Seu filho tem muito a lhe ensinar. Aprenda com ele!

Com tantas responsabilidades parentais que os pais têm, é comum que alguns esqueçam o que os filhos podem lhes ensinar. Descubra neste artigo como tirar proveito de sábias lições que os pequenos podem nos dar.
Seu filho tem muito a lhe ensinar. Aprenda com ele!

Última atualização: 02 Junho, 2021

Seu filho tem muito a lhe ensinar. Como mais ninguém, ele conhece conceitos, ideias e sentimentos que, com a idade adulta e os rigores da vida, você já esqueceu. Seu filho entende tudo o aquilo que para você é difícil ou totalmente abstrato. Portanto, assim como você o ensina a comer sozinho, tomar banho ou amarrar os sapatos, você deve se interessar em receber conhecimento da pessoa mais sábia que poderá encontrar na vida.

O que se pode aprender com uma criança?

Desde criança, você pode aprender a:

  • Não culpar os outros: ninguém melhor que uma criança para não culpar e saber perdoar. Se você ficar com raiva e gritar, se a criança cair porque você não a segurava direito pela mão ou se você quebrar uma promessa, ela vai perdoar mais rápido do que você pode imaginar.
  • Amar: nem todos os adultos sabem amar, mas todas as crianças sabem fazer isso. O recém-nascido nasce com um gene que lhe permite sentir esse sentimento por alguém: mãe, pai, avó ou todos ao mesmo tempo. O amor que um ser humano sente durante a infância é completamente puro. Então se você quer saber o que é o amor, pergunte a uma criança
  • Ser um colaborativo: as crianças adoram ajudar os outros. Elas nunca estão cansadas e ocupadas quando você pede sua ajuda. Se você precisar de uma mão para varrer a casa, carregar as compras, lavar o chão, peça ajuda a seu filho. Você encontrará nele a pessoa mais colaborativa e disposta do mundo.
  • Não guardar rancor: uma criança não sabe o que é rancor, muito menos sabe ser rancorosa. Todos os erros que você pode ter cometido no passado e os muitos que você certamente continua a cometer, serão esquecidos por ela em um piscar de olhos.
  • Esforçar-se e ser persistente: se você quiser saber o que significa ser persistente, aproxime-se de seu filho. Apenas ao observá-lo em suas brincadeiras, você perceberá o quanto ele insiste em abrir a garrafa de plástico ou em puxar o cordão para abrir a caixa. Seu esforço chega a tal ponto que ele só interrompe a ação para descansar quando atinge seu objetivo. As crianças são persistentes como poucos.

 

As crianças têm muito a lhe ensinar

Dois conceitos que você deve aprender com seu filho

Existem 2 conceitos que seu filho maneja muito bem e sabe, em profundidade, o que eles significam. Ele pode lhe ensinar sobre eles mais do que qualquer outra pessoa, até mesmo mais do que livros de história ou todas as informações que você pode reunir na internet.

Esses 2 conhecimentos são:

A antropologia

As crianças estudam as pessoas, os adultos com quem vivem, de forma meticulosa. É por isso que elas sabem sobre a antropologia.

Elas se dedicam a mergulhar no conhecimento do ser humano, abrangendo tanto o seu modo de vida como a sua forma de se comportar, pensar, sentir e reagir aos diversos estímulos recebidos.

Dia após dia, elas enriquecem seu “intelecto” com as muitas expressões linguísticas, culturais e gestuais que caracterizam os indivíduos de sua espécie.

Com seu filho, você deve aprender a se conhecer e apreciar o comportamento de outros seres humanos no âmbito da cultura, do país, da sociedade e da religião a que pertencem.

A filantropia

Uma criança é um filantropo por excelência. O amor que ela sente pelos outros membros do seu grupo (sua família mais próxima) é infinito.

Se você quiser aprender a amar a humanidade sem tabus ou estereótipos, peça ao seu filho para lhe ensinar.

Ele também poderá mostrar a você como prestar ajuda desinteressada, cuidar dos outros e compartilhar com eles suas riquezas: nesse caso, seu pedacinho de pão e seus brinquedos.

 

As crianças têm muito a lhe ensinar

Seu filho tem muito a lhe ensinar. Aprenda com ele!

Mamãe, mesmo quando parecer que é você quem educa seu filho, pode ser que ele é quem esteja lhe servindo de exemplo e guia em suas ações, dentro da sociedade em que vocês vivem.

Ele pode ensinar você a valorizar os menores detalhes e a se interessar pelo que a tartaruga faz quando entra em seu casco.

Estamos todos cercados de detalhes que nem sabemos que existem. Coisas que escondem uma verdade, uma explicação interessante que pode nos aproximar um pouco mais do mundo.

Dê ao seu filho a oportunidade de lhe ensinar tudo o que ele aprendeu mesmo com sua pouca idade. Receba um conhecimento que, para sua grande surpresa, certamente será muito mais extraordinário do que o que você já viu nessa vida.

Pode interessar a você...
5 ideias para aumentar a qualidade de vida das mães
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
5 ideias para aumentar a qualidade de vida das mães

Não podemos esquecer o quanto é importante melhorar a qualidade de vida das mães. Aqui vamos dar algumas ideias que você pode levar em consideração.