Ensine ao seu filho a arte da felicidade

· 4 de julho de 2018
O que é necessário para ser feliz? Não é necessário dinheiro, nem coisas materiais. A felicidade é muito mais simples do que isso...

A felicidade é um caminho e é produto dos nossos próprios hábitos mentais, emocionais e físicos, os quais criam a química do corpo que determinará nosso nível de felicidade.

É verdade que há pessoas que são mais otimistas que outras. Mas isso pode ser uma parte inata. Embora algumas pessoas possam ter genes que criem um estado de ânimo mais feliz, grande parte do estado de ânimo das pessoas é um hábito e, como todo hábito, pode ser aprendido.

Pode parecer estranho que a felicidade seja um hábito. Mas à medida que as crianças crescem e viram adultos, elas investem no hábito de ser feliz com frequência ou, ao contrário, criam o hábito de ser uma pessoa infeliz

É muito importante que, como pais, ajudemos as crianças a serem felizes e aproveitar a vida. Mas como se pode ajudar as crianças a desenvolver hábitos que conduzem à felicidade e que servirá para construir uma vida mais plena e cheia de alegria?

Ajude a ter hábitos construtivos

Ensinar as crianças a ter hábitos construtivos para lidar com seus pensamentos é uma forma de criar felicidade. Mas como ensinar esses hábitos construtivos? Você tem que dar exemplo, levando em consideração os seguintes aspectos:

  • A gestão do estado de ânimo
  • Ter conversas positivas
  • Aprender a cultivar o otimismo
  • Praticar a gratidão
a arte da felicidade

Cultivar a diversão

Dizem que a risada é o melhor remédio para a alma e isso é totalmente certo. Quanto mais rimos, mais felizes somos… Rir pode mudar a química do cérebro e do corpo. O sorriso é uma ferramenta maravilhosa que nos faz felizes mesmo quando faltam forças. Você já percebeu como as crianças riem o tempo todo?

Com essa “estratégia”, os músculos faciais nos informam que estamos felizes e isso melhora nosso estado de ânimo imediatamente. Por isso, para poder retroalimentar o estado de ânimo de seus filhos é necessário sorrir todos os dias. E quanto mais, melhor!

Hábitos de autocuidado e bem-estar

As crianças devem saber que se elas aprendem a cuidar de si mesmas, sem depender dos demais se sentirão muito mais felizes e plenas. O exercício regular, uma alimentação sã, incluindo praticar a meditação, estão altamente vinculados com ser mais felizes. Mas se você e seus filhos têm outra estratégia mais pessoal, como escutar música, estar em contato com a natureza ou passear para se sentir bem… essas também são boas ideias!

a arte da felicidade

Ser positivo

É necessário desfrutar da arte da felicidade e nós pais temos que ensinar as crianças a serem positivas. Esse tipo de conversa interna ajuda a enxergar a parte boa das coisas e superar os obstáculos da vida.

Uma pessoa feliz deve ser capaz de se reconhecer em si mesma, se autoelogiar e saber que é capaz de fazer qualquer coisa que se proponha, mesmo que tenha que tentar várias vezes.

Encontrar a felicidade nas coisas pequenas

As crianças aproveitam mais as pequenas coisas da vida diária. É só observá-las aproveitando cada minuto de qualquer coisa. A vida cotidiana pode ser mais alegre, só tirando o melhor das pequenas coisas.

Um espetáculo do pôr do sol não deixa de ser espetacular mesmo que se repita todo dia. As crianças são capazes de aproveitar essas pequenas coisas e isso não se deve perder. Portanto, elas devem crescer sabendo aproveitar as coisas pequenas: a alegria de ler um bom livro, de abraçar os avós, de passear no parque..

É necessário que as crianças entendam que ser agradecido e fazer coisas pelos demais ajuda a cultivar a felicidade própria. A felicidade não se pode comprar, nem com dinheiro e nem com coisas materiais, porque é uma forma de aproveitar a vida a cada segundo com as pessoas que queremos à nossa volta e em nosso coração. Como você ensina a arte da felicidade aos seus filhos?