O que fazer quando seu filho faz birra em um restaurante

· 9 de abril de 2017

É possível que antes de ter filhos, quando você ia a um restaurante via as birras das crianças de forma muito diferente de como vê agora, que você também é mãe. Talvez você tenha pensado em frases do tipo: “pobre mãe, espero que isso nunca aconteça comigo”. Mas acontece, sempre acontece. Ninguém consegue fugir do estresse, a frustração e a humilhação que causa uma birra de um filho em um lugar público.

As razões pelas quais seus filhos podem fazer birra podem ser muito diferentes: porque estão cansados, porque querem ir embora, porque não querem pimentão, porque a comida não lhes parece apetitosa, porque você é “cruel” com eles, por oferecer-lhes opções de comida que não são interessantes, etc…

Se o seu filho fizer uma enorme birra no meio de um restaurante, é possível que você entre em pânico… porque sentirá os olhares de desaprovação das pessoas ao seu redor. Mas você não deve se desesperar, pois o que pensam os outros tanto faz para você. Uma birra de seu filho é um assunto que somente interessa a você, não aos demais.

Todos os pais do mundo precisam ter algumas estratégias dentro da manga para poder lidar com uma birra em público, sobretudo, se estiver em um restaurante e todo mundo estiver olhando para você. Não esqueça os truques a seguir para conseguir controlar uma birra em um restaurante.

Mostre o que você sente com calma

Mostrar o que você sente com calma é eficaz. Embora seu filho pareça um monstrinho nesse momento, você pode refletir junto com ele sobre a situação. Primeiro você deverá se acalmar e depois acalmá-lo.

Você terá que mostrar um pouco de compaixão já que seu filho apenas quer sentir que você o entende e que o está escutando, precisa saber que você respeita os sentimentos dele – isso será sempre assim, sem importar a idade que ele tiver-. Faça-o saber que você entende o porquê de ele estar irritado e buscar alternativas para que todos saiam ganhando nessa situação estressante.

Tenha à disposição coisas divertidas para usar no momento da birra

Qualquer pai ou mãe com experiência saberá que se for ao restaurante deverá levar uma sacola com coisas agradáveis para as crianças, como brinquedos, livros, ou jogos para poder usar em meio à crise. Você pode ter em mãos algum elemento surpresa, como um livro de pegadinhas que seus filhos nunca tenham visto antes.

Então, quando você vir que ele está nervoso, antes que comece a birra, pode falar para ele que se ele quiser,  pode ver o novo livro de pegadinhas para se aclamar, e uma vez que esteja tranquilo vocês voltarão a falar do que lhe causa mal-estar.

Quer um sorvete?

Não há nada pior do que subornar os filhos de maneira habitual, mas não podemos negar que em momentos desesperadores, medidas desesperadas são mais do que justificadas. Por exemplo, se vocês estiverem comendo fora e você quiser que seu filho se comporte bem, pode falar para ele que se ele se comportar bem receberá em troca como consequência positiva: um sorvete.

Respirar um pouco de ar fresco

Às vezes é possível que o menino ou a menina tenham se descontrolado tão rapidamente que só tenha dado tempo de você reagir, sem pensar em alguma estratégia para controlar a situação. Nesses momentos, é melhor que mude de ambiente e que peque o seu filho e vá para fora do restaurante para respirar ar fresco e ajudá-lo a se acalmar.

Todo mundo precisa de um bom choro às vezes, e nossos filhos não são uma exceção. Porém, esse choro não tem que ser extravasado no meio do restaurante, arruinando o momento da refeição das outras pessoas, assim, abrace seu filho e leve-o para outro lugar e coloque-o no seu colo.

E você, quais são as suas estratégias?