Ensine seu filho a ser otimista

5 de julho de 2018
Será que é possível conseguir que o seu filho seja mais otimista? Claro que sim. Veja aqui como ensinar seu filho a ser otimista!

O otimismo ou a convicção de que as coisas darão certo no final das contas é uma forma de recuperação que as pessoas têm. O melhor de tudo é o fato de ser um truque para conseguir qualquer coisa.

As pessoas que são otimistas e acham que realmente conseguirão atingir o seu objetivo são mais capazes de fazer acontecer. Além disso, têm menos chances de ficarem deprimidas e doentes. Também terão relações mais duradouras e irão viver mais tempo.

Quando a vida parece que não para de nos dar golpes baixos, você poderá fazer com que seus filhos vejam como as coisas podem melhorar, que nem tudo é tão ruim assim… e que para seguir adiante, é preciso batalhar.  evidências de que o otimismo é um traço herdado, assim como existe uma base biológica para sofrer de depressão. Mas ser otimista também é algo que se pode aprender.

Aprende-se em uma idade precoce

As pessoas aprendem desde cedo a como enxergar o mundo e saber interpretá-lo. As formas negativas são as formas mais fáceis de ver o mundo. Mas o otimismo pode ser um hábito nas nossas vidas se soubermos como devemos falar com nós mesmos e como devemos interpretar as coisas que acontecem conosco. Esse aspecto terá um impacto direto na reação emocional diante das nossas experiências.

Mesmo as pessoas que tendem mais ao pessimismo podem ter a oportunidade de aumentar o seu otimismo. Sendo assim, será que você pode ensinar o seu filho a ser mais otimista? É claro que sim! Aprenda agora mesmo a conseguir esse feito!

ser otimista

O que o seu filho pensa das coisas?

Você deve averiguar se para o seu filho o copo está meio vazio ou meio cheio. É bem fácil fazer isso, você só precisa esperar que aconteça alguma coisa e observar como o seu filho reage. Se você perceber que o seu filho é pessimista, deverá ajudá-lo a aprender a ser mais otimista, fazendo com que ele veja o copo meio cheio em vez de meio vazio.

Enfrente o pessimismo

Os pensamentos pessimistas podem fazer com que realmente aconteçam coisas ruins. Eles têm esse poder nas nossas vidas. Os pessimistas pensam de forma catastrófica e, na maioria das vezes, são profecias autocumpridas.

Por exemplo, uma criança pessimista pode pensar que não conseguirá fazer amigos na nova escola. Ao pensar assim, ela não vai se esforçar para ter novos amigos. Sendo assim, não fará novas amizades e isso a deixará estressadaPara enfrentar o pessimismo, você deverá mudar os padrões de pensamento que levam aos pensamentos negativos

Ensine o otimismo

O truque consiste em se lembrar de que forma você percebe a realidade. Você deverá ajudar o seu filho a escolher bem os pensamentos e a aprender a perceber que os contratempos ou as adversidades são algo isolado que não acontecem sempre. Deve-se evitar pensamentos do tipo “tudo acontece comigo”, “tenha má sorte com tudo”, etc.

É necessário que as crianças se deem conta de que elas têm o poder de consertar a situação e que se não puderem consertar, pelo menos poderão melhorar seu bem-estar trabalhando suas emoções. 

ser otimista

Por exemplo, se o seu filho não foi bem em uma prova, é provável que tenha sido porque não tenha estudado o suficiente para passar. Provavelmente não tem nada a ver a questão da má sorte, nem é o caso de o professor ou a professora ter cismado com ele.

Se na próxima prova ele estudar e dedicar tempo suficiente para aprender e entender as matérias, com certeza irá melhorar suas notas e se dará conta de que com esforço é possível conseguir as coisas. Também vai perceber que a sorte não tem nada a ver na maioria das vezes.

Às vezes não dá para fazer nada

Às vezes, haverá algumas circunstâncias na vida em que as coisas sairão do nosso controle. Seu filho deverá entender que não poderá fazer nada diante de algumas situações e que não tem nenhum problema caso isso aconteça. O importante é que o seu filho aprenda a buscar as formas de modificar as coisas para que elas melhorem. E se ele não conseguir… por que deve se preocupar?

É imprescindível que você trabalhe com o seu filho dia a dia para que ele tenha capacidade de ter um diálogo interna que se torne positivo. Dessa forma, ele será uma pessoa otimista e irá conseguir tudo que ele quiser na sua vida. Ou, pelo menos, vai tentar.

Recomendados para você