Evolução e tipos de patinete para crianças

19 Junho, 2020
O patinete foi um dos primeiros veículos para crianças que chegaram ao mercado na primeira metade do século XX, mas ele caiu no gosto das crianças de tal forma que atualmente temos uma grande variedade de modelos, adaptados a todas as necessidades e preferências.

O patinete é um brinquedo que se baseia em uma prancha alongada fixada sobre duas rodas e que permite que as crianças se desloquem com ele tomando impulso com um dos pés, enquanto direcionam o patinete com o guidão. Você conhece todos os tipos de patinete para crianças que podemos encontrar?

Esse brinquedo se tornou tão popular no mundo todo desde as suas primeiras aparições, por volta de 1950. Atualmente, existem diferentes tipos de patinete para crianças: modernos, esportivos e até mesmo elétricos.

Sem dúvida, a utilização desse tipo de veículo representa um excelente exercício físico que, além de tudo, também permite que as crianças melhorem a sua estabilidade e orientação em relação ao espaço. Portanto, se você está pensando em comprar um patinete para o seu pequeno, não perca o guia que vamos apresentar a seguir.

História do patinete

O patinete surgiu pela primeira vez como um veículo para crianças na primeira metade do século XX. Na aparência, era muito semelhante aos patinetes de metal que podem ser comprados atualmente. A diferença é que eles eram feitos de madeira e tinham duas rodas traseiras e uma dianteira.

A partir de 1950, esse veículo se tornou muito popular porque deixou de ser exclusivamente um brinquedo para se tornar um meio de transporte para adultos. Sem dúvida, com a massificação dos veículos e a ascensão dos serviços de transporte público, o patinete deixou de ser usado e ficou esquecido durante um bom tempo.

Foi somente após alguns anos, na década de 1980, que o patinete foi relançado no mercado e novamente inserido no cenário de brinquedos para crianças.

Tipos de patinete para crianças

O design original do patinete passou por diversas modificações ao longo do tempo para que ele se adaptasse às exigências de segurança.

Embora fossem originalmente feitos de madeira, quando foram relançados na década de 1980, optou-se pelo uso de materiais mais resistentes, firmes, estáveis ​​e duráveis, para que os pequenos pudessem ter uma experiência muito mais agradável e sem riscos.

A partir desse momento, na tentativa de agradar os gostos variados das crianças, diferentes tipos de patinete também chegaram ao mercado, sobre os quais queremos falar a seguir.

Evolução e tipos de patinete para crianças

Patinete tradicional

O patinete original é aquele que mantém uma estreita relação com o design popularizado por volta de 1950, que já tinha duas rodas na prancha. Assim como o design de três rodas, ele permite que as crianças se desloquem por meio do impulso com um dos pés enquanto direcionam o patinete com o guidão.

O modelo do patinete tradicional ainda está à venda, mas são usados materiais leves, tais como o alumínio, ​​para substituir a madeira e também rodas sintéticas em vez das antigas rodas de borracha. O patinete tradicional é recomendado para crianças menores, devido à sua estabilidade e firmeza.

Patinete dobrável

O patinete dobrável, também conhecido em inglês como Razorfoi introduzido no mercado em 1996. Assim como o design anterior dos anos 1980, o Razor era feito de alumínio, a fim de sempre priorizar a leveza.

Além disso, ele também tinha a particularidade de que o guidão podia ser dobrado, permitindo assim que as crianças o levassem para a escola, dentro dos ônibus ou em quase em qualquer lugar.

“No seu relançamento na década de 1980, optou-se pelo uso de materiais mais resistentes, firmes, estáveis ​​e duráveis para os patinetes.”

Patinete esportivo

O patinete esportivo surgiu em resposta à ascensão de modalidades radicais, tais como skate e BMX, nas quais começaram a ser incluídos veículos de transporte tradicionais para crianças e adolescentes, tais como bicicletas, patins ou skates. Tudo isso, é claro, com o objetivo de fazer acrobacias e piruetas.

Suas principais características são que o seu guidão não é mais dobrável, a sua altura não pode ser ajustada, o guidão é mais longo e as rodas são especiais e muito menores.

Evolução e tipos de patinete para crianças

Patinete elétrico

O patinete elétrico oferece a vantagem de que não é mais necessário impulsionar o veículo com o pé, pois entra em movimento a partir de controles elétricos. Embora existam modelos muito populares para crianças, os elétricos são muito mais caros. São recomendado para crianças maiores, que já sejam plenamente conscientes do manuseio do patinete.

Como recomendação final, é indispensável que você ensine noções básicas sobre os sinais de trânsito aos seus filhosDessa forma, eles poderão se divertir com os patinetes em áreas onde não corram nenhum perigo.

  • Lavaud, J. (2003). Accidentes del ni?o. EMC – Tratado de Medicina. https://doi.org/10.1016/S1636-5410(03)70245-1
  • Orenstein, J. B. (1996). Lesiones y-ruedas Pequeño Patines. Annals of Emergency Medicine. https://doi.org/10.1016/S0196-0644(96)70324-4
  • Urban, F. (1984). tLa patine des objets en cuivre, bronze, et laiton. tMémoire de Licence En Histoire de l’art, Université Catholique de Louvain.