O que fazer quando uma criança fala demais durante a aula?

2 de julho de 2019
Veja algumas dicas de como ajudar em casa uma criança que fala demais durante as aulas.

Quando uma criança fala demais durante a aula, provavelmente ela também não presta atenção o suficiente, o que pode diminuir o seu desempenho acadêmico.

Às vezes, a ânsia de se socializar das crianças é tão grande que elas não conseguem identificar o momento oportuno para fazer isso. Sem dúvida, isso causa interrupções no próprio processo escolar, na disciplina e no desempenho dos colegas.

“A escuta desempenha um papel fundamental na compreensão, mais especificamente em relação às instruções, que devem ser cuidadosamente escutadas para depois agirmos de acordo. Principalmente nos anos iniciais da escolaridade, há momentos-chave nos quais está em jogo a atitude geral dos alunos em relação à escuta das instruções para a sua compreensão.”

-David Perkins (citado por Gloria Fonseca) –

Para identificar se o seu filho fala excessivamente durante a aula, você precisa de uma comunicação constante com os professores. Esta não é apenas uma questão social e comportamental, também é um aspecto importante para desenvolver a habilidade de escuta.

A seguir, você verá recomendações para fazer com que as crianças falem menos em momentos inoportunos ou nos quais é necessário que elas estejam focadas e atentas.

Como um pai deve agir se uma criança fala demais durante a aula?

Encontre a razão pela qual a criança fala demais durante a aula

O ponto de partida para responder a essa situação, que pode se complicar se não for tratada adequadamente, é saber porque o seu filho tem uma tendência a falar muito. Algumas das causas comuns são:

  • Sentir que não recebe atenção suficiente do professor e dos colegas.
  • Sentir-se desmotivado durante a aula porque precisa de atividades mais desafiadoras ou que se adaptem ao seu estilo de aprendizagem.
Encontre a razão pela qual a criança fala demais durante a aula

  • Ter dificuldade para compreender as instruções do professor, as matérias ou o material de aula.
  • Ter a necessidade de se mover ou de relaxar os músculos para voltar a se concentrar.
  • Falta de interesse pelos assuntos expostos pelo professor.
  • Ausência de assertividade na comunicação do professor.

Praticar modelos comportamentais apropriados em casa

Se uma criança fala demais durante a aula, você pode fazer exercícios em casa que a ajudem a melhorar a sua disposição na escola. É essencial que você a ensine a esperar, a ouvir e a controlar os seus impulsos.

Para começar, evite que o seu filho interrompa conversas e peça para que ele espere a sua vez de falar. Um bom modelo para esse comportamento é escolher um jogo de tabuleiro e pedir que ele espere pacientemente pelo momento de interagir.

Mantenha um ambiente tranquilo em casa

Qualquer correção ou recomendação comportamental deve ser feita de maneira respeitosa e cortês. A ansiedade e a necessidade de atenção são menores quando há um ambiente tranquilo e livre de discussões alteradas em casa. Além disso, certifique-se de fornecer um ambiente sem distrações que permita à criança se concentrar facilmente nas suas atividades.

Um bom ponto de partida é limitar a quantidade de tempo que as crianças passam em frente à televisão ou no celular. Já foi demonstrado que, a longo prazo, esse tipo de atividade interfere negativamente na capacidade de concentração.

Assim, é muito melhor que a família tenha um momento para conversar ou para fazer uma atividade divertida e relaxante em grupo.

Verifique se não há problemas de visão ou de audição

Em muitos casos, uma criança fala demais durante a aula porque tem dificuldade para ouvir ou enxergar claramente.

Por isso, a primeira coisa a fazer é descartar essas condições físicas que afetam o comportamento escolar das crianças. Depois de confirmar que o estado de saúde da criança está normal, é possível pensar em intervir na dimensão social.

Faça com que as regras da casa sejam cumpridas

Uma maneira de garantir que as crianças cumpram as regras da escola é fazer com que regras também sejam cumpridas em casa. Todas as crianças precisam ser educadas em relação às regras e à disciplina para que possam se tornar adultos emocionalmente saudáveis.

O mais importante é que você implemente as regras com paciência e perseverança para que possa ver os frutos diariamente.

Acompanhe o seu filho nos seus processos de adaptação à vida escolar

Embora possa ser estressante receber bilhetes dos professores indicando que o seu filho fala além da conta durante a aula, esta é uma situação que pode ser remediada trabalhando em equipe.

Assim, acompanhe o seu filho nos seus processos de adaptação à vida escolar para que ele tenha sucesso acadêmico e aprenda a interagir de forma saudável em todos os contextos.