Ensine seu filho a falar e se comportar corretamente

02 Agosto, 2018
Falar e se comportar corretamente é colocar em prática o uso correto do idioma e as regras de educação formal para nos comunicar com nossos semelhantes.
 

Ser educado a todo momento ajuda a passar uma boa impressão sobre nós, nos possibilita sermos compreendidos de maneira correta e nos faz sentir orgulho de nós mesmos.

Ensine seu filho adolescente a falar e se comportar corretamente. Aqui em Sou Mamãe, vamos te mostrar como fazer isso.

A expressão verbal e corporal para a boa comunicação

Todos os dias, nós, seres humanos, nos comunicamos de formas diferentes. Mesmo que às vezes não tenhamos consciência disso.

Nosso corpo é um excelente transmissor de estados de humor, pois com os movimentos e gestos, somos capazes de demonstrar sentimentos e maneiras de pensar.

Um papel importante no envio e na captação de mensagens também se atribui à linguagem articulada. Quando ela não é utilizada de forma correta, não surte o efeito desejado e acarreta um efeito contrário.

Você, mamãe, deve saber que as mudanças de tempos impõem outras formas de expressão. Por exemplo, a maneira de falar das novas gerações. Mas isso não significa que a mudança dos tempos também deva aceitar como contemporâneo o mau uso do idioma.

A vulgaridade, as grosserias e os palavrões não têm nada a ver com o que é atual ou antiquado. E isso deve ser transmitido ao seu filho.

Agir com grosseria e falta de educação com aqueles que estão à nossa volta e fazer uso de gestos violentos quando conversamos nos transforma em seres humanos desprezíveis. Diga isso ao seu filho também.

Falar e se comportar corretamente
 

Por que é necessário falar corretamente?

A linguagem articulada surgiu pela necessidade que temos de nos expressar. Graças a ela, podemos alcançar uma troca de ideias e sentimentos com outros seres humanos.

Quando nos comunicamos, tentamos nos fazer entender pelos demais. Assim, criamos um fluxo de informação que se torna recíproco ao também prestar atenção em nossos interlocutores.

Através da linguagem articulada – uma faculdade puramente humana – falamos, ouvimos, emitimos e captamos ideias, utilizando sempre o idioma que escutamos à nossa volta.

Mas se não nos expressamos bem, se usamos frases e vocábulos somente utilizados em um determinado grupo, quem estiver fora dele não vai nos entender.

Se fazemos uso de obscenidades ao falar, pouca gente vai querer escutar nossas opiniões. As pessoas não vão gostar de estar perto de nós, nem de passar o tempo conosco e, menos ainda, de debater sobre qualquer tema.

Diga ao seu filho adolescente que falar palavrões não o fará ser mais popular, adulto ou forte. Muito pelo contrário! Mostre a ele que quando há conversa, tudo é mais fácil se a compreensão vier de ambas as partes.

Por que é necessário ensinar seu filho a se comportar corretamente?

Ter boas maneiras a todo momento diz muito sobre a pessoa que você é e sobre o quanto é possível esperar de você.

A seguir, oferecemos um breve resumo de alguns modos e comportamentos que você pode transmitir a seu filho para que ele se comporte como o homenzinho que você espera que ele seja.

 

Então, mamãe, diga ao seu filho que:

  • Ao jantar, não se deve pegar a comida com as mãos, nem brincar com ela usando os talheres. Jogar comida para fora do prato em um restaurante também é de muito mau gosto.
  • Seja tolerante com aqueles que estão à sua volta. Mesmo que, algumas vezes, eles o deixem à beira de perder o controle.
Falar e se comportar corretamente

  • Ao conversar ou quando estiver em público, deve-se evitar fazer caretas, enfiar o dedo no nariz, cuspir ou coçar a cabeça com insistência. Também não se deve bocejar sem colocar a mão na boca, espirrar sem cobrir a boca e o nariz, além de não pigarrear em excesso.
  • Se estiver parado e ligeiramente encostado em uma parede, não se deve levantar um de seus pés para apoiar nela com a sola de seus sapatos.
  • É preciso aprender a agradecer.
  • Gesticular em excesso também não é recomendável. Assim como gritar ou falar em um tom muito acima dos demais.
  • Nunca vire as costas para seu interlocutor, não o interrompa nem olhe constantemente para outro lado quando ele estiver falando. Escutar e comentar sobre as ideias de quem está falando conosco demonstra boa educação.
  • Deve-se cumprimentar os demais quando chegar a algum lugar e se despedir quando for embora.
 
  • Deve-se beber silenciosamente.
  • Se for mascar chiclete, faça isso com a boca fechada.
  • Deve-se aprender a pedir desculpas, pedir que o perdoem e reconhecer seus erros quando for necessário.