Ensine seus filhos a se vestirem adequadamente

9 de agosto de 2018
Sempre nos questionamos sobre quando dar novas responsabilidades aos nossos filhos. Desta vez, estaremos nos focando e desenvolvendo os melhores métodos para que os príncipes e as princesas da casa aprendam a escolher suas roupas corretamente.

A escolha das roupas pode ser um fator fundamental na formação de nossos filhos. Nós, papais e mamães, desempenhamos uma tarefa muito difícil: a formação desses lindos seres humanos. É por isso que quando decidimos colocar novas responsabilidades sobre eles achamos tão difícil.

É normal questionarmos cada passo ou cada ensinamento que nós queremos que nossos filhos aprendam, porque não sabemos se eles têm idade suficiente para entender algumas questões.

Hoje, muita ênfase é dada sobre a forma como nós, pais, devemos ensinar nossos filhos a se vestirem. Afinal, isso se tornará fundamental no desenvolvimento da sua personalidade.

Primeiro, conheça seu filho

se vestirem

Embora os consideremos ainda muito jovens, como se ainda fossem nossos bebês, nossos filhos constantemente nos mostram algo novo sobre sua personalidade a cada dia.

Com o passar dos anos, vamos os conhecendo mais e isso irá facilitar para ajudá-los com a difícil tarefa de aprender a escolher roupas adequadas.

Nos primeiros anos da vida de um filho, sempre escolhemos o que ele vai usar. Mas é aconselhável, uma vez que se aproxima a idade de 3 anos, consultá-los sobre o que eles gostariam de usar.

Como crianças, nossos pequenos precisam desenvolver e procurar vincular sua personalidade com a maneira como se vestem. Inclusive, se eles escolhem algo que não combina tanto é necessário dar um pouco liberdade de vez em quando.

Já é hora de meu filho tomar decisões sozinho?

se vestirem

Embora sejamos nós, os pais, que devemos ensinar nossos filhos, eles também precisam tomar decisões por si mesmo. Mas claro que sempre devemos supervisionar. Como indivíduos, todos nós temos gostos e preferências diferentes. Com nossos filhos, acontece o mesmo. Devemos respeitar suas opiniões.

Sempre podemos fazê-los assistir filmes e falar sobre as roupas. Ou observar as pessoas nas ruas, mostrando por que devem se vestir de determinada maneira, como, por exemplo pessoas uniformizadas, e explicar os diferentes tipos de roupas que existem. Então, pouco a pouco, eles podem ver se a roupa que escolheram para aquele dia parece apropriada para, então, continuar o processo.

Não há melhor método de ensino do que a prática. O fato de que as próprias crianças possam desfrutar da nossa maneira de lhes ensinar coisas novas é uma bênção. Elas vão adorar aprender a escolher a roupa certa. Dessa forma, você verá como seus filhos vão se tornar independentes.

Ser um guia para que nossos filhos saibam se vestir

Às vezes, nossos pequenos podem chegar a se sentir oprimidos na tomada de decisões. Isso pode ocorrer em qualquer área da vida porque, geralmente, recorrem a nós para pedir a nossa opinião. No entanto, temos que ter em mente que, às vezes, temos que deixar que eles mesmos errem. Por mais que isso nos doa.

Deverão aprender como é a vida através de suas próprias experiências. De qualquer maneira, isso não significa que não podemos ajudar

O objetivo é criá-los para que sejam pessoas independentes. Para que, no futuro, sejam indivíduos capazes de tomar suas próprias decisões sem depender de outras pessoas.

Quando tivermos ensinado essa importante “atitude de vida”, eles poderão ouvir a opinião de outras pessoas, mas terão a capacidade de discernir para não se deixarem influenciar em sua decisão final.

Devemos deixar que sejam o próprio instinto, os valores e a ética, que os guiem nesse belo processo pelo qual todos nós passamos. Ou seja, aprender o bom e o mau e saber como reagir em qualquer situação que nos seja apresentada na vida.

Como pais, somos modelos a serem seguidos. Por isso, devemos sempre tomar cuidado com as decisões que possamos chegar a tomar, já que, embora não acreditemos, as crianças estão sempre prestando muita atenção e realmente estão supervisionando todos os passos que tomamos na vida. Assim, não devemos esquecer que devemos educar com o exemplo.

Recomendados para você