Como motivar as crianças a aprender matemática

30 Maio, 2020
A matemática é uma das matérias que os pequenos mais têm dificuldade para aprender. Diante disso, e para facilitar essa tarefa, existem algumas orientações que os pais podem seguir em casa. As brincadeiras, a interação e a rotina podem ser grandes aliadas.

Um tópico que muitas vezes é debatido hoje em dia é a motivação das crianças para aprender na escola. Nesse sentido, um dos objetivos fundamentais do processo de ensino e aprendizagem é que as crianças enfrentem esse desafio motivadas, algo que parece difícil de alcançar.

Motivação: aspecto fundamental para aprender

Atualmente, o grande desafio do sistema educacional é motivar as crianças a aprender as diferentes matérias que lhes são propostas em cada ano escolar.

Embora a motivação seja necessária para todas as matérias ensinadas, observa-se particularmente uma dificuldade maior no processo de ensino e aprendizagem da matemática.

Normalmente, a matemática é uma das disciplinas mais difíceis de aprender. Para estudá-la, as crianças precisam de concentração e prestar atenção ao que fazem, porém, na maioria dos casos, isso é difícil para elas.

A questão é que a matemática é fundamental para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Trata-se de uma ciência que deve ser incorporada em suas vidas desde cedo.

O desafio é que, além de conhecer sua relevância, é importante fazer com que essa disciplina seja divertida para que as crianças não fiquem entediadas — um estado que leva à distração e ao desinteresse— e tenham maior predisposição para o aprendizado.

Como motivar as crianças a aprender matemática?

“Como motivar as crianças a aprender matemática?” é uma pergunta que muitos professores se fazem na hora de ensinar seus alunos. A realidade é que a maneira de motivá-las tem a ver com a busca de atividades divertidas, por meio das quais os pequenos possam adquirir os conhecimentos inerentes a essa matéria.

A habilidade de facilitar o aprendizado fará com que as crianças vejam essa ciência como uma ferramenta. Para isso, a seguir veja algumas dicas que visam facilitar e motivar as crianças a entrar nesse mundo fascinante.

Como motivar as crianças a aprender matemática

Começar a aprender matemática desde pequenos

Para que as crianças compreendam e sintam motivação para aprender matemática, é importante que a conheçam desde pequenos. A atração deve ser gerada em casa. Por exemplo, isso pode ser feito ensinando a contar até dez as coisas em casa, procurando padrões e reconhecendo formas.

Esse é um trabalho diário que se faz em casa, a partir do próprio núcleo familiar. São as sensações geradas por esse primeiro contato da criança com a matemática que, de certa maneira, vão motivá-la a descobrir esse mundo.

Aplicar a matemática na vida real

Quando as crianças começam a crescer, uma ótima maneira de motivá-las a praticar essa ciência é aplicá-la na vida real e cotidiana. Por exemplo: verificar e comparar preços de produtos no supermercado, calcular preços, ler receitas, reconhecer números no dia a dia, etc.

Não falar de maneira negativa sobre matemática

É importante que tanto pais como professores mostrem uma visão positiva sobre a importância de aprender matemática para a vida em geral. Se suas referências transmitirem que é uma matéria difícil e que não serve para nada, as crianças vão internalizar esse pensamento e não vão conseguir encontrar a motivação necessária para seu aprendizado.

“É importante fazer com que essa matéria seja divertida para que as crianças não fiquem entediadas e tenham maior predisposição para entendê-la.”

Motivar as crianças a aprender em todos os momentos

Como podemos ver, a motivação por parte dos adultos, principalmente daqueles que são referentes para as crianças, é essencial.

O motor da aprendizagem é a motivação, por isso é extremamente vital que as crianças se sintam motivadas e com vontade para aprender. Isso é importante tanto em relação a essa matéria em específico como para a vida em geral.

Como motivar as crianças a aprender matemática

Ensino por meio de brincadeiras

As brincadeiras são essenciais na vida das crianças. Ensinar matemática a elas usando atividades lúdicas é uma ótima maneira de motivá-las e engajá-las. Com as brincadeiras, o foco não é apenas o aprendizado, mas também a diversão.

Embora as crianças também devam saber que a matemática exige trabalho e esforço, o caminho para atingi-las é por meio de atividades lúdicas ou brincadeiras. Isso permitirá que elas conheçam o mundo dos números a partir de outro ponto de vista, mais divertido.

Em suma, motivar as crianças a aprender matemática é um desafio para pais e professores. Ambas as figuras devem estar envolvidas e presentes no processo de aprendizagem para que sejam o motor da motivação das crianças. Mas lembre-se: não há melhor motivação do que ensinar a partir das brincadeiras e da diversão!