Estratégias para verificar a compreensão em sala de aula

24 de agosto de 2019
Muitas vezes os professores precisam desenvolver muito material em pouco tempo. Eles esperam que os alunos entendam o que estão dizendo e que retenham as informações sem maiores problemas. Para checar se o entendimento está sendo adequado, são necessárias algumas estratégias para verificar a compreensão em sala de aula.

Um dos objetivos fundamentais da educação em sala de aula é ensinar. Como professores, para sabermos se a tarefa de ensinar está funcionando bem e se os alunos estão acompanhando, existe aquilo que se conhece como estratégias para verificar a compreensão em sala de aula.

Com essas estratégias, os professores deixarão de ficar com os dedos cruzados esperando pelos resultados das provas dos seus alunos. Eles poderão saber com antecedência se o seu trabalho está sendo bem feito ou não e se conseguiram fazer com que tudo fosse compreendido.

O problema, geralmente, é que os professores confiam nessas provas para medir a compreensão uma vez que as aulas terminam, mas, independentemente do resultado, eles seguem em frente.

Geralmente, poucos professores costumam dedicar tempo para se concentrar nos pontos fracos e nos mal-entendidos no conhecimento dos alunos após as provas terem sido corrigidas. A essa altura, já é tarde demais e os estudantes geralmente já perderam o interesse.

Fica claro, portanto, que é necessário repensar como abordar a avaliação durante a aula. Nesse sentido, é necessário aproveitar o momento.

Para atingir os alunos, não basta explicar bem as coisas. Também devemos acompanhar de perto a compreensão e, no momento em que surgirem dúvidas (ou, até mesmo, uma ligeira careta de um aluno), assumir as rédeas do problema em cada aula.

evitar perguntas com respostas «sim» ou «não»

Isso pode ser feito com estas estratégias simples para verificar a compreensão em sala de aula:

É importante evitar perguntas com respostas “sim” ou “não”

É essencial evitar fazer perguntas à turma cuja resposta possa ser apenas “sim” ou “não”, bem como usar frases vagas como “Entenderam?”. Os alunos geralmente sempre respondem “sim” a essas perguntas.

Então, quando vários alunos depois admitem que estão perdidos, o professor é surpreendido. Para evitar essas surpresas e ajudar os alunos a acompanhar as ideias em sala de aula, é necessário fazer perguntas muito específicas que exijam que eles usem os novos conhecimentos adquiridos, bem como o conhecimento prévio.

Peça aos alunos para refletirem

Trata-se de pedir aos alunos, nos últimos cinco minutos da aula, para refletir sobre o tema desenvolvido e anotar em algumas linhas o que aprenderam.

O professor deve coletar essas reflexões escritas e revisá-las. Além disso, também é possível fazê-los pensar pedindo para contar como aplicariam em um ambiente prático o tema, o conceito ou as habilidade aprendidas.

Sinais manuais para verificar a compreensão em sala de aula

Outra possibilidade para verificar a compreensão é usar alguns sinais manuais preestabelecidos para qualificar ou indicar a compreensão do conteúdo pelos alunos. Essa estratégia exige o compromisso de todos os alunos e permite que o professor verifique a compreensão dentro de um grupo grande.

Por exemplo, podemos estabelecer sinais como levantar as mãos em grupo mostrando todos, alguns ou apenas um dedo. Os alunos podem mostrar cinco dedos quando acharem que alcançaram o máximo de compreensão do assunto e ir removendo dedos até deixar apenas um para indicar que acreditam ter alcançado apenas o mínimo de compreensão.

Cartazes de resposta

Os alunos criarão cartazes de resposta em algum momento para usá-los durante as aulas. Para isso, os professores podem usar o material que tiver à mão: lousas individuais, cartolina, folhas ou, até mesmo, fazer cartazes permanentes para usar ao longo do ano, com várias respostas possíveis.

Usando esses dispositivos, os professores podem verificar facilmente as respostas individuais dos alunos enquanto o grupo inteiro mostra os seus cartazes.

Algumas possibilidades são, por exemplo, um cartaz verde para indicar que tudo foi entendido, um laranja para dizer que entenderam mais ou menos e um vermelho para que fique claro que ainda há um longo caminho a ser percorrido.

a compreensão em sala de aula

O Método Socrático para verificar a compreensão em sala de aula

O Método Socrático é uma técnica que consiste em explorar ideias com um diálogo aberto entre os alunos. Ele é feito a partir da leitura e análise de um texto específico. Podemos, também, se quisermos, utilizar uma imagem, uma música ou um vídeo para essa técnica a fim de verificar a compreensão em sala de aula.

Os alunos perguntam uns aos outros sobre um tópico importante relacionado a um texto, uma imagem ou uma música escolhidos. Essas perguntas abrem um diálogo que criará respostas e perguntas adicionais.

Assim, eles aprendem a formular perguntas que abordam temas específicos para facilitar a sua própria discussão e alcançar uma nova compreensão. Os professores podem verificar o nível de compreensão do assunto, seguindo essas perguntas e respostas.

Em resumo: a maneira mais eficaz de testar a compreensão de um aluno é fazer isso enquanto a aula está acontecendo. Pedir que os alunos preencham um questionário quando acreditamos que o assunto foi entendido e, em seguida, tentar corrigir os erros e as falhas de conhecimento não vai funcionar porque eles já terão virado a página.

  • Carlos Lomas. Aprender a comunicar (se) en las aulas. 2003. Ágora digital 5.1.
  • Lorrie Shepard. La evaluación en el aula. 2006. Educational Mesasurement.