4 exercícios de séries para crianças
Aprender a separar por grupos ou em determinada ordem é uma habilidade que se adquire uma vez que as relações entre os objetos podem ser estabelecidas. E para alcançar esse aprendizado, os exercícios de série para crianças são as atividades mais indicadas.
Serializar é ordenar coleções de objetos mantendo alguns de seus atributos constantes, exceto outros (um ou mais) que são usados para comparação.
-Castro e Olmos-
O que são as séries?
As séries são grupos de objetos que são construídos de acordo com a implementação de determinados critérios. Existem vários tipos de séries, mas todas podem ser combinadas. São as seguintes:
- Qualitativas: são uma série de objetos que contêm a mesma qualidade (cor, textura, forma).
- Quantitativas: a ordem é realizada de acordo com uma certa magnitude (largura, comprimento, peso).
- Mistas: a série é construída com base na qualidade e na quantidade.
- Pré-numéricas: essas séries ordenam números, mas não em um sentido matemático.
Exercícios de séries para crianças de acordo com a idade
Para ensinar as crianças a montar séries, você deve ter em mente que, dependendo da idade, você pode planejar diferentes tipos de exercícios. Além disso, também deve ficar claro que o papel do adulto, seja pai ou professor, é orientar e motivar, pois, por se tratar de uma atividade visual, a criança consegue enxergar facilmente seus erros e resolvê-los.
1. Atividades para os pequenos
Nas fases iniciais da infância e até aproximadamente 2 anos de idade, os exercícios propostos devem ser muito simples e baseados em um único critério.
Por exemplo, mostre à criança uma bola grande e uma pequena, deixe-a manipulá-las e depois faça perguntas específicas como: Qual é a maior? E o menor?
Por volta de dois anos, você já pode oferecer várias bolas de 2 tamanhos diferentes e pedir para o bebê começar uma série com uma bola grande, depois uma pequena, uma grande, uma pequena e assim por diante. Certamente, após o primeiro exemplo, poderá continuar por conta própria!
2. Exercícios para crianças de 3 anos
Para essa faixa etária, o mais indicado é trabalhar séries simples e curtas, com o uso de 2 ou 3 objetos e segregar de acordo com uma única qualidade, que pode ser cor ou tamanho.
O que você precisa?
- Tampas de garrafa de plástico de 2 cores.
- Uma folha de papel branco.
- Cola.
Como é o processo?
- Desenhe uma linha reta na folha branca.
- Cole as primeiras tampas formando uma série. Por exemplo: azul, amarelo, azul, amarelo.
- Em seguida, peça às crianças que continuem.
Você também pode fazer isso com blocos de tamanhos diferentes, sendo o critério da série o tamanho: grande, pequeno, grande, pequeno.
3. Atividades para crianças de 4 anos
Agora você pode adicionar alguma outra qualidade e aumentar o número de elementos para aumentar a dificuldade da série.
O que você precisa?
- Canetinha preta.
- Lápis de cor.
- Uma folha de papel branco.
Como é o processo?
- Desenhe uma fileira de maçãs na folha.
- Peça às crianças para pintá-las de acordo com o seguinte padrão: vermelho, amarelo, verde, vermelho, amarelo, verde.
Também aqui você pode combinar o tamanho e desenhar as maçãs de tamanhos diferentes para montar uma série mais complexa: uma maçã amarela pequena, uma maçã vermelha média e uma maçã verde grande.
4. Trabalhe a série com crianças a partir de 5 anos
Nessa idade já podemos inverter o procedimento e pedir para as crianças montarem uma série sozinhas com objetos do cotidiano. Por exemplo, caixas, recipientes, parafusos, porcas ou o que quer que tenham à mão.
O exercício consiste em que as crianças primeiro construam a série e depois expliquem os critérios que usaram para determinar essa ordem.
Outra maneira muito eficaz de trabalhar essa habilidade sem usar nenhum elemento é usar as próprias crianças para construir uma série.
Atividade 1
- Escolha o aluno mais baixo e o mais alto do grupo.
- Adicione um terceiro e peça ao resto das crianças para formar uma série por tamanho, do mais baixo para o mais alto, da esquerda para a direita.
- Em seguida, peça que alterem a série (do mais alto para o mais baixo), mas no mesmo sentido.
- Em seguida, peça que continuem construindo essa série com todas as crianças do grupo: alto, médio, baixo, alto, médio, baixo.
- Por fim, devem ser adicionadas crianças à fileira para que possam ser intercaladas de acordo com os critérios estabelecidos. Isso as ajudará a entender como preservar a ordem da série.
Atividade 2
Um exercício muito eficaz para entender o assunto das séries é aprender a compará-las. Para isso, tenha em mente os seguintes passos:
- Divida o grupo de crianças em duas equipes.
- Peça a cada equipe para fazer uma série com o que tiverem à mão: blocos, garrafas plásticas, figuras, brinquedos ou lápis. As crianças terão absoluta liberdade para escolher os elementos e os critérios.
- Assim que terminarem, cada equipe terá que observar a série da outra e explicar quais critérios foram escolhidos para ordenar os elementos.
Qual é a utilidade dos exercícios de séries para crianças?
Os exercícios propostos seguem a lógica sugerida por Piaget, que indica que as crianças aprendem as séries em diferentes fases do desenvolvimento, desde o período sensório-motor (primeiros anos de vida) até o período de operações concretas (7-8 anos).
Durante esse tempo, as seguintes habilidades são adquiridas:
- Reconhecimento de diferenças entre objetos (dois ou mais).
- Classificação de objetos de acordo com um critério comum (cor, forma, tamanho).
- Adição de novos objetos em uma série já construída.
- Correspondência entre duas séries.
Essa capacidade de construir e entender a série é de grande importância, pois é a base para a aquisição de conhecimentos mais complexos. Seja a compreensão de números ou a execução de operações matemáticas.
O que você está esperando para começar?
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- Piaget, J. (1991) Seis estudios de psicología. Barcelona: Labor