Ensine seu filho a não pular etapas

· 5 de julho de 2018
Viver cada momento no seu devido tempo é muito importante na vida de qualquer pessoa. Por isso, você deve ensinar seu filho a não pular etapas.

Não pular etapas significa viver de acordo com a idade que se tem.

Na infância, com os jogos, as roupas, as músicas, as histórias e as fantasias próprias de crianças.

Na adolescência, com os desejos de crescer, ser independente, conhecer o amor, aprender…

Enfim, viver cada idade com as características e as necessidades que apresenta.

Porém, existe uma tendência – que não é exclusiva desse século, mas que foi herdada – de querer se adiantar no tempo e viver como se fôssemos mais velhos, sobretudo, quando somos adolescentes.

Uma predisposição que irremediavelmente nos leva a cometer erros dos quais vamos nos arrepender a vida toda.

O ímpeto de viver durante a adolescência

Muitos adolescentes pensam que o tempo vai acabar e tentam viver cada momento ao máximo.

Para eles, não há nada mais importante que saciar a sede de diversão e colocar paixão e adrenalina em todas as aventuras.

Há muitas atividades e sonhos não realizados quando se tem 11, 12 ou 13 anos, não é verdade?

Entretanto, alguns desses adolescentes, mais que desfrutar a fase que estão vivendo, se consideram adultos. Como tais, imitam o estilo de vida daqueles que tem mais de 20 anos.

Assim, se se tratasse de imitar o esforço, a dedicação, o trabalho, a disciplina ou a não procrastinação, as mães não se preocupariam tanto.

Ao fim e ao cabo, ter um filho superdotado em bons modos e caráter pode ser uma bênção.

O lamentável, nesses casos, é que os adolescentes costumam imitar os maus comportamentos e os vícios das pessoas adultas.

pular etapas

Fumar, beber, fazer sexo sem proteção e se entregar exclusivamente aos divertimentos são alguns dos estilos mais copiados.

O ímpeto de viver durante a adolescência leva algumas pessoas a pular etapas e passar para a próxima fase com os olhos vendados pela inocência e inexperiência. Essa situação expõe os pequenos a um risco constante.

A adolescência: fase crucial do aprendizado

Mamãe, você, mais do que qualquer pessoa, sabe que a infância e a primeira juventude não são eternas, e o tempo, cedo ou tarde, cobra seu preço.

Tudo na vida tem o seu tempo. Seu filho deve saber que esse não é momento de se fazer passar por quem não é. Menos ainda de experimentar o que pode custar seu futuro ou a própria vida.

Como na história da cigarra e da formiga, mostre para ele que não se deve deixar para amanhã o que pode ser resolvido hoje. Os anos não param e a juventude que o acompanha hoje não vai ser eterna.

Estudar, aprender e dar um sentido para a vida é aproveitar ao máximo a fase que ele está vivendo.

pular etapas

Esse é o melhor momento para desenvolver a mente e estabelecer as bases de um futuro que está chegando.

Mostre para ele que, se se preparar, daqui a poucos anos ele vai ter a satisfação de se formar e ser útil a outras pessoas. Poderá ser independente, se for o que deseja, ou contribuir nas economias da família e se sentir orgulhoso por isso.

Mostre para ele que se não tomar as medidas necessárias e deixar o tempo passar sem mais nem menos, daqui um ano vai continuar sendo o mesmo de hoje. Talvez um pouco mais velho e ignorante se comparado a outra criança que estudou e aprendeu.

Ensine seu filho a não pular etapas

Mamãe, ensinar seu filho a não pular etapas significa não deixar para amanhã seu projeto de vida.

Esse fim de semana, antes do seu filho sair brincar com os amigos, peça para ele fazer as tarefas escolares ou algum estudo pendente.

Não permita que o brilho que o acompanha nessa época vá se apagando à medida que as dificuldades aparecem. Sem dúvida, as dificuldades vão acompanhá-lo caso ele decida pular as etapas pelas quais deve passar na vida. Faça com que ele reflita a respeito disso.

Ensine ao seu filho a importância de aproveitar o momento e desfrutar dos anos da infância e adolescência como um dos mais bonitos que ele vai ter na vida.

Ensine-o a usar o tempo para se preparar para o futuro, estudando e aprendendo tudo que for possível.