem a responsabilidade compartilhada com os pais de economizar para as férias na praia, então compreender o valor de economizar será muito mais fácil, motivador e satisfatório para eles.
Ofereça alternativas para economizar
Pode ser muito motivador para os filhos que os pais ofereçam diferentes maneiras de guardar suas economias. Assim, é uma boa opção comprar para eles um cofrinho de que gostem, colorido ou com o seu personagem favorito. Além disso, deixá-los escolher um canto secreto do quarto para guardar suas economias também será muito estimulante.
Faça com que participem da economia doméstica
É importante que as crianças, pouco a pouco, compreendam que tudo o que há em casa, desde a comida até os eletrodomésticos, a televisão e o computador, bem como os seus brinquedos ou as suas roupas, são produto do trabalho dos pais. Assim, os pais precisam falar sobre o dinheiro e as finanças familiares, e fazer com que os filhos entendam que o dinheiro é limitado e que é preciso muito esforço para obtê-lo.
Ensinar matemática para ensinar as crianças a economizar
A matemática não é aprendida apenas na escola, mas também em casa e na prática. Guardar dinheiro para economizar, anotar quantias poupadas, subtrair o que for gasto e contabilizar o que for adicionando às economias é um grande aprendizado para os pequenos.
Portanto, ensinar as crianças a economizar é ensinar valores, é ensinar a ser responsáveis, prevenidas e organizadas. Além disso, e não menos importante, ensinar as crianças a economizar é ajudá-las a fazer a lição de matemática todos os dias. Então, o que você está esperando para colocar essas dicas em prática com os seus filhos?
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Acevedo Mendoza, J. F. y Irrizarri Rosario, M. A. (2015). Desarrollo de estrategias efectivas para el involucramiento de los niños en el manejo de las finanzas familiares. Recuperado de https://repositorio.unphu.edu.do/bitstream/handle/123456789/1107/Desarrollo%20de%20estrategias%20efectivas%20para%20el%20involucramiento%20de%20los%20nin%cc%83os%20en%20el%20manejo%20de%20las%20finanzas%20familiares.pdf?sequence=1&isAllowed=y
- Bernal Rodríguez, Y. C. y Romero Hernández, G. P. (2018). Finanzas: un Cuento de Niños (Doctoral dissertation, Corporación Universitaria Minuto de Dios). Recuperado de https://repository.uniminuto.edu/jspui/bitstream/10656/7759/1/UVDTAF_BernalRodr%c3%adguezYennyConstanza_2018.pdf