Eu sou mãe de uma criança com déficit de atenção

· 30 de junho de 2018
É isso mesmo, eu sou uma mãe de uma princesa descabelada com déficit de atenção e foi o melhor presente que a vida me deu.

É ela que vira a casa de ponta cabeça em dois segundos para depois me mostrar os olhos com o olhar mais brilhante que eu já vi. Porque ela é intensa até mesmo no brilho dos seus olhos.

Minha princesa é singular, com gostos exóticos, como cavalos, Egito, ginástica, helicópteros e princesas… ela é diferente, sim, é única.

Ela sempre foi especial

Como todos os bebês que desenvolvem essa condição, minha pequena deu sinais claros desde o nascimento: era um bebê “irritável”. Ou seja, chorava com frequência e era difícil se acalmar, era difícil dormir por muito tempo, necessitou protetor de berço até que mudasse para a cama porque se mexia muito quando dormia.

Seus olhos inquietos não paravam de inspecionar tudo que acontecia ao seu redor desde o dia em que nasceu, desde aquele momento.

Também era difícil para ela se entreter com os brinquedos. Era necessário que eu me sentasse ao seu lado para ajudá-la a se manter interessada por mais tempo. Assim, fomos crescendo. Ela, seu pai e eu.

déficit de atenção

Ela é uma menina de sentimentos intensos

O déficit de atenção se manifesta nela de maneira primordial através de sua impulsividade. Ela é impaciente e tem pressa, às vezes é até desastrada. No entanto, essa impulsividade faz dela a pessoa mais amorosa que eu já conheci. Não hesita em dar os abraços mais espontâneas e sinceros, dá beijos com alegria.

Ela diz bonitos elogios, assim como vêm à sua mente. É espontânea, carinhosa e alegre. Acha alguma coisa engraçada em tudo e faz você cair na gargalhada, mesmo quando estamos em lugares onde não se ouve nem o barulho de uma mosca.

Essa impulsividade também faz com que ela seja imprudente às vezes (bom, quase sempre). Da mesma forma que diz coisas bonitas que passam pela sua cabeça, ela também diz outras coisas que não são muito educadas. Estamos trabalhando para que ela aprenda a controlar isso, e com certeza vai conseguir com um pouco de paciência e maturidade.

A perseverança é o segredo do sucesso

Se existe alguém perseverante, é ela. Os especialistas às vezes identificam essa característica própria do déficit de atenção como negativa. No entanto, para ela tem sido o segredo do seu sucesso.

Não há dificuldade que a faça parar. Ela tem um lema de vida. É algo como “se é difícil, eu tento mais vezes”. Ela é persistente, insistente e determinada. Eu a vi superar contratempos com uma firmeza admirável. Eu tenho muito orgulho da minha filha assim como ela é.

Essa insistência às vezes me irrita, confesso! Ela pode fazer a mesma pergunta inúmeras vezes com o propósito de eu dizer que sim só pela insistência. Muitas vezes ela se envolve em situações que não podem ser resolvidas e é difícil passar para outro assunto.

No entanto, estou certa de que apesar da dificuldade que ela tem para lidar com a situação, não tenho nenhuma dúvida de que vai conseguir enfrentar esse obstáculo. E nós vamos acompanhá-la com mesma perseverança que a nossa pequena nos ensinou.

déficit de atenção
É uma explosão de cores e emoções

Ainda é difícil controlar a intensidade das suas emoções. Quando ela está feliz, quer dar o céu. Quando está com raiva, se torna o seu pior inimigo em poucos segundos. E quando ela está triste, chora com as maiores e mais sinceras lágrimas que eu já vi na minha vida.

E é justamente aqui que tem sido o nosso maior desafio como pais, como educar emocionalmente respeitando suas características essenciais. Não queremos que ela deixe de ser carinhosa, espontânea e divertida. Mas se ela dominasse um pouco mais seus aborrecimentos, seguramente teria uma vida melhor.

Pois aqui vamos crescendo com o apoio de algumas terapias que nos ajudaram a formar esse grande tesouro que temos em nossas vidas. Crescendo junto com ela como pais, às vezes correndo atrás dela, e outras vezes ao seu lado.

E se fosse diferente?

Se fosse diferente não seria tão especial. O déficit de atenção junto com a sua fortaleza social têm sido sua marca registrada. Ela é única brincando com as princesas encantadoramente descabeladas com a coroa torta. E a sua boa atitude com o olhar mais brilhante já visto faz com que ela seja a mais bela entre as belas.

É imprudente, sim. Mas é tão espontânea e divertida que esses pequenos deslizes caem no esquecimento rapidamente.

É bagunceira, sim, e muito! Mas quando arruma, o faz com tanto entusiasmo que mesmo quando muda as coisas de lugar mantendo a desordem, o quarto parece ótimo.

Ela é criativa. Assim como o seu corpo e língua trabalham rápido, sua mente também. Pensa rápido, sempre tem uma explicação para tudo e uma resposta. Isso a levará ao sucesso, não tenho dúvidas.

E se fosse diferente, não seria minha princesa descabelada, falante e imaginativa, que enche meus dias de ternura sem fim e situações engraçadas. Eu a amo e não a trocaria por nada!

Não deixe que um diagnóstico, independente do que seja, determine o futuro do seu filho. Acredite nele, nos seus pontos fortes, acredite que ele conseguirá. Até onde ele pode chegar, ninguém pode saber. Mas esteja sempre lá, pronta para vê-lo triunfar.