Se os seus filhos brigam o tempo todo, experimente essas ferramentas disciplinares

Se os seus filhos não param de brigar, então não perca essas ferramentas disciplinares para que eles possam se entender melhor.
Se os seus filhos brigam o tempo todo, experimente essas ferramentas disciplinares

Última atualização: 26 Janeiro, 2021

As relações saudáveis ​​entre irmãos requerem paternidade e cuidados reflexivos, mesmo nas melhores circunstâncias. As tensões entre irmãos podem começar a atingir níveis novos e desagradáveis ​​e, por isso, as ferramentas disciplinares se tornam necessárias.

Ferramentas disciplinares

Essas ferramentas disciplinares são fáceis de usar e podem ajudar os irmãos a se entender melhor e a aliviar as tensões em casa. São ferramentas que podem ser usadas sempre que você quiser.

Criar um pote de bolas de gude para a família

As tensões entre irmãos costumam aumentar quando as crianças competem entre si para chamar a atenção dos pais ou por outras necessidades. Com um pote de bolas de gude, as crianças trabalharão juntas por um objetivo comum.

Para isso, é preciso começar estabelecendo metas para as crianças (compartilhar, usar palavras gentis, demonstrar respeito, oferecer ajuda, etc.) e uma recompensa familiar, como, por exemplo, uma noite de pizza, assistir a um filme da escolha da criança em família ou comer a sobremesa duas vezes.

Toda vez que uma criança for vista demonstrando um comportamento objetivo, parabenize-a e coloque uma bola de gude no pote da família. Incentive as crianças a “informar” umas às outras, contando quando um irmão ganhar uma bola de gude, mas não deixe que denunciem o mau comportamento ou isso se tornará uma guerra em casa.

Quando as crianças começarem a brigar, em vez de repreendê-las, lembre-as de que você está procurando comportamentos gentis para que possam receber a recompensa.

Quando o pote estiver cheio, todos receberão o prêmio. Embora possa demorar alguns dias para se desfazer de velhos hábitos, as crianças logo vão perceber que é mais vantajoso ser gentil do que discutir.

Usar cronômetros para as trocas familiares

Não parece que as crianças sempre querem o mesmo brinquedo ao mesmo tempo? Embora isso possa ser frustrante, também é um ótimo momento de aprendizagem. Explique que todos podem usar os brinquedos da família, por isso é preciso ser gentil e se revezar. Então, use um cronômetro para garantir que cada criança passe a mesma quantidade de tempo com o brinquedo.

Quando os pais monitoram o revezamento, muitas vezes se distraem e esquecem que a primeira criança deve compartilhar o brinquedo na hora prometida.

O cronômetro mantém todos no caminho certo e, eventualmente, as crianças podem aprender de quem é a vez por conta própria. Os cronômetros visuais, como as ampulhetas, funcionam melhor com crianças pequenas que talvez ainda não conheçam os números.

Modelar a autodefesa com o diálogo interno, uma das melhores ferramentas disciplinares

Quando as crianças começam a brigar, os pais costumam intervir para resolver as disputas. Embora essa abordagem interrompa a briga, não ensina os pequenos a lidar com o problema e, na próxima vez que um conflito surgir, eles provavelmente acabarão brigando outra vez.

Pode ser muito mais útil orientar as crianças sobre como lidar com os desentendimentos utilizando o diálogo interno. Nesse sentido, um adulto dará sugestões sobre como lidar com uma situação “pensando em voz alta”.

Por exemplo, se a sua filha reclamar que quer usar as canetinhas que estão com o irmão, pergunte: “Se você quiser a canetinha, peça ao seu irmão: ‘Posso ficar com a canetinha amarela, por favor?'” Não fale pela criança. Isso vai limitar as brigas entre irmãos e crianças.

ferramentas disciplinares

A instrução direta “Se você quer a canetinha, então peça” geralmente leva a discussões. O diálogo interno coloca uma ideia no mundo, mas permite que o seu filho decida se vai usá-la.

Construir a atividade física diária

Para ajudar a manter as tensões baixas, é preciso garantir que as crianças recebam uma dose diária de atividade física. Além de serem bons para o corpo dos seus filhos, os exercícios também ajudam a aliviar a tensão ao mesmo tempo que melhoram o estado de humor. Por isso, certifique-se de encontrar maneiras de permitir que os seus filhos gastem energia todos os dias.

Manter uma programação diária

Embora ficar confinado em casa possa fazer os dias parecerem longos e preguiçosos, infelizmente, como todos sabemos, não é um período de férias. Você provavelmente já está cansado de ouvir falar nisso, mas, para ajudar as crianças a passar o dia, o melhor a fazer é manter uma programação ou rotina diária.

Para isso, é preciso se certificar de que elas estejam comendo alimentos saudáveis ​​em horários constantes. Também é importante que elas tenham algumas rotinas de sono. Essas rotinas ajudam os corpos a se sentirem saudáveis ​​e é um componente importante do bom humor: todo mundo fica mais rabugento quando está cansado e com fome.

Esperamos que você coloque essas ferramentas disciplinares em prática na sua casa e veja resultados positivos imediatos em relação ao comportamento dos seus filhos.

Pode interessar a você...
Disciplina com empatia para não usar a técnica do “time-out”
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Disciplina com empatia para não usar a técnica do “time-out”

As crianças não precisam de tanto "time-out" para que possam aprender sobre o bom comportamento. O que elas precisam é de mais disciplina com empat...