Ensine as crianças a arrumar os brinquedos sozinhas

21 de junho de 2018
Uma tarefa muitas vezes difícil, mas possível. Neste artigo, vamos falar sobre como ensinar as crianças a arrumar os brinquedos sozinhas.

Sem dúvida, é muito melhor quando as crianças brincam com brinquedos do que com aparelhos eletrônicos. Quando os brinquedos são variados é ainda melhor.

Mas mantê-los em ordem é um pesadelo para toda mãe e também para as crianças. Por isso, é preciso buscar uma solução. Veja, a seguir, como ensinar as crianças a arrumar os brinquedos sozinhas.

Primeiro: coloque tudo em ordem

Quando você tiver tomado a decisão de acabar com o problema da bagunça dos brinquedos, coloque-os em ordem primeiro. Classifique-os e agrupe os que são semelhantes juntos. Separe pequenas caixas, cestos e sacos que fecham, de maneira que você possa guardar os brinquedos sempre juntos.

Se você colocá-los em ordem primeiro, terá um critério melhor para organizar as coisas. Além disso, saberá onde cada brinquedo vai ficar. Nas primeiras vezes, você deve colocar em ordem junto com seu filho para ensinar como fazer.

Ensinar as crianças pode ser difícil, mas elas aprendem rápido se você ordenar de maneira simples. Veja algumas ideias:

Fotografe os brinquedos

Essa é a solução para todos os seus problemas! Quando você tiver classificado e separado os brinquedos, fotografe-os e plastifique as fotos para colocar no lugar onde eles devem ficar. Assim, mesmo não sabendo ler, os pequenos irão entender onde devem colocar cada caixa e cada brinquedo sem a sua ajuda. Simples e genial!

Se seus filhos têm entre quatro e cinco anos, você pode escrever o tipo dos brinquedos nas fotos. Dessa forma, você irá ajudá-los também a iniciar o processo de leitura. Se já leem, pule a etapa da foto e coloque apenas os nomes.

arrumar os brinquedos

Brinquedos grandes no chão

O que você deve fazer primeiro é separar um espaço do quarto para colocar os brinquedos maiores no chão. Seria ideal se você os colocasse encostados em uma parede ou debaixo de prateleiras para aproveitar melhor o espaço. Também é mais seguro, porque os brinquedos grandes geralmente são mais pesados. Assim, para evitar acidentes, é melhor mantê-los no chão.

Use cestos e caixas

Use cestos ou caixas que você também pode colocar no chão se forem grandes. Neles, você pode colocar brinquedos menores em maior quantidade, como, por exemplo, blocos de madeira, carrinhos, bonecas, fantasias e qualquer outro que achar conveniente.

As caixas de plástico com tampa também têm a vantagem de que podem ser empilhadas umas sobre as outras. Algumas vêm inclusive com rodinhas. Os cestos têm a vantagem de deixar os brinquedos sempre ventilados. Escolha a opção que for mais conveniente para você.

Junte o que fica junto

Esse é o princípio básico de classificação para as crianças. Por isso use-o para arrumar os brinquedos. Isso quer dizer que você não vai colocar em um lugar as massinhas e em outro os moldes e as ferramentas para brincar com as massinhas. Coloque junto o que fica junto!

Também é interessante agrupar por categorias. Ou seja, as coisas de arte em um lugar, as coisas de casinha em outro, os quebra-cabeças e jogos de tabuleiro em outro lugar. Assim, você irá deixar a organização mais fácil.

Use prateleiras ou móveis com painéis

As prateleiras ou móveis parecidos com os de bibliotecas permitem usar o espaço até o alto. Nesses móveis, você pode colocar brinquedos menores, cestos e caixas pequenas e leves, objetos de arte e jogos de tabuleiro. Lembre-se sempre de colocar a foto ou o nome para que seu filho saiba arrumar sozinho depois!

arrumar os brinquedos

De vez em quando é preciso fazer limpeza e reorganizar

As crianças acumulam brinquedos, perdem peças ou as misturam entre os jogos. Por isso, de vez em quando você vai precisar fazer uma limpeza sozinha e colocar tudo em ordem novamente.

Certamente, será muito mais fácil e simples do que na primeira vez e ajudará seu filho a continuar se sentindo mais responsável e orgulhoso por ser capaz de colocar tudo em ordem sem ajuda.

Essa oportunidade é boa também para tirar manchas e sujeiras dos brinquedos. Tenha em mãos toalhas úmidas ou um pano para que você possa manter os brinquedos em bom estado.

Você pode pedir para a criança ajudar nesse momento. Lembre-se sempre de que incluir seus filhos nas tarefas faz com que se sintam importantes e capazes. Além disso, é uma boa maneira de ensinar a ter cuidado com os brinquedos.

Pegar – brincar – guardar

Essa deveria ser a sequência de sempre: pegar o brinquedo, brincar e guardar para poder pegar outro, e começar tudo de novo!

Não é muito a se pedir, e é possível conseguir fazer as crianças entenderem essa sequência. Mas, como todo processo de aprendizado, requer um pouco de tempo para ensinar e criar o hábito nas crianças. Depois, você poderá aproveitar o tempo gasto nesse esforço.

Naturalmente, saiba que quando você tiver visitas em casa para brincar, como primos e amigos, essa regra será muito difícil de ser mantida. Provavelmente, as outras crianças não terão esse hábito e também, com certeza, cada uma vai querer brincar com algo diferente.

Nesse dia, você vai precisar ter paciência e fazer vista grossa. Também é possível aproveitar a desordem monumental que vai ficar no final do dia para fazer a limpeza e a reorganização dos brinquedos.

Recomendados para você