Meu filho adolescente está mentindo para mim: o que fazer?

12 Setembro, 2020
Se você perceber que o seu filho está mentindo, vai precisar levar em consideração algumas dicas de como agir. Neste artigo, vamos te contar tudo o que você precisa saber.

Durante a adolescência, os jovens passam do foco na família para o foco nos amigos. De fato, isso pode fazer um adolescente começar a mentir e tentar exagerar suas conquistas, justificar erros ou inventar eventos. Por isso, neste artigo, vamos ensinar o que você deve fazer para corrigir esse comportamento. Seu filho está mentindo para você? Descubra o que fazer!

Ao observar que o seu filho adolescente está mentindo, primeiramente recomendamos que você respire profundamente e tente não ficar nervosa. Perder a paciência é algo normal durante a criação de qualquer criança ou adolescente. No entanto, não é a melhor opção, pois os filhos geralmente mentem para chamar a atenção ou obter uma reação.

Para evitar que isso aconteça, é importante que o seu filho confie em você. Isso significa que ele deve se sentir confortável para te procurar se tiver algum problema.

Portanto, você deve incentivar a sinceridade e elogiar a atitude dele quando isso acontecer. Para isso, é essencial que você tente manter e expressar seus pensamentos sobre a importância da honestidade, mas sempre com calma.

Meu filho está mentindo para mim: o que posso fazer?

A seguir, vamos mostrar algumas dicas para evitar que o seu filho minta para você. Acima de tudo, são valores que devem ser promovidos para que ele se sinta seguro e compartilhe suas experiências – tanto as boas quanto as ruins – com você.

1. Explique a diferença entre verdade e mentira

A primeira dica é conversar com o seu filho sobre dizer a verdade e o que a mentira significa. Independentemente de quantos anos seu filho tiver, é muito importante explicar a diferença entre contar a verdade e mentir. Você também deve alertá-lo sobre as possíveis consequências de ser desonesto.

No entanto, é igualmente importante que a criança controle quando deve dizer a verdade, em vez de ser honesta em excessoOu seja, seu filho precisa aprender que ele não tem necessariamente que falar sobre as coisas só porque precisa mostrar honestidade.

Meu filho adolescente está mentindo para mim

Equilibrar a honestidade com a compaixão e a avaliação do contexto é uma habilidade social sofisticada que você deve começar a ensinar desde cedo. Muitas vezes, palavras inapropriadas causam muitos danos para as outras pessoas, mesmo que essa não seja a intenção da pessoa que falou.

2. Negocie regras e limites

Definir regras e limites consensuais é uma das maneiras mais eficazes de reduzir conflitos. Não se esqueça de que uma das razões pelas quais os adolescentes mentem é porque eles acham que os pais não os escutam. Se eles acharem que as regras são injustas e que não há espaço para negociar ou abrir exceções, então, na mente dele, mentir será a única opção.

Dessa forma, quando o adolescente quiser propor uma exceção a uma regra, é hora de ouvi-lo. Tente entender o que é importante para ele em cada caso. Então, pense no que está em jogo para você e avalie se consegue encontrar um meio termo.

Certamente, isso nem sempre será possível. No entanto, se você nunca deixar espaço para a negociação, o adolescente vai pensar que não vale a pena perguntar. Portanto, ele não vai fazer isso e vai recorrer à mentira.

“Se acharem que as regras são injustas e que não há espaço para negociar ou abrir exceções, então, na mente do adolescentes, mentir será a única opção”.

3. Conecte-se com o seu filho

Você deve tentar tornar a conexão com o seu filho sua principal prioridade. Esse vínculo entre mãe e filho é a base para que a verdade sempre seja dita. Esse é o fundamento sobre o qual a honestidade se desenvolve.

Certamente, um filho com boas conexões em casa vai querer compartilhar os aspectos que estão dentro dele sem mentir. Por isso, considere que a conexão entre vocês é a medida preventiva mais sólida e confiável que você pode tomar contra a mentira. No entanto, você deve ter paciência para que essa união se estabeleça.

Meu filho adolescente está mentindo para mim

4. Deixe o seu filho se arrepender

A última dica da lista pode parecer pouco realista, mas você deve tê-la em mente como um dos seus principais objetivos. O ideal é que os adolescentes que decidirem usar a mentira para evitar reconhecer os fatos assumam o seu erro imediatamente.

Lembre-se de que um jovem que está na defensiva e que tem a intenção de mentir pensa na argumentação e na justificativa como técnicas de manipulação, a fim de evitar assumir responsabilidadesSe isso acontecer, é aconselhável fazer uma pausa durante alguns segundos para motivar o seu filho a se arrepender e desistir de suas intenções.

Por fim, lembramos que o fato de o seu filho estar mentindo é algo que acontece com muitos jovens da mesma idade. Além disso, desde que sejam mentiras inofensivas, você não deve se preocupar demais. De qualquer forma, as dicas acima serão muito úteis se você quiser que o seu filho adolescente sempre ande de mãos dadas com a verdade.