A Escola da Inteligência de Augusto Cury

11 Maio, 2020
A Escola da Inteligência, baseada na Teoria da Inteligência Multifocal de Augusto Cury, visa ao desenvolvimento cognitivo dos alunos através da educação das emoções e da mente.

Augusto Cury é um psicólogo e psiquiatra brasileiro que reafirma o valor dos professores. Segundo ele, os professores são o grupo profissional mais importante das nossas sociedades, já que eles têm a responsabilidade de educar a inteligência e a criatividade dos alunos. Dessa forma, Cury criou o método que ele chama de Escola da Inteligência, o qual visa colocar os mais jovens como os protagonistas da sua própria história.

Nesse sentido, Augusto Cury fala sobre um fracasso geral das escolas atuais. Atualmente, as crianças e os jovens estão sendo bombardeados por um excesso de informações (além de tudo, sem saber muito bem o que fazer com elas), o que demanda um enorme esforço e energia mental. Como consequência, os alunos não aprendem.

“Não existem jovens difíceis, mas sim uma educação inadequada”.

-Augusto Cury –

O ponto de partida: a inteligência multifocal

O ponto de partida da Escola da Inteligência e, em geral, de todo o contexto que a envolve, é a teoria que Cury chamou de inteligência multifocal, já que ela se concentra na análise da construção do pensamento em múltiplos aspectos.

Por exemplo, depois de uma humilhação em público, o que vai definir o nosso grau de dor não será uma única dimensão ou ‘foco’, conforme denominado por Cury. Em vez disso, tudo vai depender de diversos fatores, por exemplo, a nossa personalidade, o nosso estado de humor naquele momento, o tipo de humilhação ou o local onde ela ocorreu, etc.

A Escola da Inteligência de Augusto Cury

Em suma, a Teoria da Inteligência Multifocal analisa o funcionamento da mente, bem como os fenômenos que constroem as emoções. Dessa forma, ela oferece técnicas para a formação de pensadores e habilidades para o desenvolvimento pessoal, social e profissional.

O que é a Escola da Inteligência de Augusto Cury?

Nas palavras de Cury, a Escola da Inteligência consiste em uma pedagogia baseada no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, bem como no conhecimento da mente e do comportamento.

Fundamentalmente, a metodologia da Escola da Inteligência promove a melhoria do processo de ensino-aprendizagem e das relações interpessoais por meio da educação das emoções e da mente.

Nesse sentido, aprofundando a questão socioemocional, Augusto fala sobre a importância de educar os alunos em uma ’emocionalidade rica’, que requer criatividade e sensibilidade e, ao mesmo tempo, habilidades como a empatia.

“Ser capaz de se colocar no lugar dos outros para perceber as dores e as necessidades dos outros e ter a capacidade de transformar crises em oportunidades construtivas”.

-Augusto Cury-

A Escola da Inteligência de Augusto Cury

Benefícios da Escola da Inteligência

Assim, a Escola da Inteligência é um programa educacional que traz múltiplos benefícios, que só podem ser produzidos através de bons professores comprometidos com o trabalho docente. Então, quais são as suas vantagens?

  • Gerenciamento das emoções e desenvolvimento da inteligência.
  • Habilidades para a construção de relacionamentos saudáveis ​​e para a gestão de conflitos.
  • Capacidade de combater e prevenir o bullying e o consumo de substâncias.
  • Melhoria do desempenho escolar e da aprendizagem.
  • Espírito criativo.
  • Maior qualidade de vida para todos os agentes envolvidos no processo de ensino-aprendizagem: professores, pais e alunos.

Por fim, a Escola da Inteligência de Augusto Cury é um programa desenvolvido para ser implementado nas instituições de ensino, a fim de estabelecer uma cultura do desenvolvimento da inteligência emocional e da saúde mental e social.

  • Escola da Inteligência. Escola da inteligência. Educaçao Socioemocional. Recuperado de: https://escoladainteligencia.com.br/escola-da-inteligencia/
  • Cury, A. (2016). El código de la inteligencia. Zenith. Buenos Aires: Argentina.
  • Cury, A. (2012). Padres brillantes, maestros fascinantes. Zenith. Buenos Aires: Argentina.