5 esportes de verão para as crianças se divertirem

O verão é uma das estações que proporcionam maiores oportunidades para as crianças praticarem seus esportes favoritos. Descubra quais se destacam.
5 esportes de verão para as crianças se divertirem

Última atualização: 02 agosto, 2022

Os esportes de verão para crianças devem ir além de uma simples atividade de distração.

Como mãe, você provavelmente está acostumada a manter seus filhos ocupados durante todo o ano e quer fazer o mesmo durante as férias. No entanto, os esportes de verão devem ser atividades construtivas, divertidas e motivadoras que permitam que os pequenos aproveitem ao máximo o tempo livre.

Portanto, se você ainda não pensou no que propor aos seus filhos este ano, não deixe de ler este artigo.

Esportes de verão para crianças

Aproveitar o tempo livre durante as férias de verão é essencial para o bem-estar das crianças. Portanto, na medida do possível, é conveniente que elas realizem atividades que acharem divertidas para se sentirem motivadas e não forçadas.

Mostraremos algumas opções de destaque para o verão, que podem ser praticadas em um acampamento ou clube, mas sempre sob a supervisão de um instrutor competente.

1. Natação

Quando se fala em esportes de verão, a natação não pode ficar de fora. Uma das atividades físicas esportivas mais importantes e populares do mundo talvez seja a melhor alternativa para as crianças.

A água é um meio adequado para as crianças se divertirem. Além disso, trabalhar na piscina traz inúmeros benefícios físicos e psicológicos para as pessoas.

Por último, mas não menos importante, a natação oferece vários aspectos positivos para as crianças, como o autossalvamento e a estimulação da maioria das capacidades físicas.

família snorkeling no recife do mar vida marinha peixes
Se for de férias para a praia, não se esqueça de considerar o mergulho como uma atividade para fazer com os seus filhos. Além do aspecto esportivo, permitirá descobrir as maravilhas do mar.

2. Mergulho

O mergulho com snorkel não é um esporte tradicional, muito menos comum, mas se destaca como uma alternativa nova e divertida.

Esse tipo de recomendação se aplica a todos aqueles que passam as férias de verão na praia e têm a oportunidade de ir um pouco mais longe no mar.

Além de mergulhar na água – fator que influencia positivamente o corpo -, também é possível descobrir um mundo cheio de magia perto dos recifes e da vida marinha.

No entanto, o mergulho com snorkel tem idades mínimas e máximas para a prática. Portanto, um profissional deve ser consultado antes de sua realização.

3. Caminhadas

As caminhas podem não parecer divertidas à primeira vista, mas são uma das alternativas mais divertidas para se fazer durante o verão. Claro, o aspecto interesse está relacionado ao local onde o passeio é feito.

Provavelmente, seus filhos e até o resto da família querem conhecer as montanhas, a floresta ou a selva. Por isso, aproveite para fazer um passeio a pé pelos locais mais exóticos.

Para além do aspecto esportivo, que privilegia os benefícios físicos e psicológicos, as caminhadas também contribuem para o contato com a natureza e o conhecimento da flora e fauna da região.

Aconselhamos a contratação de um guia turístico da região para transformar o passeio em uma aventura mais completa.

4. Patinação

Durante o verão, é comum abrirem vagas em grupos que praticam alguns esportes na cidade, como a patinação. Talvez essa opção não tenha o alto grau de aventura das anteriores, mas é uma atividade divertida e às vezes extrema.

Para as crianças que adoram aventura na rua, a patinação é uma boa opção para o verão. Além disso, pode ser praticado para competição ou como atividade livre em parques ou pistas especiais.

A coisa mais importante antes de praticar a patinação é se certificar de que seus filhos tenham a proteção adequada. A segurança e o bem-estar são essenciais para um bom aproveitamento da atividade.

Crianças praticando ciclismo ao ar livre, um dos melhores esportes para crianças com TDAH.
Andar de bicicleta é uma atividade muito completa e divertida para os seus filhos fazerem no verão. E se eles gostarem, podem mantê-la durante todo o ano.

5. Ciclismo

Andar de bicicleta tem várias peculiaridades. A primeira é que é uma atividade que pode ser realizada perto de casa ou em qualquer parque. A segunda é que pode ser feita em diferentes ambientes, como nas montanhas ou em trilhas.

Além disso, as crianças podem recorrer ao ciclismo como esporte de verão. A sua prática regular o torna uma alternativa saudável e divertida para fazer com a família ou os amigos.

Esportes de verão, supervisão para crianças

Qualquer uma das recomendações que oferecemos deve ter supervisão adequada por adultos. Procure utilizar monitores e profissionais focados em cada uma das disciplinas mencionadas para que seus filhos pratiquem esses esportes com segurança.

Por outro lado, lembre-se de que a importância das atividades de verão é aproveitar o tempo livre. Mas isso não significa necessariamente incluí-las na rotina do ano, apenas garantir que as crianças realmente aproveitem seus momentos de lazer.

Pode interessar a você...
6 esportes de aventura para crianças
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
6 esportes de aventura para crianças

Os esportes de aventura são uma alternativa para as crianças interagirem com o ambiente, bem como para o seu desenvolvimento psicomotor.