6 esportes de aventura para crianças

Você não conhece nenhum esporte de aventura para seus filhos praticarem? Aqui vamos apresentar algumas ideias interessantes, até mesmo para praticar em família. Confira!
6 esportes de aventura para crianças

Última atualização: 04 abril, 2022

Esportes de aventura para crianças costumam ser uma grande dor de cabeça, pelo menos para pais superprotetores. No entanto, são uma das atividades mais divertidas e completas que podemos propor aos pequenos.

Além de serem considerados uma atividade perigosa, esses esportes devem ser vistos como uma oportunidade de interação com o meio ambiente. Isso porque a maioria dessas práticas são realizadas ao ar livre e em lugares cheios de natureza.

Por fim, os esportes de aventura oferecem inúmeros benefícios nos aspectos psicológicos e motores das crianças. Você quer saber mais detalhes? Então junte-se a nós nessa jornada.

Esportes de aventura para crianças: por que não?

Se você é uma mãe superprotetora, é provável que a ideia não a convença a princípio. Mas depois de ler estas linhas, você entenderá por que seus filhos inegavelmente se beneficiarão desse tipo de prática. Embora sejam as crianças que devem aprovar a proposta, você deve tentar acompanhá-las, motivá-las e supervisioná-las.

1. Caminhada

Crianças andando em um tronco da floresta.
Mergulhar na natureza e percorrer seus recantos é uma forma de praticar esportes de aventura sem correr riscos.

Caminhar oferece a dose certa de esportes de aventura para pais preocupados. Embora seja uma opção tranquila, destaca-se como uma das mais divertidas e educativas.

Fazer caminhadas regularmente mostra que esse tipo de atividade não é perigosa ou de extrema preocupação, muito pelo contrário. Somado a isso, é uma oportunidade perfeita para integrar toda a família e compartilhar momentos de qualidade em espaços turísticos e históricos.

Por outro lado, e de acordo com uma publicação da revista Nutrición Hospitalaria, a caminhada é uma das atividades mais influentes entre crianças e adolescentes com obesidade.

2. Rafting

O rafting é um dos ramos mais famosos da canoagem e se destaca pelo alto grau de diversão. É aconselhado para crianças a partir dos 4 ou 5 anos e pode lhes proporcionar experiências inesquecíveis.

Além disso, é uma oportunidade maravilhosa para seus filhos explorarem paisagens incríveis e aprenderem mais sobre as qualidades das águas em movimento.

3. Exploração de cavernas

A exploração de cavernas ou espeleologia é um dos esportes de aventura mais curiosos para crianças. Essa atividade pode ser definida como uma combinação de caminhada, escalada e pesquisa. Existe algo mais aventureiro do que isso?

Basicamente, o objetivo é explorar o conteúdo de cada caverna, como suas rotas e o que ela esconde em seu interior.

Ressalta-se que quando essa atividade é realizada com crianças, deve ser supervisionada e orientada por profissionais da área. Aconselhamos também que você acompanhe seus filhos nesse tipo de aventura.

4. Escalada

A escalada possui duas correntes famosas: outdoor e indoor. Ambas as atividades podem ser implementadas por crianças, desde que tenham o acompanhamento adequado.

Recomendamos apresentar aos seus filhos a escalada indoor para facilitar a adaptação a uma nova aventura. Além disso, os espaços controlados são ambientes mais agradáveis em termos de intempéries ou contratempos ligados às montanhas.

No entanto, a escalada ao ar livre aproxima as pessoas da natureza, é mais relaxante e divertida. Quando você achar que seus filhos estão prontos para isso, procure o auxílio de um profissional.

5. Parques multiaventura

Os parques multiaventura se destacam como uma ótima alternativa para aproximar as crianças da aventura. Uma de suas principais vantagens é a variedade de atividades oferecidas em um só lugar. Por exemplo, tirolesa, escalada e descida de montanha, entre outras.

Além disso, esses circuitos contam com supervisão constante de profissionais treinados, o que oferece maior tranquilidade às crianças e seus pais.

Criança atravessando ponte com segurança
Os parques multiaventura contam com várias atividades juntas no mesmo local. E, além disso, são preparados e supervisionados por profissionais da área.

6. Surf

Você já visitou o mar com a família ou pretende fazer isso em breve? Sem dúvida, é uma oportunidade única para realizar diferentes atividades familiares.

Nesse sentido, o surf é um dos esportes de aventura mais ousados que podem ser realizados no meio aquático. E uma de suas grandes vantagens é que não tem limite de idade.

A única coisa que você precisa para praticar esse esporte é aconselhamento profissional. Se você se aproximar do litoral poderá perceber o número de escolas voltadas para o assunto.

Esportes de aventura: deixe as crianças escolherem!

A prática de esportes de aventura requer a aprovação dos pais, bem como sua devida supervisão. No entanto, as crianças devem ser responsáveis por escolher o tipo de atividade que desejam realizar.

Dessa forma, seu papel de mãe ou pai se concentra em aproximar seus filhos desse tipo de esporte. A motivação é crucial nesse momento, mas não se baseia em obrigação ou proibição por causa de seus próprios medos. Informe-se o suficiente e se deixe levar pela aventura!

Pode interessar a você...
5 atividades para fazer com a mamãe
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
5 atividades para fazer com a mamãe

Muitas são as atividades que as mães podem fazer com os filhos para ensinar, educar e divertir. Descubra!



  • Aguilar, M. Et al. (2013). Influencia de un programa de actividad física en niños y adolescentes obesos; evaluación del estrés fisiológico mediante compuestos en la saliva; protocolo de estudio. Nutrición Hospitalaria. Disponible en: https://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0212-16112013000300023
  • Pérez, M., Castanedo, J. & Cobo, C. (2021). El surf en la educación formal
    revisión sistemática. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación. Disponible en:  https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8074580